Questões de concursos sobre "Notários e Registradores: ingresso nas atividades, atribuições e competências" | Direito Notarial e Registral - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Notários e Registradores: ingresso nas atividades, atribuições e competências que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q329012 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011

Assinale a alternativa correta: 
Ver Comentários

Q329042 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008

João Silveira, empresário no setor imobiliário em São Luís do Maranhão é primo de Nilo Silveira, Tabelião de Notas de uma cidade vizinha, e sob a justificativa de agilizar a prestação dos serviços direciona seus negócios para a serventia de seu primo, que autoriza seu substituto a praticar os atos notariais na empresa de João Silveira. 

I. A atitude de Nilo está incorreta porque a lei estabelece que o tabelião de notas não poderá praticar atos de seu ofício fora do Município para o qual recebeu delegação.

II. A atitude de Nilo está correta porque se trata de mera diligência.

III. A atitude de Nilo está correta, pois as partes têm ampla liberdade de escolherem o Tabelião de sua confiança.

IV. A atitude de Nilo está correta, porque somente o Tabelião pessoalmente pode praticar atos fora de sua serventia.
Ver Comentários

Q329044 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008

No concurso de ingresso na Atividade Notarial e de Registro, as vagas serão preenchidas alternadamente, duas terças partes por concurso público de provas e títulos e uma terça parte por meio de remoção, não se permitindo que qualquer serventia notarial ou de registro fique vaga, sem abertura de concurso de provimento inicial ou de remoção, por mais de seis meses. Com fundamento na afirmativa acima, responda: 

I. Para estabelecer o critério do preenchimento, tomar- se-á por base a média da data entre a vacância da titularidade e a da criação do serviço.

II. Para estabelecer o critério do preenchimento, tomar- se-á por base a data de vacância da titularidade sem necessidade da verificação da data da criação do serviço, tendo em vista a rigorosa ordem de classificação no concurso.

III. Para estabelecer o critério do preenchimento, tomar- se-á por base a data de vacância da titularidade ou, quando vagas na mesma data, aquela da criação do serviço.

IV. Para estabelecer o critério do preenchimento, tomar- se-á por base a data da remoção ou, quando vagas na mesma data, aquela da titularidade.
Ver Comentários

Q329059 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008

Assinale a alternativa  INCORRETA de acordo com a Lei nº 8.935/94, em relação ao protesto de títulos.
Ver Comentários

Q329084 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011

Relativamente à lavratura de atos notariais em local fora da serventia, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q329092 - TJ-SC Analista Administrativo 2009

Relativamente à Lei Federal nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q329120 - IADES Assistente Administrativo 2018

O serviço cartorial em que o tabelião confirma a autenticidade ou a semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento é chamado de
Ver Comentários

Q329151 - Quadrix Assistente Administrativo 2016

Os cartórios prestam um serviço público essencial à sociedade. Garantem a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos. Aos notários compete:  I. formalizar juridicamente a vontade das partes;  II. intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo;  III. autenticar fatos;  IV. lavrar atas notariais;  V. reconhecer firmas.  
Quantas das atribuições acima competem aos notários?
Ver Comentários

Q329155 - Quadrix Agente Administrativo 2015

As operações com cartórios são bastante corriqueiras na área administrativa de uma instituição. Supondo-se que o Agente Administrativo esteja incumbido de registrar um processo em que tenha sido comprovada a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, isso deverá ser feito no: 
Ver Comentários