Para fins do Decreto nº 5.707/2006, que institui as Políticas e as Diretrizes para o desenvolvimento depessoal, entende-se gestão por competências, Art. 2º, inciso II, a gestão da capacitação orientada para odesenvolvimento do conjunto de:
Q217558 - FGV Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental 2018
No edital de concurso de uma sociedade de economia mista existe a exigência de que o candidato possua 6 meses de experiência mínima na área do cargo especificado.
Conforme a perspectiva da gestão por competências, essa exigência está relacionada à competência
Entre as técnicas de treinamento e desenvolvimento aplicadas no âmbito das organizações, pode-se citar aquela que implica a elevação das responsabilidades e desafios do cargo, que pode ser vertical, com a adição de responsabilidades de nível de complexidade mais elevado, ou horizontal. Trata-se de
Deslocar-se, movimentar-se nos vários contextos empresariais, conhecer as diversas realidades, disponibilizar competências e colaborar para o atingimento da meta são atitudes que ajudam a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas. Trata-se de uma descrição de influência na atuação profissional da inteligência
Em muitas empresas, especialmente aquelas que confiam mais na informação, criatividade no conhecimento e nos serviços dos colaboradores, mais do que na produção das máquinas, o sucesso de muitas empresas depende da capacidade de administrar o capital humano. O capital humano refere-se
Q217632 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2018
A aplicação da metodologia de gestão por competências no âmbito de uma organização contempla, em sua fase inicial, uma etapa de mapeamento, na qual devem ser identificados(as)
A figura abaixo mostra uma matriz do tipo “Nine-Box” com parte das saídas de uma avaliação de desempenho com foco em competências. O gráfico mostra as entregas confrontadas com as atitudes e valores de quatro profissionais da organização XYZ (A,B, C e D), com as escalas variando de 1 (não atende) a 6 (supera).
O gerente de RH da XYZ está analisando esses resultados para propor possíveis ações de gestão de pessoas.
Em relação aos funcionários, os dados indicam as seguintes situações e possibilidades de ação adequadas: