Disciplinas Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 Pressupostos Processuais Questões de concursos sobre "Pressupostos Processuais" | Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pressupostos Processuais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330687 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2013
Francisco casou-se com Helena no Canadá, onde anos mais tarde ocorreu o divórcio do casal, por sentença proferida por juiz local. Ao retornar ao Brasil, Francisco apaixonou-se perdidamente por Matilde, levando-o a propor-lhe casamento. Consultando renomado advogado, o rapaz tem ciência da necessidade de homologar a sentença estrangeira do seu divórcio no país.
No sistema atual, a competência para julgar esse caso compete ao
A)Supremo Tribunal Federal
B)Superior Tribunal de Justiça
C)Superior Tribunal Militar
D)Tribunal Superior do Trabalho
E)Tribunal Federal de Recursos
Responder
Q330688 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2013
Sílvio tem um filho de 10 anos de idade. O pai pretende defender a pretensão do garoto relativa à matrícula em escola pública de alto nível, no município em que habitam. Sueli, a mãe do menor, ciente, não se opõe ao pretendido. O pai, assim, propõe, em nome próprio, a ação cabível. O magistrado titular da Vara Cível determina a emenda da exordial para adequação quanto à titularidade da ação proposta.
Nesse caso, a legitimidade para a causa é
A)da mãe, pela tradição do sistema e pelo fato de ela ser a responsável pelo lar.
B)do genitor, como representante legal do menor.
C)do menor, a quem cabe a autoria, sendo representado pelo seu genitor.
D)do pai ou da mãe, desde que haja autorização para propor a ação em defesa do menor.
E)de ambos os pais, que devem atuar em conjunto na defesa dos interesses do menor.
Responder
Q330728 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Procurador Municipal 2014
Sobre legitimidade e intervenção de terceiros, assinale a alternativa CORRETA .
A)Haverá substituição processual quando a lei autorizar a parte a pleitear, em nome próprio, direito alheio.
B)A alienação da coisa ou do direito litigioso, a título particular, por ato entre vivos, somente admite a intervenção no processo do adquirente ou do cessionário como assistente simples do alienante ou o cedente.
C)No chamamento ao processo, a sentença, que julgar procedente a ação, condenando os devedores, valerá como título executivo, em favor do que satisfizer a dívida, para exigi-la, por inteiro, do devedor principal, ou de cada um dos codevedores.
D)A denunciação da lide é obrigatória na ação de indenização, intentada pelo proprietário ou pelo titular de um direito sobre a coisa, toda vez que o responsável pelos prejuízos alegar que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instruções de terceiro.
E)Admite-se assistência no processo de execução de título executivo extrajudicial.
Responder
Q330732 - VUNESP Advogado 2015
Sobre a capacidade processual, nos termos previstos no atual Código de Processo Civil, é correto afirmar que
A)o juiz dará curador especial ao incapaz, se não tiver representante legal, ao réu solto, bem como a réu citado por edital ou por hora certa, independentemente da declaração de revelia.
B)nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é indispensável nos casos de composse ou de ato por ambos praticados.
C)a autorização do marido e a outorga da mulher não podem suprir-se judicialmente, por ser ato unilateral e individual, mesmo quando um cônjuge a recuse ao outro sem justo motivo, ou lhe seja impossível dá-la.
D)a massa falida é representada em juízo, ativa e passivamente, por seu curador, enquanto a herança vacante e jacente o será pelo seu inventariante.
E)verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representação do autor, o juiz, suspendendo o processo, marcará prazo razoável para ser sanado o defeito, sendo que se não for cumprido pelo requerente a providência que lhe couber, terá declarada a anulação do processo.
Responder
Q330800 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Advogado 2015
Em relação ao processo civil, ação e execução, assinale a alternativa CORRETA .
A)O processo, no caso de não ser atendida alguma das condições da ação, será julgado com resolução do mérito, acarretando coisa julgada formal.
B)A pretensão do autor será julgada improcedente quando não verificada a possibilidade jurídica do pedido, uma vez que o direito material não ampara pedido juridicamente impossível.
C)O interesse de agir, um dos pressupostos processuais, pode ser corretamente definido como a necessidade de invocar a prestação jurisdicional.
D)A cobrança de dívida em dinheiro ainda não vencida deverá ser julgada extinta, sem resolução de mérito, porque falta interesse processual ao autor.
Responder
Q330823 - FCC Procurador 2015
Ana Helena propõe ação de cobrança contra Adriana, mas seu advogado deixa de recolher as custas processuais, o que conduz à extinção do processo sem resolução do mérito. A causa da extinção concerne a
A)ausência de diligência processual.
B)ausência da condição objetiva do interesse processual.
C)ocorrência de perempção.
D)contumácia.
E)ausência de pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.
Responder
Q330825 - FCC Procurador 2015
Direito Civil e Processual Civil No tocante à capacidade processual, os cônjuges
A)serão citados como litisconsortes passivos em todas as ações de natureza possessória.
B)não necessitarão da anuência um do outro em nenhuma hipótese para o ajuizamento de ações, dada sua igualdade jurídica, constitucionalmente assegurada.
C)somente necessitarão do consentimento um do outro para propor ações que versem sobre direitos reais imobiliários.
D)terão necessariamente que ser representados pelos mesmos advogados quando propuserem demandas como litisconsortes.
E)têm o direito potestativo de consentirem um ao outro para o ajuizamento de demandas comuns, por isso não podendo sua negativa ser suprida judicialmente em nenhuma circunstância.
Responder
Q330827 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2015
De acordo com o que está previsto no Código de Processo Civil, há inúmeras possibilidades que acarretam o indeferimento da petição inicial. Uma hipótese que não permite que nova petição inicial seja apresentada é caracterização de
A)inépcia
B)ilegitimidade
C)prescrição
D)carência
E)causa de pedir
Responder
Q330919 - CAIP-IMES Procurador 2014
Será representado(a) em juízo, ativa e passivamente:
A)a massa falida, pelo inventariante.
B)a herança jacente, pelo síndico.
C)o espólio, por seu diretor.
D)o Município, por seu Prefeito.
Responder
Q330931 - TRT 16R Juiz do trabalho 2011
Assinale a alternativa INCORRETA :
A)Dentre outros efeitos, é a partir da citação válida que se tem como configurada a perpetuatio jurisdictionis .
B)Constituem pressupostos processuais negativos a litispendência, a coisa julgada e a incompetência relativa.
C)É vedada a intervenção de terceiros no processo de execução por título extrajudicial, salvo quando da instauração incidente de embargos de devedor.
D)Diante de vício insanável do ato de citação, poderá a qualquer tempo ser aviada pelo réu querela nuliitatis insanabilis dispensando-se a propositura de ação rescisória para tal desiderato.
E)A transação é causa de extinção do processo com resolução de mérito.
Responder