Questões de concursos sobre "Motivação" | Gestão de Pessoas - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Motivação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129671 - FGV Analista Legislativo - Psicologia 2018

A teoria da motivação ERC baseia-se nas necessidades de existência, relação e crescimento não hierarquizadas e que funcionam de forma simultânea. Ela afirma que a motivação da conduta humana pode apresentar sentidos progressivos ou regressivos, pois, na medida em que a satisfação de necessidades mais elevadas é frustrada, a pessoa pode regredir ao nível anterior (princípio da regressão da frustração).


Assinale a opção que indica o psicólogo criador da teoria ERC. 

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Q129712 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018

O trabalhador, ao realizar sua tarefa, é motivado pelo conteúdo significativo da mesma. A insatisfação de conteúdo ergonômico
gera, primeiramente, uma 
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Q129722 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018

Certos tipos de necessidades são adquiridos durante a vida do indivíduo. O desejo de atingir um alto padrão de sucesso,
dominar tarefas complexas e ultrapassar os outros, de acordo com a teoria das necessidades adquiridas, é denominada
de  
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Q129723 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018

A teoria da hierarquia das necessidades, que foi proposta em 1940 por Abraham Masdlow, cita as necessidades sociais e de
pertença. Essas necessidades incluem o desejo  
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Q129884 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018

Uma das teorias de motivação, a Teoria do Controle apoia-se sobre a teoria de fixação de metas, focalizando a forma como  
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Q129888 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018

Meyer, Allen e Smith (1993) desenvolveram uma concepção de comprometimento organizacional com três tipos de comprometimento.
As frases: “Eu ficaria feliz em ficar o resto da minha carreira nesta organização” e “Eu realmente me sinto como se
os problemas da organização fossem os meus próprios”, referem-se ao comprometimento 
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Q129916 - UPENET/IAUPE Psicólogo 2017

Paulo, enquanto chefe, partilha da concepção motivacional de que todo funcionário é, em
princípio, avesso ao trabalho, sendo a punição fundamental para trazê-lo à responsabilidade e
ao cumprimento dos objetivos organizacionais.
 Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o autor e a abordagem teórica
subjacente à concepção de Paulo.
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Q130039 - UNEMAT Psicólogo 2018

A motivação é o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações, sendo o mecanismo que justifica, explica, estimula. Motivação, dentro das organizações, portanto, é vital na dinâmica entre pessoas, influenciando diretamente na eficácia das reações, e possui dois vetores: motivação externa e motivação interna. Motivação interna é caracterizada pelo conjunto de percepções que o indivíduo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamentos, enquanto que a motivação externa é formada pelo conjunto de valores, missão e visão de um determinado ambiente que permite relações interpessoais adequadas, feitas dentro de um clima que leve à realização das pessoas nesse ambiente.

CASTRO, A.P (2002) Motivação; in BOOG, G. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências, vol.1. São Paulo: Editora Gente, 2002. (Adaptado)


Diante do exposto, assinale a alternativa corretas sobre as fontes de motivação interna. 

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Q130126 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Psicologia 2018

A teoria da expectativa (ou expectância)
para a motivação constitui uma das
mais reconhecidas formulações sobre a
motivação humana. Em essência, a teoria
da expectativa sugere que a intensidade
do esforço para a ação de uma pessoa
está diretamente relacionada à sua
expectativa em relação ao resultado
decorrente dessa ação e da atratividade
desse resultado por ela percebida. Essa
teoria foi desenvolvida por
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Q130241 - UEM Psicólogo 2018

A motivação se constitui em um tema sobre o qual
estudiosos de gestão de pessoas têm se debruçado
bastante e, mesmo assim, continua sendo um dos
assuntos mais preocupantes no cotidiano do trabalho.
É notável uma disparidade entre o que os estudiosos
entendem sobre o conceito e o que se espera dela na
prática. Ponderando sobre o desenvolvimento teórico
dessa área, não podemos afirmar que 
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