Questões de concursos sobre "Condições da ação" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Condições da ação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q330746 - FUNIVERSA Direito 2015

Marcos ajuizou ação contra Paula, versando a causa acerca de questão exclusivamente de direito. Depois de o processo ter percorrido todo o seu trâmite, estando, portanto, em plena condição de julgamento de seu mérito, o juiz, atentando-se para a ilegitimidade ativa de Marcos, extinguiu o processo, sem resolução do mérito por carência da ação. Contra a sentença, Marcos interpôs recurso de apelação. 
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q330787 - FGV Assessor Jurídico 2014

A teoria adotada no direito processual civil brasileiro que norteia a aferição, no caso concreto, da presença, ou não, das condições para o regular exercício da ação, é a da:
Ver Comentários

Q330789 - FGV Assessor Jurídico 2014

Associação legitimada intentou ação civil pública em face de duas sociedades empresárias, imputando-lhes o cometimento de condutas lesivas aos direitos dos consumidores. Finda a instrução, o juiz da causa julgou improcedente o pedido, por entender que os fatos narrados pela parte autora não restaram suficientemente comprovados. Após o advento do trânsito em julgado da sentença, a entidade demandante obteve um documento novo, ao qual não pudera ter acesso ao longo da tramitação do processo, e que seria capaz, por si só, de lhe assegurar um pronunciamento judicial favorável. Desse modo, propôs ação rescisória, com fulcro no artigo 485, inciso VII, do Código de Processo Civil, para impugnar o julgado. Em sua petição inicial, a Associação-autora incluiu no polo passivo apenas uma das empresas que haviam integrado o polo passivo do feito primitivo, tendo se omitido, todavia, quanto à outra. À vista disso, deve o juiz:
Ver Comentários

Q330793 - FGV Assessor Jurídico 2014

Sociedade empresária sediada na Comarca da Capital, em razão da edição, por órgão da Administração Pública direta do Município, de ato administrativo que impôs a interdição de seu estabelecimento, intentou demanda, pelo rito ordinário, em que pleiteava a invalidação desse ato, sob o fundamento de que não havia cometido nenhuma das irregularidades descritas no auto de infração. Referida ação foi distribuída a uma das varas dotadas de competência para matéria fazendária da Comarca da Capital. Uma semana depois de distribuída a demanda, a mesma pessoa jurídica ajuizou nova ação em face do ente federativo, postulando, de igual maneira, a invalidação do ato impositivo da interdição, já então alegando, como fundamento de seu pleito, não ter sido observado o seu direito à ampla defesa e ao contraditório. A segunda demanda, à qual também se atribuiu o rito ordinário, foi distribuída a um outro juízo fazendário da mesma Comarca. Diante da existência de ambos os feitos, a consequência daí decorrente é:
Ver Comentários

Q330800 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Advogado 2015

Em relação ao processo civil, ação e execução, assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q330809 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015

O interesse de agir é
Ver Comentários

Q330813 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2015

Depois de proferida sentença que extinguiu o processo com resolução de mérito, foi interposto recurso e o Tribunal verificou não estarem presentes as condições da ação, embora as partes não tenham formulado alegação neste sentido. O Tribunal deverá,
Ver Comentários

Q330831 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2015

A ação anulatória tem por escopo desconstituir o débito fiscal, sendo o depósito do valor discutido um requisito estabelecido pela Lei de Execução Fiscal. 
De acordo com a interpretação acolhida atualmente pelo Poder Judiciário, o referido depósito é um(a)
Ver Comentários

Q330835 - ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2015

Segundo a teoria da asserção ou prospettazione:
Ver Comentários

Q330921 - TRT 14R Juiz do trabalho 2013

Assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários