Questões de concursos sobre "Medievalidade Europeia" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Medievalidade Europeia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207286 - IBADE Professor - História 2017

Leia o texto.


“VII. Que somente a ele (o Papa) é lícito legislar segundo as necessidades da época, formular leis novas, reunir novas congregações, fundar uma abadia canônica e por outro lado, dividir um bispado que seja rico e unir os que sejam pobres. VIII. Que somente a ele (o Papa) é permitido usar a insígnia imperial.

IX. Que somente os pés do Papa podem ser beijados pelos príncipes todos.

                                                                         Gregorio VII, Dicatatus Papae.


O fragmento acima extraído da Dictatus Papae, faz parte das reformas gregorianas e refere-se ao conflito entre as duas espadas ou gládios que na baixa Idade Média representou o conflito entre o poder:

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Q207287 - IBADE Professor - História 2017

Observe a imagem.


                         


Sobre o trabalho na Idade Média feudal, assinale a alternativa correta.

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Q207301 - VUNESP Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental 2015

Na segunda metade do século XIX, foram concluídos os
processos de unificações da Itália e da Alemanha. Sobre
esses processos, é correto afirmar que
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Q207332 - CESPE Professor - História 2017

A respeito da cristianização da Europa no período medieval,
assinale a opção correta.
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Q207393 - IFB Professor - Artes 2017

Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar
pela emoção, os reis e os príncipes da Europa “seiscentista” (Século XVII) estavam igualmente
ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos.
Sobre o período acima citado, designado “Poder e Glória” pelo escritor Ernst Gombrich em seu
livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:
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Q207434 - FGV Professor - História 2016

Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola, na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma “descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de “repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval no Brasil”.

Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar que esta descolonização consiste em

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Q207475 - IDECAN Professor - História 2016

“É certo que não havia bruxas, mas as terríveis consequências da fé nas bruxas foram as mesmas que se verificariam se tivesse havido bruxas…”
(Friedrich Nietzsche (1844‐1900) Humano, Demasiado Humano – Um Livro Para Espíritos Livres, Vol. II.)
 
“A Igreja outorgou juízes e aos acusadores o poder de confiscar o que pertencesse às feiticeiras. Em todos os lugares onde o direito canônico se manteve forte, os processos de feitiçaria se multiplicaram. Nos luares onde tribunais leigos reivindicavam para si os julgamentos de bruxaria, os casos foram se tornando raros e desapareceram dentro de cem anos, mais ou menos entre 1450 e 1550. [...]” (MICHELET, Jules. A Feiticeira. São Paulo: Círculo do livro, 1989. P. 124, 125.)
Vítimas principalmente dos Tribunais da Inquisição, as mulheres, quase nunca homens, experimentaram uma onda de perseguições que se prolongou, em alguns lugares, até meados do século XVII. Em relação às origens e justificativas dadas para esse procedimento, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Com a crise da Europa em fins da Idade Média, era necessário encontrar “bodes expiatórios” para explicar as desgraças que se abatiam na sociedade. ( ) Era uma forma de frear as reivindicações de liberdade e desejo de participação política e social das mulheres, que emergia com vigor. ( ) Era uma reação dos detentores do saber oficial no campo da medicina tradicional, contra a prática de uma medicina natural, à base de chás e ervas. ( ) Contribuiu para o fortalecimento do poder eclesiástico e também para uma maior acumulação de riqueza pelo clero.
A sequência está correta em
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Q207513 - FCC Professor - História 2016

A sociedade feudal, durante a Idade Média foi marcada por relações internas explicadas por meio de conceitos historiográficos,
tais como o de 
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Q207517 - IF-TO Professor - História 2016

Sobre a agrimensura assinale a alternativa
incorreta
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Q207548 - IF-TO Professor - História 2016

Em “Apologia da História – ou, O Ofício de Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch apresenta algumas reflexões que são contribuições teórico-metodológicas significativas para as ciências humanas, em geral, e, em particular, para a história. A respeito das principais formulações conceituais desenvolvidas pela tendência historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se citar:

I. História-problema.

II. Materialismo histórico.

III. História de longa duração.

IV. Consciência de classe.

É correto o que se afirma em: 

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