Q328132 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Leia atentamente as proposições abaixo e assinale a que se apresentar correta:
A)Cabe ao oficial do Registro de Títulos e documentos recusar sumariamente o registro de documento de que tenha suspeita de falsificação, embora revestido de todas as formalidades legais.
B)Deve ser considerada inválida a notificação extrajudicial realizada e entregue no endereço do devedor, por via postal e com aviso de recebimento, quando realizada por Cartório de Títulos e Documentos de outra comarca.
C)Segundo a Lei de Registros Públicos, desde que prolongado o expediente além da hora regulamentar para o encerramento de atividade iniciada no período normal, admite-se a apresentação de novos títulos a registro
D)No Registro de Títulos e Documentos será feita, entre outras atividades, a transcrição dos instrumentos particulares, para a prova das obrigações convencionais de qualquer valor.
Responder
Q328333 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
A escrituração no RTD – Registro de Títulos e Documentos obedecerão obrigatoriamente a seguinte ordem, então temos como opção correta:
A)I – Livro A (Protocolo), II – Livro B (Registro Integral), III – Livro C (Registro por Extrato), e IV – Livro D (Indicador Pessoal).
B)A escrituração no RTD – Registro de Títulos e Documentos não obedecerá a nenhuma seqüencia lógica, ficando a critério do registrador a organização interna da serventia, na forma do que dispõe a Lei nº 8.935/94 de 18.11.1994.
C)I – Livro de Protocolo, II – Livro de Registros, III – Livro de Índice, IV – Pasta de arquivamento de Intimações, V – Pasta de arquivamento de Editais, VI – Pasta de arquivamento de documentos apresentados para averbação, VII – Pasta de solicitação de retirada de documentos.
D)I – Livro 1 (Protocolo), II – Livro 2 (Registro Geral), III – Livro 3 (Registro Auxiliar), IV – Livro 4 (Indicador Real), V – Livro 5 (Indicador Pessoal), Livro Especial de Cadastro de Estrangeiro.
Responder
Q328388 - FMP Concursos Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Acerca da escrituração no Registro de Títulos e Documentos, com base na Lei 6.015/73, assinale a afirmativa correta.
A)O Livro A é o protocolo no qual serão apontados os títulos, os documentos e os papéis apresentados, diariamente, para serem registrados, ou averbados, e o Livro C destina-se a inscrição, por extração, de títulos e documentos, salvo se já registrados no Livro B.
B)O Livro B, destina-se à trasladação integral de títulos e documentos, sua conservação e validade contra terceiros, desde que não registrados por extratos em outros livros, e o Livro D, que pode ser substituído pelo sistema de fichas, é o indicador pessoal.
C)O Livro B destina-se à trasladação integral de títulos e documentos, e, tratando-se de documento impresso, idêntico a outro já registrado na íntegra, no Livro C, poderá o registro limitar-se a consignar o nome das partes contratantes, as características do objeto e demais dados constantes dos claros preenchidos, fazendo-se remissão, quanto ao mais, àquele já registrado.
D)O Livro A é o protocolo, no qual se fará, em seguida ao registro, a remissão ao número da página do livro em que foi ele lançado, e o Livro C destina-se à inscrição, por extração, e os títulos, os documentos e os papéis escritos em língua estrangeira, uma vez adotados os caracteres comuns, poderão ser registrados no original, na forma resumida.
E)O Livro C destina-se à inscrição por extração, de títulos e documentos, e o Livro D é o indicador pessoal, e, se, no mesmo registro ou averbação, figurar mais de uma pessoa, ativa ou passivamente, o nome de cada uma será lançado distintamente, no indicador, com referência recíproca na coluna das anotações.
Responder
Q328473 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
Quanto aos livros obrigatórios do Registro de Títulos e Documentos, é correto afirmar que
A)o livro B não permite a utilização de pasta classificadora auxiliar.
B)o livro D não poderá ser substituído por sistema informatizado.
C)não existe livro de protocolo, uma vez que não há princípio da continuidade no Registro de Títulos e Documentos.
D)para o livro E, recomenda-se a adoção de sistema informatizado.
Responder
Q328504 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
São livros do Ofício de Registro de Títulos e Documentos, EXCETO :
A)Livro A – Protocolo.
B)Livro B – Registro integral.
C)Livro C – Registro por resumo ou extrato.
D)Livro D – Indicador real.
Responder
Q328550 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina do registro de títulos e documentos prevista na Lei nº 6.015/1973.
A)Os títulos terão sempre um número diferente, segundo a ordem de apresentação, ainda que se refiram à mesma pessoa.
B)Os títulos terão sempre um número diferente, segundo a ordem de apresentação, exceto quando se referirem à mesma pessoa.
C)Quando o registro e a averbação não puderem ser imediatos, por acúmulo de serviço, o lançamento será feito no prazo estritamente necessário, dispensada, neste caso, a ordem da prenotação.
D)Onde terminar cada apontamento, será traçada uma linha diagonal, separando-o do anterior, sendo lavrado, no início do expediente diário, o termo de encerramento do próprio punho do oficial, por este datado e assinado.
Responder
Q328551 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito dos livros de registro de títulos e documentos previstos na Lei nº 6.015/1973.
A)O Livro A destina-se à trasladação integral de títulos e documentos, sua conservação e validade contra terceiros, ainda que registrados por extratos em outros livros.
B)O Livro A destina-se ao protocolo para apontamentos de todos os títulos, documentos e papéis apresentados, diariamente, para serem registrados ou averbados.
C)O Livro A destina-se à inscrição, por extração, de títulos e documentos, a fim de surtirem efeitos em relação a terceiros e autenticação de data.
D)O Livro A destina-se ao indicador pessoal, substituível pelo sistema de fichas, a critério e sob a responsabilidade do oficial.
Responder
Q328568 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta arespeito da disciplina do registro de títulos e documentos prevista na Lei nº 6.015/1973.
A)Os requerimentos de cancelamento serão arquivados com os documentos que os instruírem.
B)As folhas do título, documento ou papel que tiver sido registrado e as das certidões somente serão rubricadas pelo oficial a pedido dos apresentantes.
C)As declarações no protocolo, bem como as dos registros e das averbações lançadas no título, documento ou papel, e as respectivas datas não podem ser apostas por carimbo.
D)O serviço das notificações e demais diligências poderá ser realizado por escreventes designados pelo Juiz competente.
Responder
Q328569 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina do registro de títulos e documentos prevista na Lei nº 6.015/1973.
A)O oficial deverá sobrestar o registro de título oudocumento que não se revistam das formalidades legais.
B)Se o oficial suspeitar de falsificação, poderá cancelar o registro depois de protocolado o documento.
C)As procurações deverão trazer reconhecidas as firmas dos outorgados.
D)O serviço das notificações e demais diligências poderá ser realizado por escreventes designados pelo oficial e autorizados pelo Juiz competente.
Responder
Q328570 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina do Registro de Títulos e Documentos prevista na Lei nº 6.015/1973.
A)O oficial responde objetivamente pelos danos decorrentes da anulação do registro por vício intrínseco ou extrínseco do documento.
B)O oficial nunca será responsável pelos danos decorrentes da anulação do registro, ou da averbação, por vício intrínseco ou extrínseco do documento.
C)O oficial, salvo quando agir de má-fé, devidamente comprovada, não será responsável pelos danos decorrentes da anulação do registro, ou da averbação, por vício intrínseco ou extrínseco do documento, título ou papel, mas, tão somente, pelos erros ou vícios no processo de registro.
D)O oficial responde pelos danos decorrentes da anulação do registro, ou da averbação, tão somente por vício intrínseco do documento.
Responder