Durante a baixa Idade Média o volume de documentos escritos aumenta radicalmente, devido à introdução do papel de trapos e também ao incremento burocrático das administrações pontificiais, reais, principescas e municipais. Devido a esse processo de burocratização, surgem novos personagens responsáveis pela escrita e guarda de documentos. Entre as alternativas abaixo, NÃO participa desse processo
Cria-se, na Antiguidade, do ponto de vista da cultura e dos costumes, uma forte oposição entre o campo e a cidade, mais tarde reforçada na Idade Média. A cidade passa a denotar educação, cultura, bons costumes, elegância. O campo significa o bárbaro, o rústico. Acrescenta-se, a essa oposição cidade-campo, um terceiro termo: a floresta, o lugar mais selvagem. Considerando o contexto medieval descrito, qual das afirmações abaixo está INCORRETA?
Considerando as características que mais se associam ao Período Medieval, analise a falsidade ou veracidade das proposições abaixo: ( ) O período é marcado, em princípio, pelo avanço da ruralização da sociedade que tendeu a se acentuar mais, pelo menos, até o ano 1000. Após essa época, assiste-se ao reforescimento da vida urbana, mas de forma tímida.
( ) Com exceção da monarquia inglesa, que dispunha de um controle maior sobre a nobreza, o que se via em matéria de autoridade monárquica na Europa continental era quase que uma nulidade.
( ) Os monarcas impedidos de instituir impostos sem o aval da nobreza, tiveram difculdades em montar um exército profssional, que lhes pudesse conferir o monopólio da violência. Sem esse instrumento de poder, reis como os da França eram muito mais suseranos do que soberanos.
( ) A Igreja medieval se via às voltas com a eclosão de vários movimentos heréticos, que ameaçavam a sua hegemonia espiritual. Por conta disso, empreendeu uma severa repressão aos cátaros, aos valdenses, aos dolcinianos dentre outros. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:
O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.
Mais importante que um conteúdo de história de caráter fatual, é necessário que, no Ensino Fundamental, os alunos construam
noções temporais básicas para se localizarem e se organizarem no tempo histórico, diferenciarem e relacionarem
temporalidades, identificarem referências e medições temporais e perceberem a existência de diferentes ritmos e épocas.
Nesse sentido, mesmo aqueles conteúdos do ensino tradicional podem constituir recursos de que o professor lança mão para
implementar a construção dos conceitos.
(BERGAMASCHI, Maria Aparecida. O tempo histórico no ensino fundamental. Caxambu/MG: ANPED, 2000. p. 2)
Em relação ao Ensino Fundamental, a proposta apresentada pela autora sustenta que