Disciplinas Direito Previdenciário Processo Administrativo Previdenciário Questões de concursos sobre "Processo Administrativo Previdenciário" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Processo Administrativo Previdenciário que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330499 - CESPE Procurador Municipal 2018
Carlos, beneficiário de aposentadoria por idade, ajuizou ação previdenciária visando à revisão do benefício porque o percentual aplicado para apuração da renda mensal inicial (RMI) foi 88%, e ele comprovou, na data de início do benefício (DIB), possuir trinta anos de tempo de contribuição. Considerando-se que a DIB de Carlos tenha ocorrido em 20/5/2010 e que a ação tenha sido ajuizada em 20/5/2018, é correto afirmar que
A)o direito de ação está fulminado pela decadência.
B)estão prescritas apenas as parcelas vencidas antes do quinquênio anterior à propositura da ação.
C)o cálculo da RMI está correto, dadas as regras aplicáveis à aposentadoria por idade.
D)o direito de ação está totalmente fulminado pela prescrição do fundo do direito.
E)o percentual aplicado para apuração da RMI deveria ser alterado de 88% para 90%, em razão do tempo de contribuição.
Responder
Q331138 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2016
Assinale a alternativa correta:
A)Ao segurado que completou 35 anos de serviço, se homem, ou 30 anos, se mulher, e optou por continuar em atividade é assegurado, se mais vantajoso, o direito à aposentadoria, nas mesmas condições legais da data do cumprimento dos requisitos necessários à concessão do benefício.
B)Deve ser dirimido pelo Tribunal Regional Federal o conflito de competência entre juízos estadual e federal, instalado na ação em que se discute benefício decorrente de acidente do trabalho.
C)A suspensão do pagamento do benefício previdenciário concedido mediante fraude não configura ofensa ao devido processo legal, devendo ser expedida a notificação de ciência ao segurado ou beneficiário, para conhecimento e apresentação de defesa.
D)No âmbito da competência delegada, prevista no artigo 109, §3º, da Constituição da República, as causas de natureza previdenciária cujo valor não ultrapasse 60 (sessenta) salários mínimos serão processadas e julgadas nos juizados especiais estaduais.
Responder
Q331822 - MPE-PR Promotor de Justiça 2014
As chamadas ações previdenciárias contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – podem ser propostas tanto perante a Justiça Federal como perante a Justiça Estadual, em conformidade com o que prevê o art. 109, I, da Constituição Federal. Considerando isso, assinale a alternativa correta :
A)A concessão de auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez em razão de acidente de natureza não acidentária deve ser julgada pela Justiça Federal, ressalvada a hipótese constitucional de delegação de competência à Justiça Estadual;
B)A concessão de auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez em razão de acidente de natureza não acidentária deve ser julgada pela Justiça Estadual;
C)A Justiça Federal não concede auxílio-acidente, apenas auxílio–doença;
D)A Justiça Estadual não concede auxílio-acidente, apenas auxílio-doença;
E)É nula a sentença e demais atos decisórios da Justiça Estadual que julga ação previdenciária referente a acidente de trabalho.
Responder
Q331911 - CESGRANRIO Perito médico-legista 2005
Quanto à contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, assinale a afirmativa INCORRETA .
A)É vedada a contagem de tempo de contribuição no serviço público com o de contribuição na atividade privada, quando concomitantes.
B)Será admitida a contagem em dobro ou em outras condições especiais, previstas em lei.
C)Não será contado por um regime o tempo de contribuição utilizado para concessão de aposentadoria por outro regime.
D)A certidão de tempo de contribuição, para fins de averbação do tempo em outros regimes de previdência, somente será expedida pelo INSS após a comprovação da quitação de todos os valores devidos, inclusive de eventuais parcelamentos de débito.
E)O benefício concedido com contagem recíproca de tempo de contribuição, na forma do enunciado, será concedido e pago pelo regime a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo, e calculado na forma da respectiva legislação.
Responder