A respeito da cristianização da Europa no período medieval, assinale a opção correta.
Devido ao isolamento dos monastérios, resultante da decadência da comunidade citadina na Idade Média, os monges foram incapazes de divulgar o cristianismo, estando a expansão dessa doutrina diretamente relacionada ao renascimento urbano do auge do medievo.
O pontificado e a igreja regularam as práticas sociais da Idade Média ao restringirem sua ação aos rituais litúrgicos que difundiam a doutrina cristã, não participando do espaço político, considerado meio de contaminação da verdadeira fé.
O cristianismo desassociou-se da consolidação da nobreza enquanto instância de poder porque, além de ser representado por um grupo social diferente cuja doutrina era universal e de fácil aceitação, o papado, não exigiu a ação dos nobres em seu benefício.
As Cruzadas contra os territórios muçulmanos na Europa e o combate a outras manifestações religiosas, denominadas heresias, pela Inquisição, demonstram que a disseminação do cristianismo deu-se também por imposição, força e aculturação.
A cristianização da Europa ao longo da Idade Média impediu o desenvolvimento artístico, científico e filosófico, que seria retomado na Idade Moderna.