Disciplinas Direito Penal Inimputabilidade por doença mental Questões de concursos sobre "Inimputabilidade por doença mental" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Inimputabilidade por doença mental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q329007 - FEPESE Agente de Polícia 2017
De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa correta acerca da imputabilidade penal.
A)O menor de dezoito anos é isento de pena para todos os efeitos legais, quando demonstrado não entender o caráter ilícito do fato.
B)A embriaguez, quando voluntária, afasta a imputabilidade do agente.
C)A emoção, quando proveniente de caso fortuito, torna o agente inimputável se ao tempo da ação ou da omissão não possuía a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato.
D)Ao agir sob efeito da paixão, o agente terá reduzida a pena de um a dois terços.
E)O agente que por doença mental, ao tempo da ação ou omissão, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato é isento de pena.
Responder
Q329093 - IADES Perito Criminal - Ciências Contábeis 2016
No que se refere à imputabilidade penal, em regra, o direito penal brasileiro adota o sistema
A)biopsicológico.
B)psicológico.
C)psicanalítico.
D)biológico.
E)biopsicanalítico.
Responder
Q329097 - CESPE Escrivão de Polícia Civil 2016
Em relação à imputabilidade penal, assinale a opção correta.
A)Situação hipotética: João, namorado de Maria e por ela apaixonado, não aceitou a proposta dela de romper o compromisso afetivo porque ela iria estudar fora do país, e resolveu mantê-la em cárcere privado. Assertiva: Nessa situação, a atitude de João enseja o reconhecimento da inimputabilidade, já que o seu estado psíquico foi abalado pela paixão.
B)Na situação em que o agente, com o fim precípuo de cometer um roubo, embriaga-se para ter coragem suficiente para a execução do ato, não se aplica a teoria da actio libera in causa ou da ação livre na causa.
C)Situação hipotética: Elizeu ingeriu, sem saber, bebida alcoólica, pensando tratar-se de medicamento que costumava guardar em uma garrafa, e perdeu totalmente sua capacidade de entendimento e de autodeterminação. Em seguida, entrou em uma farmácia e praticou um furto. Assertiva: Nesse caso, Elizeu será isento de pena, por estar configurada a sua inimputabilidade.
D)Situação hipotética: Paulo foi obrigado a ingerir álcool por coação física e moral irresistível, o que afetou parcialmente o controle sobre suas ações e o levou a esfaquear um antigo desafeto. Assertiva: Nesse caso, a retirada parcial da capacidade de entendimento e de autodeterminação de Paulo não enseja a redução da sua pena no caso de eventual condenação.
E)Situação hipotética: Em uma festa de aniversário, Elias, no intuito de perder a inibição e conquistar Maria, se embriagou e, devido ao seu estado, provocado pela imprudência na ingestão da bebida, agrediu fisicamente o aniversariante. Assertiva: Nessa situação, Elias não será punido pelo crime de lesões corporais por ausência total de sua capacidade de entendimento e de autodeterminação.
Responder
Q329105 - CESPE Agente de Polícia 2016
Com relação a imputabilidade penal, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla ECA, sempre que empregada, se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
A)A embriaguez, quando culposa, é causa excludente de imputabilidade.
B)A emoção e a paixão são causas excludentes de imputabilidade, como pode ocorrer nos chamados crimes passionais.
C)A embriaguez não exclui a imputabilidade, mesmo quando o agente se embriaga completamente em razão de caso fortuito ou força maior.
D)São inimputáveis os menores de dezoito anos de idade, ficando eles, no entanto, sujeitos ao cumprimento de medidas socioeducativas e(ou) outras medidas previstas no ECA.
E)São inimputáveis os menores de vinte e um anos de idade, ficando eles, no entanto, sujeitos ao cumprimento de medidas socioeducativas e(ou) outras medidas previstas no ECA.
Responder
Q329127 - CAIP-IMES Procurador 2015
No que concerne à imputabilidade, assim dispõe o Código Penal Brasileiro:
A)A embriaguez voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal.
B)O juiz pode deixar de aplicar qualquer medida, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato.
C)O agente que comete o fato, sob o domínio de violenta emoção, logo após a injusta provocação da vítima, é isento de pena.
D)É isento de pena o agente que, por doença mental era, ao tempo da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.
Responder
Q329141 - VUNESP Analista de Promotoria - Assistente Jurídico 2015
Assinale a alternativa correta a respeito da imputabilidade penal.
A)Comprovada a doença mental ou o desenvolvimento mental incompleto ou retardado, o agente será considerado inimputável para os efeitos legais.
B)Aos inimputáveis e aos semi-imputáveis, comprovada essa condição por perícia médica, será substituída a pena por medida de segurança consistente em internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico.
C)A imputabilidade é um dos elementos da culpabilidade, ao lado da potencial consciência sobre a ilicitude do fato e a exigibilidade de conduta diversa.
D)A imputabilidade, de acordo com o Código Penal, pode se dar por doença mental, imaturidade natural ou embriaguez do agente.
E)A emoção e a paixão, além de não afastarem a imputabilidade penal do agente, podem ser consideradas como circunstâncias agravantes no momento da fixação da pena.
Responder
Q329156 - FCC Juiz de Direito 2015
Se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, a
A)circunstância atuará como atenuante, a ser considerada na segunda etapa do cálculo da pena.
B)pena poderá ser substituída por tratamento ambulatorial, mas não por internação.
C)pena será reduzida de um a dois terços, podendo-se considerar, na escolha do redutor, o grau de perturbação da saúde mental.
D)hipótese será de absolvição imprópria, com imposição necessária de medida de segurança.
E)pena será reduzida de um a dois terços, não se admitindo, porém, a substituição por medida de segurança.
Responder
Q329307 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
A inimputabilidade por peculiaridade mental ou etária exclui da conduta a
A)tipicidade.
B)tipicidade e a antijuridicidade, respectivamente.
C)antijuridicidade.
D)antijuridicidade e a culpabilidade, respectivamente.
E)culpabilidade.
Responder
Q329325 - IBFC Analista de Promotoria II 2013
Assinale a alternativa CORRETA:
A)A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
B)É isento de pena o agente que, por doença mental, é, ao tempo da sentença penal condenatória, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato criminoso praticado.
C)A pena pode ser reduzida se o agente, em virtude de perturbação da saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
D)A emoção exclui a imputabilidade penal.
E)Os menores de 21 (vinte e um) anos são penalmente inimputáveis.
Responder
Q330126 - MPDFT Promotor de Justiça 2011
Marque a alternativa correta acerca das seguintes questões, referentes às consequências jurídicas do injusto penal:
A)Conforme entendimento consolidado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o condenado a pena de reclusão pela prática de crime de tráfico de entorpecentes poderá cumpri-la, desde logo, em regime aberto, dada a inconstitucionalidade do artigo 44 da Lei nº 11.343/2006.
B)Condenado o réu a penas de três anos de reclusão e de dois anos de detenção, por reconhecimento do concurso material de crimes, ambas em regime aberto, necessariamente iniciará o cumprimento de sua sanção em regime semiaberto.
C)O semi-imputável, como regra, possui capacidade penal plena, merecendo redução de sua reprimenda como medida de política criminal, sem prejuízo de sua internação para tratamento.
D)O regime disciplinar diferenciado terá prazo máximo de 360 (trezentos e sessenta dias), prorrogável uma única vez quando demonstrado o envolvimento do condenado em organizações criminosas.
E)Na ótica do Superior Tribunal de Justiça, a prática de faltas graves, na medida em que não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional, não pode ser óbice à concessão do benefício.
Responder