Disciplinas Direito Notarial e Registral Outros Tipos de Escrituras Públicas Questões de concursos sobre "Outros Tipos de Escrituras Públicas" | Direito Notarial e Registral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Outros Tipos de Escrituras Públicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328770 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Considerando-se o Tabelionato de Notas, é correto afirmar:
A)Os Tabelionatos responderão pelos danos que os notários e seus prepostos causem a terceiro, na prática de atos próprios da serventia, assegurado ao notário o direito de regresso.
B)Os livros notariais serão confeccionados e os atos escriturados no padrão de folhas soltas, através de sistema informatizado, para posterior encadernação, e deverão atender aos modelos estabelecidos nas normas da Corregedoria Geral da Justiça.
C)O testador não pode substituir outra pessoa ao herdeiro ou ao legatário nomeado, para o caso de um ou outro não querer ou não poder aceitar a herança ou o legado, que tornarão ao monte-mor.
D)São requisitos essenciais para a lavratura de testamento público que ele seja escrito apenas pelo tabelião em seu livro de notas, lido em voz alta pelo tabelião ao testador e duas testemunhas a um só tempo ou pelo testador, se o quiser, na presença do tabelião e das testemunhas e ser o instrumento assinado pelo tabelião, pelas testemunhas e pelo testador.
E)Não cabe ao tabelião, na lavratura de escritura de permuta de terreno por área futura a ser construída, a análise da legalidade das condições gerais da celebração do negócio jurídico, que fica sob a responsabilidade dos celebrantes.
Responder
Q329201 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
A escritura pública de cessão de direitos hereditários
A)terá por objeto ato jurídico unilateral quando contiver renúncia a direito hereditário em favor de pessoa específica.
B)pode ter por objeto a cessão, gratuita ou onerosa, de direitos hereditários sobre um veículo automotor que era de propriedade do autor da herança, se feita, em conjunto, por todos os herdeiros e pelo cônjuge meeiro.
C)pode ter por objeto a cessão, gratuita ou onerosa, de direitos hereditários sobre um veículo automotor que era de propriedade do autor da herança, ainda que feita apenas por um dos herdeiros, já que, pelo sistema brasileiro, transmite-se a propriedade aos herdeiros no momento da morte (princípio da saizine ) e em consagração de um dos elementos da propriedade: o direito de dispor do bem.
D)não pode ter por objeto a cessão de direitos hereditários sobre um veículo automotor que era de propriedade do autor da herança, mesmo que feita em conjunto por todos os herdeiros e pelo cônjuge meeiro, em razão de disposição normativa da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais de que é ineficaz a cessão, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditário sobre qualquer bem da herança considerado singularmente.
Responder
Q329264 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Acerca da lavratura das escrituras públicas de cessão de direito à sucessão aberta, assinale a alternativa correta:
A)É prescindível a anuência do cônjuge do herdeiro cedente, salvo se o casamento for sob o regime da separação convencional de bens ou se, sob o regime da participação final nos aquestos, houver no pacto antenupcial expressa convenção de livre disposição dos bens particulares.
B)Na escritura de cessão de direitos hereditários, o tabelião de notas fará constar que é facultado ao cessionário habilitar o título no procedimento de inventário.
C)Subordina-se à prévia autorização judicial, a cessão de bem da herança considerado singularmente se feita, em conjunto, por todos os herdeiros e pelo cônjuge meeiro, ou ainda pelo único herdeiro, hipótese em que deve constar da escritura que o cessionário está ciente dos riscos de a cessão ser absorvida por dívidas pendentes.
D)A escritura pública de cessão de direitos hereditários não é título hábil a registro no cartório de registro de imóveis, pois a herança se refere a um todo unitário e indivisível, até a partilha.
Responder
Q329294 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Se o negócio jurídico pretendido pelas partes disser respeito a bem imóvel cujo título anterior não estiver transcrito ou registrado na matrícula, o tabelião deve
A)recusar a lavratura da escritura.
B)lavrar a escritura, condicionando a expedição do traslado ao prévio registro do título anterior.
C)evitar lavrar o ato, e somente fazê-lo se a parte insistir na lavratura, com a observação de que o interessado está ciente da situação e de seus efeitos jurídicos, bem como assuma a responsabilidade pelo registro dos atos anteriores.
D)lavrar a escritura normalmente.
Responder
Q329297 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto aos requisitos que devem constar da escritura pública, assinale a alternativa incorreta .
A)Manifestação clara da vontade das partes e dos intervenientes.
B)Menção aos documentos apresentados, que serão devolvidos às partes interessadas.
C)Dia, mês, ano e local em que foi lavrada, lida e assinada.
D)Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, número do registro de identidade com menção ao órgão público expedidor ou do documento equivalente, número de inscrição no CPF ou CNPJ, domicílio e residência das partes e dos demais comparecentes, com a indicação, quando necessário, do regime de bens do casamento, nome do outro cônjuge e filiação, e expressa referência à eventual representação por procurador.
Responder
Q329373 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Acerca do Tabelionato de Notas, assinale a alternativa correta:
A)O pacto antenupcial poderá ser realizado tanto por instrumento público quanto por instrumento particular, com firma reconhecida.
B)Na lavratura de testamento público compete ao tabelião avaliar a capacidade civil do testador maior de 80 anos.
C)A referência ao cumprimento de todas as exigências legais e fiscais inerentes à legitimidade do ato poderá ser dispensada, a critério do tabelião.
D)O reconhecimento de firma, via de regra, pode se dar por abono de pessoa conhecida do tabelião.
Responder
Q329426 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Dentre as atribuições dos tabeliães de notas estão a lavratura de escrituras e procurações públicas e as atas notariais. NÃO é correto o que se afirma em
A)A ata notarial pode registrar um fato jurídico natural.
B)O tabelião, na lavratura das escrituras, narrará a vontade das partes.
C)Nas atas notariais, o tabelião narra o fato que vê, porém o fato não pode ser ilícito.
D)O tabelião pode lavrar uma escritura de revogação de procuração em que o mandatário na procuração será notificado pelo outorgante da procuração.
Responder
Q329518 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Nos termos da lei 7.433/1985 e do Decreto 93.240/1986, assinale a alternativa correta.
A)O tabelião fica desobrigado de manter, em cartório, o original ou cópias autenticadas das certidões legalmente exigidas, desde que transcreva na escritura pública os elementos necessários à sua identificação, devendo, nesse caso, as certidões acompanharem o traslado da escritura.
B)O tabelião fica obrigado a manter, em cartório, o original ou cópias autenticadas das certidões legalmente exigidas, mesmo que transcreva na escritura pública os elementos necessários à sua identificação, devendo, nesse caso, as certidões acompanhar o traslado da escritura.
C)Nas escrituras públicas relativas a imóveis rurais e imóveis urbanos, é imprescindível a descrição e caracterização do imóvel, ainda que constem esses elementos na certidão do Registro Imobiliário.
D)Na lavratura de atos notarias, inclusive os relativos a imóveis, além dos documentos de identificação das partes, serão exigidos também os documentos que o tabelião achar convenientes.
Responder
Q329520 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Sobre a Escritura Pública de Permuta, é correto afirmar:
A)É ineficaz a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.
B)Aplicam-se integralmente à troca as disposições relativas à Compra e venda.
C)É anulável a troca de valores desiguais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do cônjuge do alienante.
D)Não se aplicam à troca as disposições referentes à Compra e Venda.
Responder
Q329532 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto à lavratura de escrituras públicas, deverá o Tabelião de Notas observar as normas a seguir, exceto:
A)manifestação clara da vontade das partes, excluída a dos intervenientes.
B)referência ao cumprimento das exigências legais e fiscais inerentes à legitimidade do ato
C)assinatura das partes e dos demais comparecentes ou, caso não possam ou não saibam escrever, de outras pessoas capazes, que assinarão a rogo e no lugar daqueles, cujas impressões digitais, no entanto, deverão ser colhidas mediante emprego de coletores de impressões digitais, vedada a utilização de tinta para carimbo.
D)assinatura do Tabelião de Notas ou a de seu substituto legal
Responder