Questões de concursos sobre "Conflito aparente de normas" | Direito Penal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conflito aparente de normas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q329142 - VUNESP Analista de Promotoria - Assistente Jurídico 2015

Sobre a aplicação da lei penal, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q329171 - FCC Juiz de Direito 2008

Para solucionar questão relacionada a concurso aparente de normas, o intérprete pode valer-se, dentre outros, do princípio da
Ver Comentários

Q329177 - PGR Procurador da República 2015

NA DISCUSSÃO SOBRE CONCURSO APARENTE DE NORMAS PENAIS ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Ver Comentários

Q329218 - FUNDATEC Procurador do Estado 2010

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q329260 - CESPE Juiz de Direito 2013

Em relação aos crimes de violência doméstica e aos crimes definidos no Estatuto de Desarmamento, no CDC e no CTB, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q329303 - FMP Concursos Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012

Em matéria de lei penal, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q329378 - ACAFE Delegado de Polícia 2008

Ocorre conflito aparente de normas penais quando ao mesmo fato parecem ser aplicáveis duas ou mais normas (ou tipos). A solução do conflito aparente de normas dá-se pelo emprego de alguns princípios (ou critérios), os quais, ao tempo em que afastam a incidência de certas normas, indicam aquela que deverá regulamentar o caso concreto. Os princípios que solucionam o conflito aparente de normas, segundo a doutrina penal são: o da especialidade, o da subsidiariedade, o da consunção e o da alternatividade. 

Acerca do princípio da especialidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Ver Comentários

Q329623 - EJEF Juiz de Direito 2009

Sobre as fontes do Direito Penal, a interpretação da Lei Penal, bem como seu âmbito de eficácia e sua aplicação no tempo e no espaço, marque a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q329651 - FGV Juiz de Direito 2009

Anísio Estélio enviou valores para o estrangeiro com o fim específico de se furtar ao pagamento do imposto devido. Antes da denúncia, efetuou o pagamento do tributo. O Ministério Público o denuncia pelo crime de evasão de divisas.

Nesse caso:
Ver Comentários

Q329700 - MPE-SC Promotor de Justiça 2010

I - No que se refere ao 'tempo do crime', três são as teorias determinantes. São elas: a teoria da atividade; a teoria do resultado e, por fim, a teoria mista. Diante disso, pode-se dizer que o direito penal brasileiro adotou a teoria do resultado (artigo 4º do Código Penal).

II - Nos crimes permanentes e nos delitos praticados na forma continuada, sobrevindo lei nova mais severa durante o tempo de ocorrência do crime, não pode ela ser aplicada diante do princípio previsto no art. 5º, XL, da CF que é expresso ao prever que a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

III - Com relação à aplicação da lei penal no espaço, a lei penal brasileira adota o princípio da territorialidade, de forma absoluta.

IV - Quanto ao lugar do crime, o sistema penal brasileiro adotou a teoria da ubiquidade ou da unidade ou mista - art. 6º do Código Penal, excluindo-se da lei nacional, os atos preparatórios que não configurem início de execução.

V - As regras previstas na Parte Geral do Código Penal são sempre aplicáveis aos fatos incriminados por lei especial.
Ver Comentários