No âmbito teórico e prático da gestão do conhecimento nas
organizações, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi
propuseram um modelo teórico que consiste em um ciclo
composto por quatro etapas, no qual as organizações vão
criando e incrementando o próprio capital de conhecimento.
As etapas do ciclo de Nonaka e Takeuchi são as seguintes:
Em processos seletivos, de avaliação de desempenho e de potencial, a Entrevista Comportamental é uma forte aliada da Gestão
por Competência. Através dela as potencialidades das pessoas podem ser melhor avaliadas e com isso pode ser estruturado um
plano de desenvolvimento que abranja a compreensão dos comportamentos ante situações vivenciadas no trabalho. Sobre esse
tipo de entrevista aliada à Gestão por Competência, é correto afirmar:
Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à
gestão do conhecimento.
( ) Tem relação com habilidades de identificação, retenção
e multiplicação de saberes.
( ) O processo eficaz de gerir conhecimento conduz a
vantagem competitiva da organização.
( ) Na gestão do conhecimento reter e captar talentos são
ações imprescindíveis.
( ) Gestão do conhecimento é sinônimo de gestão de
informação.
( ) A gestão do conhecimento colabora para o
desenvolvimento sustentável da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
A gestão do conhecimento é uma estratégia que possibilita
gerenciar o desempenho de uma organização. Neste
sentido, a identificação do processo de aprendizagem
organizacional possibilita captar o conhecimento organizacional,
disseminando-o a partir
Q135284 - INSTITUTO AOCP Psicólogo Organizacional 2015
Nas organizações de trabalho um fator de
grande importância é o conhecimento que
as pessoas possuem. Sobre a gestão do
conhecimento nas organizações, é correto
afirmar que
Em gestão, conforme descrito por Michaux, a
noção de competência organizacional (organizational
capabilities) aparece, inicialmente, na literatura
estratégica, sobretudo no quadro da abordagem:
Gestão de conhecimento diz respeito às formas de
processamento, captura, compartilhamento e uso de
informação por organizações. Sua meta básica é
alavancar e disseminar recursos que já existem na
organização. Sobre o processo de gestão de
conhecimento, pode-se dizer que:
Sobre a gestão do conhecimento nas organizações, assinale a alternativa correta.
Q136370 - FCC Analista Judiciário - Psicologia do Trabalho 2014
As redes de comunicação, as redes de aprendizagem no trabalho, as estruturas para intercâmbio da experiência e as comunidades de aprendizagem, são exemplos da vertente teórica da Gestão do Conhecimento que dá ênfase nas