Disciplinas Direito Penal A norma penal Questões de concursos sobre "A norma penal" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A norma penal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328968 - VUNESP Investigador de Polícia Civil 2018
No que diz respeito ao lugar do crime, o CP adotou a teoria
A)do resultado, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
B)da ubiquidade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
C)da atividade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte.
D)da extraterritorialidade, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido no estrangeiro contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
E)da territorialidade estendida, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido a bordo de embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou privada, onde quer que se encontrem.
Responder
Q329033 - IBADE Delegado de Polícia 2017
A sociedade pós-índustrial foi denominada por Ulrich Beck como uma “sociedade do risco”, ou uma “sociedade de riscos” (Risikogesellschaft). Com efeito, essa nova configuração social produz reflexos nas searas da teoria do bem jurídico-penal e dos princípios correlatos. Uma das consequências desse fenômeno é a chamada “administrativização” do direito penal, sobre a qual é correto falar que:
A)exclui do âmbito do direito penal os crimes contra a Administração Pública, cujas condutas lesivas doravante passam a ser regidas pelo direito sancionador.
B)reconhece a diferenciação entre os ilícitos penais e administrativos unicamente pelo aspecto quantitativo, sendo estes formas de injusto de menor reprovabilidade que aqueles.
C)tem como consequência a caracterização de diversos crimes como delitos de acumulação, ou seja, infrações penais que tutelam simultaneamente diferentes bens jurídicos decorrentes dos novos riscos sociais.
D)transforma tipos penais clássicos, como a desobediência e o desacato, em meros ilícitos administrativos.
E)é uma forma de expansão do direito penal, em que este, que normalmente reage a posteriori quanto ao fato lesivo individualmente delimitado, se converte em um direito de gestão punitiva de riscos gerais.
Responder
Q329135 - FCC Auditor 2015
Determinada lei dispõe: “Subtrair objetos de arte. Pena: a ser fixada livremente pelo juiz de acordo com as circunstâncias do fato ". Para um fato cometido após a sua vigência, é correto afirmar que a referida lei
A)fere o princípio da legalidade.
B)fere o princípio da anterioridade.
C)fere os princípios da legalidade e da anterioridade.
D)não fere os princípios da legalidade e da anterioridade.
E)é uma norma penal em branco.
Responder
Q329136 - VUNESP Advogado 2015
De acordo com o Código Penal,
A)considera-se lugar do crime aquele em que o resultado se produziu.
B)no cômputo do prazo, não se inclui o dia do começo, mas sim o do vencimento.
C)aplica-se a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de embarcações estrangeiras, de propriedade privada, que estejam em porto ou mar territorial do Brasil.
D)a sentença estrangeira não pode ser homologada no Brasil para obrigar o condenado à reparação do dano.
E)em se tratando de pena cumprida no estrangeiro pelo mesmo crime, caso sejam diferentes as penas impostas, aquela cumprida no estrangeiro não atenuará a imposta no Brasil.
Responder
Q329143 - UEPA Fiscal da Receita Estadual 2013
Em relação aos princípios concernentes à aplicação da lei penal, assinale a alternativa correta.
A)Reserva legal, anterioridade e retroatividade da lei penal mais benéfica.
B)Pessoalidade, individualização da pena e humanidade.
C)Intervenção mínima, fragmentariedade, culpabilidade e taxatividade.
D)Proporcionalidade, razoabilidade e dignidade da pessoa humana.
E)Pessoalidade, anterioridade e vedação da dupla punição (este último introduzido pela Convenção Americana de Direitos Humanos, art. 8º, n.4).
Responder
Q329154 - FUNIVERSA Delegado de Polícia 2015
A respeito do erro de execução, do denominado dolus generalis , das normas penais em branco e dos crimes previstos na parte especial do CP, assinale a alternativa correta.
A)A complementação da Lei de Drogas por portaria do Ministério da Saúde configura hipótese da chamada norma penal em branco homogênea heteróloga.
B)Suponha que “A” coloque sonífero na bebida de “B” a fim de subtrair-lhe os pertences (celular, bolsa, cartão de crédito). Neste caso, ausente a violência ou a grave ameaça, “A” responderá por furto ou estelionato, a depender das circunstâncias concretas e do dolo.
C)Quanto ao erro de execução, o ordenamento jurídico brasileiro adotou a teoria da equivalência, e não a teoria da concretização.
D)Suponha que “A” tenha atirado contra “B” com o propósito de matá-lo. “A” acredita ter consumado o crime por meio dos tiros. Em seguida, joga o corpo de “B” em um rio, com a intenção de ocultar o cadáver. Posteriormente, descobre-se que “B” estava vivo quando foi jogado no rio e que morreu por afogamento. Nesta hipótese, conforme a doutrina majoritária, “A” poderá responder, a depender do caso, por homicídio doloso tentado em concurso material com homicídio culposo ou por homicídio doloso tentado em concurso material com ocultação de cadáver. Não se admite que “A” responda por homicídio doloso consumado, porque “A” já não possuía animus necandi no momento em que arremessou o corpo de “B” no rio.
E)Desde que esteja fora do expediente, pratica omissão de socorro o policial que, podendo impedir roubo praticado diante de si, decide permanecer inerte.
Responder
Q329365 - MPE-PR Promotor de Justiça 2013
Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar:
A)Para nosso Código Penal, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado, ainda que seja outro o momento da ação ou omissão, vez que adotamos a teoria da atividade;
B)Para nosso Código Penal, vez que adotada a teoria da ubiquidade ou mista, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado nos crimes materiais, ou no caso dos delitos de mera conduta, no momento da ação ou omissão;
C)O adolescente Semprônio, um dia antes de completar 18 anos, querendo ainda aproveitar-se de sua inimputabilidade, desfere tiros contra a vítima Heráclito, que somente vem a falecer uma semana após. Neste caso, graças à adoção da teoria do resultado pelo nosso Código Penal, Semprônio não se verá livre de responder pelo crime de homicídio;
D)No caso dos crimes permanentes - exceções que são à teoria do resultado adotada pelo Código Penal - considera-se praticado o delito no momento do início da execução;
E)Para nosso Código Penal, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, mesmo que ainda seja outro o momento do resultado, vez que adotada a teoria da atividade.
Responder
Q329417 - PUC-PR Juiz de Direito 2012
Considere os artigos abaixo. Em seguida, marque a alternativa CORRETA: Artigo 1º da Lei 2.889/1956: “Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal”: a) matar membros do grupo; Será punido: Com as penas do art. 121, § 2º, do Código Penal, no caso da letra “a”; Artigo 309 do Código Eleitoral: “Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem”: Pena - reclusão de até três anos.
A)Norma penal em branco heterogênea homovitelina é aquela em que o complemento do preceito primário da norma advém da mesma fonte formal de produção.
B)Norma penal em branco heterogênea heterovitelina é aquela em que o complemento do preceito primário da norma advém de diversa fonte formal de produção .
C)Assim dispunha o artigo 214 do Código Penal Brasileiro: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça a praticar ou a permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal”. Considerando que tal dispositivo foi inteiramente revogado pela Lei 12.015/2009 é correto afirmar que, nesse caso, específico operou-se Abolitio Criminis .
D)O art. 1º da Lei 2.889/1956 é exemplo de norma penal em branco ao avesso ou invertida. O artigo 309 do Código Eleitoral é, por sua vez, exemplo de crime de atentado ou de empreendimento.
E)Compete ao Supremo Tribunal Federal a concessão de exequatur às cartas rogatórias.
Responder
Q329455 - FCC Auditor Fiscal do Município 2007
Na contagem dos prazos penais,
A)inclui-se o dia do começo.
B)considera-se como termo inicial a data da intimação.
C)considera-se como termo inicial a data da juntada do mandado aos autos.
D)considera-se como termo inicial o dia seguinte ao da intimação.
E)descontam-se os feriados.
Responder
Q329566 - FCC Defensor Público 2009
Assinale a alternativa correta.
A)Os tipos penais são criados pelo legislador, excepcionalmente, entretanto, o juiz pode, usando analogia, criar tipos penais.
B)Nos tipos penais abertos a conduta não é totalmente individualizada.
C)O tipo penal define condutas e personalidades criminosas.
D)A lei penal em branco é inconstitucional por conter delegação de competência.
E)Bens jurídicos relevantes são penalmente tutelados independentemente de tipo penal.
Responder