Q329598 - FAURGS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
São requisitos formais do ato notarial, quando não versar sobre bens imóveis,
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Documento Notarial: Noções Gerais, Definição, Eficácia e Fé Pública Notarial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
São requisitos formais do ato notarial, quando não versar sobre bens imóveis,
Na lavratura de atos notariais, inclusive os relativos a imóveis, o Tabelião consignará a apresentação
“A escritura pública é o ato notarial mediante o qual o tabelião recebe manifestações de vontade endereçadas à criação de atos jurídicos” (BRANDELLI, Leonardo. Teoria geral do direito notarial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 273).
Sobre a escritura pública, avalie as afirmações abaixo.
I. Desde 2007, com a modificação do Código de Processo Civil operada pela Lei Federal nº 11.441, de 04 de janeiro de 2007, é possível a lavratura de escritura de guarda de menores, mediante a interveniência do Ministério Público Estadual.
II. É vedada a lavratura de escritura pública que tenha por objeto a guarda de crianças ou adolescentes para fins de adoção, ante o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, devendo, nesses casos, serem os interessados orientados a procurar a vara da infância e juventude.
III. A escritura pública é o instrumento público notarial dotado de fé pública e força probante plena, em que são acolhidas declarações sobre atos jurídicos ou declarações de vontade inerentes a negócios jurídicos para as quais os participantes devam ou queiram dar essa forma legal.
Está correto o que se afirma em:
A principal distinção entre ata notarial e escritura pública:
Quanto aos atos notariais, é correto afirmar que
O Provimento 39/2014 do Conselho Nacional de Justiça dispõe sobre a instituição e funcionamento da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – CNIB, sobre esta Central é correto afirmar:
Sobre a escritura pública, assinale a afirmativa correta.
São requisitos formais essenciais do instrumento público notarial, EXCETO:
A lavratura da escritura pública de declaração de convivência de união homoafetiva entre pessoas plenamente capazes, independente da identidade ou oposição de sexo será realizada: