Questões de concursos sobre "Lei 10.861 de 2004 - Instituição do Sistema Nacional de Avaliação Superior - SINAES" | Legislação Federal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 10.861 de 2004 - Instituição do Sistema Nacional de Avaliação Superior - SINAES que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q209874 - CEPS-UFPA Administrador 2016

De acordo com Colombo e Rodrigues (2011, p. 250), “o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, que representou um avanço no processo de avaliação das instituições de ensino superior (IES) e dos cursos de graduação”.


São princípios que o SINAES deverá assegurar, ao promover a avaliação de IES, de cursos e de desempenho dos estudantes, 

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Q209936 - COPEVE-UFAL Administrador 2016

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, estabelece que cada
instituição de ensino superior deve ter uma Comissão Própria de
Avaliação (CPA). Dadas as afirmativas sobre a CPA,   
I. É constituída por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior. II. É autônoma, respondendo apenas aos conselhos superiores da instituição. III. Deverá contemplar todos os segmentos da comunidade universitária contanto que não ultrapasse 20 membros.
verifica-se que está(ão) correta(s) 
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Q209937 - COPEVE-UFAL Administrador 2016

De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que
instituiu o SINAES, compõe a Comissão Nacional de Avaliação da
Educação Superior – CONAES um representante do corpo
discente das instituições de educação superior, que é nomeado
pelo  
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Q210084 - UFSM Técnico em Assuntos Educacionais 2015

Em 14 de abril de 2004, foi publicada, no Brasil, a Lei
n. 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior - SINAES. São finalidades
do SINAES: 
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Q210652 - CEPS-UFPA Administrador 2015

A lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), que deverá ser presidida por um dos seus membros para o mandato de
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Q210713 - FUNRIO Administrador 2016

O Ministério da Educação (MEC), através da implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), adota como parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior (IES), o seu planejamento estratégico, denominando-o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Porque, desta forma, a elaboração do PDI representa não apenas uma obrigação das IES, mas também, uma forma de estímulo aos membros da comunidade universitária de ver suas expectativas, ideais coletivos e sugestões para com a instituição formalizados em um documento que deve ser seguido pelos gestores.

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

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Q210756 - COPEVE-UFAL Administrador 2014

A questão refere-se ao texto abaixo.

“Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o SINAES, toda instituição de ensino superior, pública ou privada, deverá constituir a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP. Deve ter como objetivos a identificação das fragilidades e das potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas pelo SINAES, sendo um importante instrumento para a tomada de decisões institucionais e dele deverá resultar um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões”.

SCAGLIONE, Vera Lucia Telles; COSTA, Marcello Nitz, Avaliação da educação superior e a gestão universitária: Padrões de qualidade definidos pelas instituições de ensino Superior, pelo MEC e pela sociedade, incluindo ENADE, IDD, CPC e IGC. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, 2011.

Dadas as afirmativas abaixo,

I. Os resultados das avaliações realizadas pela CPA e pelo INEP devem alimentar o processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho da IES, mas não servem como ferramenta para o planejamento de ações de melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

II. A autoavaliação é um processo essencial para um gerenciamento de qualidade, isto é, os gestores devem bem apropriar-se dos resultados das atividades avaliativas, tanto internas como externas e com base nesses resultados fazer todo um Planejamento Institucional que vise reverter as fragilidades institucionais e aproveitar melhor suas potencialidades.

III. A avaliação de apenas uma dimensão permite que se faça um retrato muito fidedigno de uma IES num dado momento. E também que se faça uma avaliação da qualidade geral do serviço por ela ofertado.

IV. A autoavaliação é opcional, segundo o SINAES para as instituições de ensino superior públicas, devendo as instituições de ensino superior avaliar o seu interesse ou não de mensurarem as dimensões previstas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

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Q210923 - COPEVE-UFAL Administrador 2016

Em pesquisa realizada recentemente pela Comissão Própria de
Autovaliação (CPA) de uma Universidade Federal, os alunos
perceberam como satisfatório a variável “quantidade de
atualização dos livros e periódicos da biblioteca”. Em uma
pesquisa como essa, as variáveis devem compor os eixos
avaliativos definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior (SINAES). Assinale a alternativa correta
quanto ao eixo correspondente à variável apresentada.
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Q211075 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído por meio da Lei nº 10.861 de 2004, é composto de três grandes instrumentos, quais sejam:
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Q211077 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior (SINAES), com base na Lei Nº 10.861/2004,
é incorreto afirmar:
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