Questões de concursos sobre "Provimento 260 de 2013 - Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais" | Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs) - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Provimento 260 de 2013 - Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q195942 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

Quanto aos atos de tombamento de bens imóveis, requerido pelo órgão competente, federal, estadual ou municipal, do serviço de proteção ao patrimônio histórico e artístico, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q195943 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

“Os ônus sobre parte do imóvel, tais como servidão e superfície, serão registrados na matrícula do imóvel, vedada a abertura de matrícula para a parte onerada.” (art. 688, Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais – Provimento 260/2013). Assim, é correta a seguinte alternativa:
Ver Comentários

Q195944 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

No tocante à transição dos serviços notariais e de registros em Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q195945 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

Quanto às normas gerais aos serviços notariais e de registro, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q195946 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

No que concerne à ordem de serviço, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q195955 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

No que respeita às atribuições notariais, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q195956 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

A respeito de tabulação de parte ideal de imóvel em condomínio comum, avalie as afirmações seguintes: 

I. Operação efetuada pelo oficial registrador, no âmbito de seu juízo prudencial, destinada a assegurar a indivisibilidade do módulo rural, de forma a deter a fragmentação imobiliária num tamanho mínimo de imóvel abaixo do qual este não daria produção econômica.
II. Trata-se da qualificação empreendida pelo oficial registrador pela qual constata a indivisibilidade jurídica aderente ao imóvel, quer no caso de herança, quer no do módulo rural, no primeiro por motivo de ordem processual, no segundo por motivo de ordem econômica.
III. Refere-se à parte ideal apresentada em cartório a exigir busca para recompor o condomínio ainda não matriculado, de modo a aclarar a descrição da gleba matriz e de todos os titulares de frações, como pressuposto à inauguração da matrícula.

Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q195957 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

Tem-se que a prioridade assegura determinados efeitos, segundo a ordem de chegada e apontamento do título. No caso do registro de imóveis, cessam automaticamente os efeitos da prenotação se, decorridos 30 dias de seu lançamento no Livro 1 – Protocolo, o título não tiver sido registrado por omissão do interessado em atender às exigências legais. Todavia, esse prazo poderá ser alterado em virtude de suscitação de dúvida. Considerando-se que o prazo para exame, qualificação e devolução do título, com exigências ao apresentante será de, no máximo, 15 dias, contado da data em que ingressou na serventia e prenotado no Livro 1 – Protocolo (art. 668, Prov. CGJ 260/2013), e que a suscitação de dúvida foi requerida pelo interessado ao oficial de registro no vigésimo nono dia da data do protocolo, afinal julgada procedente noventa dias após, transitada a sentença em julgado, avalie as afirmações que seguem: 

I. Restaram cessados, em caso, os efeitos da prenotação, pois o interessado requereu a suscitação da dúvida apenas no penúltimo dia do prazo, objetivando com tal expediente o bloqueio do protocolo, impedindo o acesso de títulos contraditórios, denotando prática incompatível com a cláusula principiológica da boa-fé objetiva, visando o abusivo retardamento do trafico jurídico-imobiliário.
II. Reabre-se o prazo para cumprimento das exigências tidas por procedentes, assegurada a prioridade do registro por mais 15 dias, tão somente.
III. Reabre-se o prazo para cumprimento das exigências tidas por procedentes, assegurada a prioridade do registro por mais um único dia útil, tão somente.

Está incorreto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q195962 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015

O serviço, a função e a atividade notarial e de registro se norteiam pelos princípios específicos de cada natureza notarial e registral, além dos seguintes princípios gerais, tal como previsto no Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais (Provimento CGJ 260/2013) (assinale a alternativa correta):
Ver Comentários

Q196401 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008

Pode um documento não totalmente preenchido ser apresentado à Serventia e ter a assinatura de seu autor reconhecida por semelhança? 

Ver Comentários