Questões de concursos sobre "Lei 4.769 de 1965 - Exercício da profissão de Técnico de Administração - Conselho Federal de Administração e legislação específica" | Legislação Federal - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 4.769 de 1965 - Exercício da profissão de Técnico de Administração - Conselho Federal de Administração e legislação específica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Em conformidade com a Resolução Normativa CFA nº
463/15, especificamente no tocante às orientações gerais e
obrigações relacionadas para o Profissional de
Administração Responsável Técnico perante a pessoa
jurídica e a sociedade, não está correto afirmar que:
Conforme a Resolução Normativa CFA nº 462/15, serão
obrigatoriamente registradas nos CRAs as Pessoas Jurídicas
de direito público e privado que explorem, sob qualquer
forma, atividades de Administrador. Os registros de Pessoas
Jurídicas compreendem os seguintes tipos:
O administrador atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas, sendo demandado nos aspectos financeiros, materiais e humanos. Sobre o perfil desse profissional – com base na última pesquisa divulgada na página do Conselho Federal de Administração (CFA) –, analise as afirmativas e julgue-as como C (CERTA) ou E (ERRADA).
( ) É do sexo masculino, casado e com dependentes.
( ) É egresso de universidades públicas.
( ) Não ocupa cargos de gerência.
( ) É registrado em seu respectivo Conselho Regional de Administração (CRA).
A Resolução Normativa CFA nº 462/15 estabelece que o Plenário do CRA poderá́ cancelar ex officio o registro profissional na ocorrência de algumas hipóteses. Assinale a alternativa incorreta entre as que seguem.
O art. 13º, da Resolução Normativa CFA nº 446/14, estabelece que a toda verificação de existência de violação dos dispositivos da legislação pertinente à profissão de Administrador deve-se instaurar processo para a devida apuração. Em relação à instrução de tal processo, está incorreto afirmar que:
Constitui infração disciplinar sujeita a penalidades previstas
no Regulamento do Processo Ético do Sistema CFA/CRAs,
aprovado por Resolução Normativa do Conselho Federal de
Administração:
A Resolução Normativa CFA nº 439/14 dispõe sobre o pagamento de Diárias Nacionais e Internacionais, de Adicional de Deslocamento, de Indenização de Deslocamento e Alimentação, de Reembolso de Quilometragem, e de Gratificação pela Participação em Órgão de Deliberação Coletiva (Jeton), para o atendimento de despesas de Conselheiros, de Empregados e de Colaboradores do Sistema CFA/CRAs, além de dar outras providências. Conforme estabelecido por essa resolução:
O Registro Profissional Remido aos profissionais registrados no âmbito do Sistema CFA/CRAs foi instituído pela Resolução Normativa CFA nº 453/14. A referida resolução estabelece que, para tanto, entre outros requisitos, tais profissionais devem: