Disciplinas Legislação Federal Lei 4.504 de 1964 - Estatuto da Terra Questões de concursos sobre "Lei 4.504 de 1964 - Estatuto da Terra" | Legislação Federal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 4.504 de 1964 - Estatuto da Terra que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q210188 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando a Lei 4.504/64, a desapropriação por interesse social tem por fim: Analisando as afirmações, conclui-se que
A)apenas uma é falsa.
B)apenas duas são falsas.
C)todas são falsas.
D)todas são verdadeiras.
Responder
Q210265 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Baseado na Lei 4.504/64, a propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente: Analisando as afirmações, conclui-se que
A)apenas uma é falsa.
B)apenas duas são falsas.
C)todas são falsas.
D)todas são verdadeiras.
Responder
Q210339 - VUNESP Advogado 2008
De acordo com o artigo 1.o do Estatuto da Terra (Lei n.º 4.504, de 30 de novembro de 1964), o Direito Agrário Brasileiro visa
A)introduzir a política agrícola no Brasil, visando diminuir a desigualdade social, existente com notável discrepância no meio rural, a partir de uma reorganização na estrutura latifundiária.
B)regular os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária e promoção da Política Agrícola.
C)normatizar os direitos relacionados aos bens imóveis rurais, às atividades agrícolas, pecuárias ou agroindustriais, bem como introduzir uma política de sustentabilidade do uso das propriedades rurais.
D)regular os direitos e obrigações relativos aos bens imóveis rurais, com o objetivo de promover a repartição igualitária das propriedades rurais.
E)promover a Reforma Agrária das terras improdutivas, bem como das propriedades rurais que, mesmo produtivas, ultrapassem a dimensão de 60 ha, sendo que, nesses casos, apenas 3% da propriedade poderá ser revertida para os fins de redistribuição das terras.
Responder
Q210438 - FCC Juiz de Direito 2014
Segundo o Estatuto da Terra,
A)em nenhuma hipótese são aplicáveis normas pertinentes à parceria, quando as partes celebrarem contrato de arrendamento, devendo, quanto a este, aplicarem-se subsidiariamente apenas as regras do contrato de sociedade.
B)o proprietário pode exigir do arrendatário ou do parceiro exclusividade da venda da colheita, mas é vedado exigir a aceitação de pagamentos em “ordens”, “vales”, “borós” ou outras formas regionais de pagamento.
C)o prazo dos contratos de parceria agrícola, desde que não convencionado pelas partes, será no mínimo de cinco anos, assegurado ao parceiro o direito à conclusão da colheita pendente.
D)presume-se feito, pelo prazo mínimo de três anos, o arrendamento por tempo indeterminado, mas, no caso de retardamento da colheita por motivo de força maior, considerar-se-á esse prazo prorrogado nas mesmas condições, até sua ultimação.
E)na parceria agrícola é livre a estipulação da cota pertencente ao proprietário.
Responder
Q211309 - VUNESP Delegado de Polícia 2018
Nos termos da Lei Federal no
4.504/1964, assinale a
alternativa correta.
A)Módulo Rural é o imóvel rural de área e possibilidades
inferiores às da propriedade familiar.
B)Reforma agrária é o conjunto de providências de
amparo à propriedade da terra, que se destinam a
orientar as atividades agropecuárias, no interesse da
economia rural, para garantir ao trabalhador rural o
pleno emprego e integração com o processo de industrialização
do país.
C)É dever do Poder Público promover e criar condições
de acesso do trabalhador rural e urbano à moradia
própria, de preferência nas regiões onde trabalha.
D)Latifúndio é a denominação dada a propriedade rural
de grande extensão, pertencente a uma ou várias
pessoas, a uma família ou empresa, com exploração
agrícola e/ou agropecuária, que segue um sistema
moderno de produção, com utilização de maquiná-
rios e aparelhos tecnológicos que garantem alta produtividade
da terra.
E)Imóvel rural é o prédio rústico, de área contínua,
qualquer que seja a sua localização, que se destina
à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agro-industrial,
quer através de planos públicos de valorização,
quer através da iniciativa privada.
Responder
Q212929 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Nos termos das Leis nº 4.504/64, 5.868/72 e 9.393/96, assinale a alterativa correta.
A)O imóvel rural não é divisível em áreas de dimensão inferior à constitutiva do módulo de propriedade rural e em caso de sucessão causa mortis e nas partilhas judiciais ou amigáveis, se poderão dividir imóveis em áreas inferiores às da dimensão do módulo de propriedade rural.
B)Para fins de transmissão, a qualquer título, nenhum imóvel rural poderá ser desmembrado ou dividido em área de tamanho inferior à do módulo calculado para o imóvel ou da fração mínima de parcelamento, exceto os imóveis rurais cujos proprietários sejam enquadrados como agricultor familiar.
C)É obrigatória a comprovação do pagamento do Imposto Territorial Rural, referente aos 10 (dez) últimos exercícios, para serem praticados quaisquer dos atos previstos nos arts. 167 e 168 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei dos Registros Públicos), ressalvados os casos em que a exigibilidade do imposto esteja suspensa, ou em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora.
D)O contribuinte ou o seu sucessor comunicará ao órgão local da Secretaria da Receita Federal (SRF), por meio do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR - DIAC, as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel, bem como qualquer alteração ocorrida, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal, sendo obrigatória, no prazo de 90 (noventa) dias, contado de sua ocorrência, a comunicação das alterações ocorridas em virtude sucessão causa mortis .
Responder
Q213384 - FDC Agente Administrativo 2010
A Lei 4.504, de 30/11/64, dispõe: “Entende-se que o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do país”. O disposto na referida Lei diz respeito à:
A)Política Agrícola;
B)Reforma Agrária;
C)Colonização;
D)Cooperativa Integral de Reforma Agrária;
E)Empresa Rural.
Responder