Disciplinas Direito Penal Noções Gerais da Culpabilidade Questões de concursos sobre "Noções Gerais da Culpabilidade" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Noções Gerais da Culpabilidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328907 - NC-UFPR Titular de Serviços de Notas e de Registros 2019
“Mas o que possibilita a ‘visão científica no Direito Penal’? O conceito de crime, mais especificamente um conceito denominado analítico, porquanto ‘analisa’ o crime em partes. É este, na verdade, o conceito mais importante do Direito Penal” (BACILA, 2011). Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta o elemento do conceito analítico de crime que descreve a conduta proibida pela norma penal.
A)Imputabilidade.
B)Culpabilidade.
C)Tipo subjetivo.
D)Tipo objetivo.
E)Potencial conhecimento do ilícito.
Responder
Q328909 - CESPE Promotor de Justiça 2019
Em relação à estrutura analítica do crime, o juízo da culpabilidade avalia
A)a prática da conduta.
B)as condições pessoais da vítima.
C)a existência do injusto penal.
D)a reprovabilidade da conduta
E)a contrariedade do fato ao direito.
Responder
Q328928 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Assinale a alternativa correta :
A)No âmbito do direito canônico, a responsabilidade penal não reconhecia a diferença entre ações intencionais e involuntárias.
B)Por meio do conceito naturalístico de ação, era possível explicar em essência a omissão, e a culpa inconsciente, uma vez que existente o vínculo psicológico entre o fato e o agente.
C)Para o conceito psicológico da culpabilidade, o dolo está fundamentalmente vinculado à questão da vontade, sendo que o elemento cognitivo, apesar de existente, seria apenas pressuposto de direcionamento da vontade, desprezando-se totalmente a discussão sobre a consciência da ilicitude.
D)Para a teoria estrita da culpabilidade, o erro sobre a ilicitude do fato é sempre tido como erro de tipo.
E)A teoria psicológico-normativa da culpabilidade tem como fundamental característica a retirada do dolo e da culpa do conceito de culpabilidade.
Responder
Q328956 - FUMARC Delegado de Polícia 2018
Com relação à culpabilidade e suas teorias, é INCORRETO afirmar:
A)A teoria normativa pura, a fim de tipificar uma conduta, desloca a análise do dolo ou da culpa para o fato típico, transformando a culpabilidade em um juízo de reprovação social incidente sobre o fato típico e antijurídico e sobre seu autor.
B)O Código Penal vigente adota a teoria limitada da culpabilidade, pela qual as descriminantes putativas incidentes sobre a existência ou os limites de uma causa de justificação sempre são consideradas erro de proibição.
C)São elementos da culpabilidade, tanto para a teoria normativa quanto a limitada, a imputabilidade, a consciência potencial da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversa.
D)Segundo a teoria psicológica idealizada por Von Liszt e Beling, a imputabilidade é pressuposto da culpabilidade, fazendo o dolo e a culpa parte de sua análise. Por sua vez, as teorias normativas, seja a extremada seja a limitada, excluem o dolo e a culpa de sua apreciação.
Responder
Q328959 - FUMARC Delegado de Polícia 2018
Com relação às causas de exclusão da ilicitude, é CORRETO afirmar:
A)Astrogildo colocou cacos de vidro, visíveis, em cima do muro de sua casa, para evitar a ação de ladrões. Certo dia, uma criança neles se lesionou ao pular o muro da casa de Astrogildo para pegar uma bola que ali havia caído. Nessa situação, ainda que se tratando da defesa de um perigo incerto e ou remoto, a conduta de Astrogildo restaria acobertada por excludente da ilicitude.
B)No caso de legítima defesa ou estado de necessidade de terceiros, é imprescindível a prévia autorização destes para que a conduta do agente não seja ilícita.
C)Caio, lutador de boxe, durante uma luta em que seguia as regras desportivas, atinge região vital de Tício, causando-lhe a morte. Ante a gravidade da situação fática, a violência não encontra amparo em nenhuma causa de exclusão da ilicitude, devendo Caio responder pela morte causada.
D)Nos moldes do finalismo penal, pode a inexigibilidade de conduta diversa ser considerada causa supralegal de exclusão de ilicitude.
Responder
Q328964 - VUNESP Investigador de Polícia Civil 2018
Aquele que pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se,
A)comete crime, embora esteja amparado por causa excludente de culpabilidade.
B)não comete crime, pois age amparado pelo estrito cumprimento do dever legal.
C)comete crime, embora esteja amparado por causa excludente de punibilidade.
D)não comete crime, pois age amparado pelo estado de necessidade.
E)não comete crime, pois age amparado pela legítima defesa.
Responder
Q328976 - NUCEPE Agente de Polícia Civil (Superior) 2018
Julgue os itens a seguir acerca da tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade.
I - Não há crime quando o agente pratica o fato em estado de necessidade.
II - Extingue-se a punibilidade pelo casamento do agente com a vítima, nos crimes contra a dignidade sexual.
III - Tipicidade é a conduta típica realizada.
IV - Para ser culpável, o agente deverá ser imputável.
A)Somente estão corretos os itens I e II.
B)Somente estão corretos os itens I e IV.
C)Somente estão corretos os itens I, II e IV.
D)Somente estão corretos os itens II e IV.
E)Todos os itens estão corretos.
Responder
Q329013 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2017
A coação moral irresistível
A)torna o fato atípico.
B)é causa excludente de ilicitude.
C)é circunstância que sempre atenua a pena.
D)tem o mesmo tratamento legal da coação física irresistível.
E)é causa de isenção da pena.
Responder
Q329081 - FUNCAB Perito Criminal - Análise de Sistemas 2015
Ângelo Asdrúbal, reconhecido mundialmente como notável lutador de boxe, já tendo sido campeão brasileiro e vice-campeão mundial na categoria de pesos médios ligeiros, em uma luta com Custódio na busca pela indicação para disputa do cinturão de campeão, obedecendo rigorosamente às regras do esporte lhe desfere diversos socos, os quais vêm a causar lesões gravíssimas em seu adversário (Custódio), ocasionando a morte. Analisando o caso proposto, pode-se afirmar que Ângelo:
A)praticou lesões corporais culposas (culpa inconsciente).
B)não será responsabilizado por ter agido em estrito cumprimento do dever legal.
C)não será responsabilizado por ter agido em exercício regular de direito.
D)praticou lesões corporais dolosas (dolo eventual).
E)praticou lesões corporais de natureza grave, em razão dos ferimentos.
Responder
Q329241 - MPE-PR Promotor de Justiça 2014
Quanto às teorias a respeito do conceito de culpabilidade é correto afirmar:
A)A teoria psicológica da culpabilidade nasceu na segunda metade do século XIX, início do XX, estando vinculada a ideia de livre-arbítrio, qualidade esta distintiva do ser humano na concepção do domínio da vontade, ou seja, a possibilidade de agir conforme os ditames da própria consciência e tendo como pressupostos da culpabilidade a potencial consciência de ilicitude e a imputabilidade;
B)Para teoria psicológica - conceito influenciado pelo pensamento positivista -, a culpabilidade não possuía qualquer elemento normativo, sendo uma relação psicológica entre o agente e o fato, sendo a imputabilidade considerada como pressuposto;
C)Para a teoria psicológico-normativa, apesar de ainda estarem integrados ao conceito de culpabilidade elementos puramente psicológicos (dolo e a culpa), diferentemente da teoria psicológica, a culpabilidade passou a ser também constituída por elementos normativos, ou seja a imputabilidade, a exigibilidade de conduta diversa e a potencial consciência da ilicitude;
D)A teoria psicológico-normativa surgiu em contraponto ao conceito de culpabilidade da teoria psicológica, deslocando o dolo e a culpa para o tipo penal, mantendo apenas no conceito de culpabilidade os elementos normativos da imputabilidade e da exigibilidade de conduta diversa, e o elemento psicológico da potencial consciência da ilicitude;
E)A teoria normativa pura manteve no conceito de culpabilidade os elementos normativos da imputabilidade e da a exigibilidade de conduta diversa, sendo que o elemento psicológico da potencial consciência da ilicitude foi incluído na análise do dolo, que foi deslocado para o conceito de tipicidade penal.
Responder