Questões de concursos sobre "Noções Gerais da Culpabilidade" | Direito Penal - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Noções Gerais da Culpabilidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q329396 - UEG Delegado de Polícia 2013

Em qual sistema penal a culpabilidade é concebida como o vínculo psicológico que une o autor ao fato? 
Ver Comentários

Q329449 - FCC Auditor Fiscal do Município 2007

São pressupostos da culpabilidade
Ver Comentários

Q329686 - CESPE Juiz federal 2009

Acerca de culpa, culpabilidade e ilicitude, julgue os seguintes itens. 

I Para a teoria diferenciadora alemã, a qual chegou a ser prevista no CP de 1969, que não chegou a entrar em vigor, há necessidade de ponderação entre os bens e deveres em conflito e somente o bem reputado de menor valor pode ser licitamente sacrificado para proteção do de maior valor.

II O CP brasileiro não adotou a teoria diferenciadora, todavia, em relação ao agente que tinha o dever legal de enfrentar o perigo, poderá haver a aplicação do estado de necessidade justificante, se o bem que sacrificou era de menor valor do que o protegido.

III O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, não constitui causa de diminuição da reprimenda, podendo ser valorado como circunstância judicial, quando da aplicação da pena, na primeira fase da dosimetria.

IV Nos crimes culposos, o tipo penal é aberto, o que decorre da impossibilidade do legislador de antever todas as formas de realização culposa; assim, o legislador prevê apenas genericamente a ocorrência da culpa, sem defini-la, e, no caso concreto, o aplicador deve comparar o comportamento do sujeito ativo com o que uma pessoa de prudência normal teria, na mesma situação.

Estão certos apenas os itens
Ver Comentários

Q330031 - FCC Auditor Fiscal do Município 2007

A doença mental, a perturbação de saúde mental e o desenvolvimento mental incompleto ou retardado
Ver Comentários

Q330100 - PGR Procurador da República 2005

É ADEQUADO AFIRMAR QUE
Ver Comentários

Q330351 - FUNCAB Delegado de Polícia 2013

Joseval, no calor de uma discussão com Marinalda, sua namorada, por divergências esportivas, pois torcempara times distintos, desferiu umsoco no rosto desta, que resultou em lesão, após o que Marinalda passou a não sentirmais paladar. Assim, Joseval:
Ver Comentários