Disciplinas Direito Notarial e Registral Escrituração e Ordem do Serviço para Registro de Títulos e Documentos Questões de concursos sobre "Escrituração e Ordem do Serviço para Registro de Títulos e Documentos" | Direito Notarial e Registral - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Escrituração e Ordem do Serviço para Registro de Títulos e Documentos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328947 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
A respeito do registro de títulos e documentos de origem estrangeira, assinale a alternativa correta.
A)O Livro B não permite o registro de documentos escritos em língua estrangeira.
B)Podem ser registrados na sua língua original, no livro “A ”.
C)Devem ser traduzidos para português para o registro no Livro C .
D)O Livro D permite o registro, desde que adotados os caracteres latinos.
Responder
Q328950 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
No Registro de Títulos e Documentos, há livros obrigatórios destinados ao seu expediente. Sobre eles, é correto afirmar que
A)é permitida a substituição do livro protocolo por sistema de fichas.
B)é facultada a dispensa do livro de inscrição por extratos, desde que a serventia se utilize do livro de trasladação integral.
C)é possível a dispensa do uso do livro de trasladação integral na hipótese de utilizar-se pasta classificadora de cópias reprográficas dos documentos.
D)há possibilidade de dispensa do livro de inscrição por extratos, desde que a serventia se utilize de serviços de microfilmagem.
Responder
Q328978 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Sobre a ordem de serviço no Registro de Títulos e Documentos é correto afirmar que:
A)Apresentado o título ou documento para registro ou averbação, serão anotados, no protocolo, a data de sua apresentação, sob o número de ordem que se seguir imediatamente, a natureza do instrumento, a espécie de lançamento a fazer (registro integral ou resumido, ou averbação), o nome do apresentante, reproduzindose as declarações relativas ao número de ordem, à data, e à espécie de lançamento a fazer no corpo do título, do documento ou do papel.
B)Quando o expediente continuar para ultimação do serviço, novas apresentações serão admitidas após a hora regulamentar.
C)Após o protocolo o registrado terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para o registro do título, papel ou documento apresentado.
D)Para o registro integral, os títulos, documentos ou papéis em língua estrangeira, deverão ser sempre traduzidos.
Responder
Q328980 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos livros no Registro de Títulos e Documentos:
A)Livro B - para trasladação integral de títulos e documentos, sua conservação e validade contra terceiros, ainda que registrados por extratos em outros livros.
B)Livro C - para inscrição, por extração, de títulos e documentos, a fim de surtirem efeitos em relação a terceiros e autenticação de data.
C)Livro D - indicador pessoal, substituível pelo sistema de fichas, a critério e sob a responsabilidade do oficial, o qual é obrigado a fornecer, com presteza, as certidões pedidas pelos nomes das partes que figurarem, por qualquer modo, nos livros de registros.
D)Livro A - protocolo para apontamentos dos títulos, documentos e papéis apresentados, diariamente, para serem registrados integralmente, ou averbados.
Responder
Q329018 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
A)Mesmo os documentos advindos de países que adotam a língua portuguesa devem ser traduzidos para que seja viável seu registro no registro de Títulos e Documentos.
B)Os títulos, documentos e papéis escritos em língua estrangeira, ainda que não adotados os caracteres comuns, poderão ser registrados no original, para o efeito da sua conservação ou perpetuidade, uma vez que os meios de expedição de certidões atualmente disponíveis viabilizam a perfeita reprodução do original.
C)Todos os documentos estrangeiros deverão, para produzirem efeitos legais no País e para valerem contra terceiros, ser vertidos em vernáculo e registrada a tradução.
D)O comando legal que determina que se tiver o oficial suspeita de falsificação, poderá este sobrestar no registro, depois de protocolado o documento, até notificar o apresentante dessa circunstância; sendo feito o registro no caso de insistência do apresentante, com essa nota, podendo o oficial, entretanto, submeter a dúvida ao Juiz competente, ou notificar o signatário para assistir ao registro, mencionando também as alegações pelo último aduzidas, deve ser inteiramente observado pelo registrador.
Responder