Disciplinas Legislação do Ministério Público Lei Complementar nº 25, de 06 de julho de 1998 (Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás) Questões de concursos sobre "Lei Complementar nº 25, de 06 de julho de 1998 (Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás)" | Legislação do Ministério Público - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei Complementar nº 25, de 06 de julho de 1998 (Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q194353 - MPE-GO Promotor de Justiça 2016
A respeito da legislação do Ministério Público
do Estado de Goiás, assinale a alternativa correta:
A)O Ministério Público elaborará sua proposta
orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de
diretrizes orçamentárias, encaminhando-a, por intermédio
do Procurador-Geral de Justiça, diretamente ao
Governador do Estado, que a submeterá ao Poder
Legislativo.
B)Os recursos próprios, não originários do Tesouro
Estadual, serão recolhidos diretamente e vinculados aos
fins da instituição, podendo, em caráter excepcional, e
devidamente autorizado pelo Conselho Superior do
Ministério Público, ser utilizados, inclusive, para quitação
de vencimentos dos membros e servidores da Instituição.
C)As decisões do Ministério Público fundadas em sua
autonomia funcional, administrativa e financeira,
obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e
executoriedade relativa, dependente de ratificação judicial,
ressalvada a competência constitucional do Poder
Legislativo.
D)A eleição para formação da lista tríplice, no Ministério
Público do Estado de Goiás, será realizada na última sexta-feira
útil do mês que anteceder o término do mandato e
far-se-á mediante voto plurinominal e secreto de todos os
integrantes em atividade na carreira, sendo permitido,
como exceção, o voto postal e o voto por procuração.
Responder
Q194354 - MPE-GO Promotor de Justiça 2016
Entre alternativas abaixo, aponte aquela que
não contempla hipótese de inelegibilidade para o
cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado de
Goiás:
A)Promotores de Justiça que, embora vitalícios, são
substitutos.
B)Membros do Ministério Público que se encontrem
afastados do exercício das funções, pelo exercício de cargo
de presidente de entidade de classe de âmbito estadual ou
nacional, bem como de cargo de direção na respectiva
entidade com função que exija dedicação exclusiva.
C)Membros do Ministério Público que forem condenados
por crimes dolosos ou ato de improbidade administrativa,
com decisão transitada em julgado, enquanto durarem
seus efeitos.
D)Membros do Ministério Público que estejam cumprindo
sanção aplicada em processo administrativo disciplinar.
Responder
Q194429 - FCC Procurador 2015
Considere: I. Auxílio-funeral, a ser pago ao cônjuge sobrevivente ou aos dependentes do membro do Ministério Público, cuja importância será de 70% dos vencimentos ou proventos percebidos à data do óbito. II. Gratificação adicional por tempo de serviço equivalente a 1% para cada ano de serviço, incidente sobre o vencimento e a verba de representação. III. Adiantamento de 50% do décimo terceiro salário, por ocasião das férias, desde que requerida em conformidade com o ato do Procurador-Geral-de Justiça. IV. Salário-família, diárias, ajuda de custo para despesas de transporte e mudança. A Lei Complementar Estadual no 25/1998, dispõe que serão outorgadas aos membros do Ministério Público as vantagens indicadas APENAS em
A)I, II e IV.
B)II, III e IV.
C)II e III.
D)I, II e III.
E)I, III e IV.
Responder
Q194446 - FCC Auditor 2015
No tocante aos membros do Ministério Público, exercer os direitos relativos à livre associação sindical constitui
A)uma prerrogativa.
B)uma vedação regimental.
C)um dever.
D)uma vedação legal.
E)uma vedação constitucional.
Responder
Q194460 - MPE-GO Promotor de Justiça 2014
Acerca das garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, aponte a alternativa incorreta:
A)O membro do Ministério, arrolado como testemunha em qualquer inquérito ou processo, tem o direito ao ajuste prévio, com a autoridade processante, do dia, da hora e do local de comparecimento para ser ouvido. Como essa prerrogativa existe para preservar o exercício da função pública, a jurisprudência firmou o entendimento de sua aplicação ao membro que figure como réu ou investigado;
B)Caso o crime venha a ser cometido em outro Estado, as investigações e o processo-crime serão conduzidos pelo Procurador-Geral de Justiça e pelo Tribunal de Justiça do Estado onde o investigado é membro do Ministério Público;
C)É prerrogativa do membro do Ministério Público não ser indiciado em inquérito policial;
D)Nas infrações penais cometidas por membros do Ministério Público, as investigações serão diretamente presididas pelo Procurador-Geral de Justiça, não havendo qualquer impedimento legal de que este último designe, para aquele mesmo fim, outro membro da instituição.
Responder
Q194461 - MPE-GO Promotor de Justiça 2014
A respeito da atuação do Procurador-Geral de Justiça, enquanto órgão de execução do Ministério Público, é correto afirmar que:
A)Sendo o Ministério Público árbitro exclusivo da suficiência, ou não, de base empírica, no estado do inquérito, para oferecimento da denúncia, a decisão pela qual promove, nos casos de sua atribuição originária, o arquivamento de inquérito policial ou de peças de informação é irrecusável e insuscetível de revisão, seja pelo Tribunal de Justiça, seja por órgão colegiado da Instituição.
B)Cumprindo ao Procurador-Geral de Justiça oficiar nos processos de competência originária do Tribunal de Justiça, imperativo que intervenha nas ações rescisórias e revisões criminais, processos que tramitam diretamente no segundo grau de jurisdição.
C)Ao Procurador-Geral de Justiça compete promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, quando a autoridade reclamada for o Governador do Estado, o Presidente da Assembleia Legislativa ou os Presidentes de Tribunais, bem como quando contra estes, por ato praticado em razão de suas funções, deva ser ajuizada a competente ação.
D)Pode o Procurador-Geral de Justiça propor ação civil pública nas hipóteses de reforma do despacho de arquivamento de inquérito civil pelo Conselho Superior do Ministério Público.
Responder
Q194508 - IADES Técnico Ambiental - Biologia 2013
Assinale a alternativa em que se apresenta o órgão ou a autoridade do MP-GO que detém a competência expressa de promover a aproximação, participação e o fortalecimento da sociedade civil no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas.
A)O subprocurador-geral de justiça para assuntos institucionais
B)As promotorias de justiça
C)O Conselho Superior
D)O procurador-geral de justiça
E)Os centros de apoio operacional
Responder
Q194510 - IADES Técnico Ambiental - Biologia 2013
A lei orgânica do Ministério Público do estado de Goiás, Lei Complementar nº 25/1998, estabelece, entre outros institutos, as competências dos diversos órgãos daquela instituição, sendo, pois, de notória importância o seu conhecimento também por parte de seu quadro de servidores. A esse respeito, assinale a alternativa correta em relação a seu texto vigente.
A)Aos promotores de justiça, como integrantes de órgãos de execução, compete solicitar o auxílio de serviços médicos, educacionais e assistenciais exclusivamente públicos.
B)Aos promotores de justiça, como integrantes de órgãos de execução, compete avaliar os relatórios estatísticos, os relatórios de visita e inspeção às delegacias de polícia e às cadeias públicas, bem como os relatórios de visita e inspeção aos estabelecimentos que abriguem idosos, incapazes, deficientes ou crianças e adolescentes.
C)Compete ao procurador-geral de justiça interromper, por conveniência do serviço, férias ou licença por qualquer motivo de membro do Ministério Público e de seus servidores.
D)Ao procurador-geral de justiça compete propor a verificação de incapacidade física ou mental de membro do Ministério Público.
E)Compete ao subprocurador-geral de justiça para assuntos administrativos promover o levantamento das necessidades de caráter pessoal e material dos órgãos e serviços auxiliares de apoio aos órgãos da administração, de execução e auxiliares do Ministério Público, propondo sugestões, em relatório circunstanciado, aos órgãos competentes.
Responder
Q194511 - IADES Técnico Ambiental - Biologia 2013
Assinale a alternativa em que se apresentam, de acordo com as disposições da sua lei orgânica vigente, os órgãos ou autoridades competentes para, respectivamente, levar ao procurador-geral de justiça propostas e sugestões para a realização de convênios, cursos, palestras e outros eventos, bem como para diagnosticar a necessidade de capacitação e aprimoramento funcional.
A)Subprocurador-geral de justiça para assuntos institucionais; subprocurador-geral de justiça para assuntos administrativos.
B)Escola Superior do Ministério Público; centros de apoio operacional.
C)Subprocurador-geral de justiça para assuntos administrativos; Corregedoria-Geral.
D)Centros de apoio operacional; Escola Superior do Ministério Público.
E)Corregedoria-Geral; centros de apoio operacional.
Responder
Q194611 - MPE-GO Promotor de Justiça 2012
Tendo em vista as disposições da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás, assinale a alternativa incorreta:
A)O Plano Estratégico Institucional do Ministério Público, destinado a orientar a consecução de prioridades nas diversas áreas de suas atribuições, será formulado pelo Procurador-Geral de Justiça, com participação apenas dos órgãos de administração superior e de execução e terá duração mínima de 2 (dois) anos.
B)A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão da administração superior encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como de fiscalizar e avaliar os resultados das metas institucionais e atividades dos demais órgãos da administração e dos órgãos auxiliares da atividade funcional.
C)As Promotorias de Justiça serão integradas por Promotores de Justiça encarregados de exercer as funções institucionais do Ministério Público e tomar as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias à consecução do Plano Estratégico Institucional e seus desdobramentos.
D)O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais e será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.
Responder