Disciplinas Direito Notarial e Registral Documento Notarial: Noções Gerais, Definição, Eficácia e Fé Pública Notarial Questões de concursos sobre "Documento Notarial: Noções Gerais, Definição, Eficácia e Fé Pública Notarial" | Direito Notarial e Registral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Documento Notarial: Noções Gerais, Definição, Eficácia e Fé Pública Notarial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328085 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Assinale a alternativa correta
A)Conforme entendimento do STJ, a sentença que homologa acordo em separação ou divórcio e que contemple doação de imóvel não possui nessa parte eficácia de escritura pública.
B)A renúncia de direitos hereditários pode ser realizada sem escritura pública quando a herança for composta apenas por bens móveis.
C)O testamento vidual é uma espécie de testamento expressamente prevista no Código Civil e a sua eficácia é alcançada apenas após a morte do testador.
D)A fé pública notarial evidencia a força probante atribuída pela ordem jurídica aos atos praticados com intervenção do notário e garante certeza e autenticidade; trata-se de uma das características do sistema de notariado de tipo latino. A fé pública registral, por sua vez, representa existência e certeza de um direito real, bem como inexistência de fatos impeditivos ou proibitivos de disponibilidade.
Responder
Q328696 - FMP Concursos Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Assinale a alternativa correta.
A)A fé pública notarial é um princípio absoluto, não admitindo prova em contrário.
B)A fé pública notarial pode ser ilidida em caso de comprovada fraude ou falsidade.
C)O documento público faz prova não só da sua formação, mas também dos atos ou fatos que o tabelião declarar que ocorreram na presença de terceiros.
D)A fé pública notarial não poderá ser delegada pelo tabelião, nem mesmo aos seus prepostos.
Responder
Q328768 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Considerando-se o Tabelionado de Notas é correto afirmar:
A)As serventias extrajudiciais manterão registros permanentes da movimentação diária dos selos, lançando as entradas, saídas e saldo remanescente, e prestarão contas mensalmente dos selos recebidos, discriminando o estoque inicial, os selos utilizados, o estoque remanescente e os selos extraviados, avariados ou inutilizados. A serventia extrajudicial ou seu delegatário somente poderá renovar a solicitação de selos mediante prestação de contas do que lhe foi fornecido anteriormente, anexando relação detalhada da quantidade de selos recebidos, especificando os números e séries, selos inutilizados e relação das sobras.
B)Constitui falta funcional leve a evasão da receita destinada aos cofres públicos, por ação ou omissão do notário ou do oficial de registro, seja em decorrência da obrigação de recolher a taxa de serviço notarial e de registro e os valores devidos ao Fundo Especial para o Registro Civil, seja em razão do dever de fiscalizar o recolhimento de tributos federais, estaduais ou municipais incidentes sobre o ato que praticar.
C)A partilha amigável de bens entre quaisquer herdeiros e a adjudicação quando houver herdeiro único, pode ser formalizada por escritura pública.
D)Se qualquer dos comparecentes não souber a língua nacional, mesmo que o Tabelião entenda o idioma em que se expressa, deverá comparecer tradutor público, habilitado perante a Junta Comercial, para servir de intérprete ou, não o havendo na localidade, outra pessoa capaz que, a juízo do tabelião, tenha idoneidade e conhecimento bastantes.
E)A pessoa idosa considera-se plenamente apta à prática e assinatura de quaisquer atos notariais, inclusive para alienação e disposição dos seus bens, mas deve fazer prova de aptidão mental constante de laudo ou atestado médico ou de apresentação de certidão negativa de curatela ou interdição.
Responder
Q328985 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Assinale a alternativa correta sobre Tabelionato de Notas:
A)Ata Notarial é o instrumento público solicitado ao Tabelião de Notas por interessado, onde consta a narração de fatos verificados pessoalmente pelo Tabelião.
B)A responsabilidade civil do Tabelião depende da criminal.
C)A escritura pública poderá ser redigida em língua nacional ou estrangeira, porém a língua utilizada deve ser de pleno conhecimento do Tabelião e seu substituto.
D)A ata notarial pode ser usada para formalizar negócio jurídico entre as partes, sendo que o Tabelião deverá emitir um juízo de valor sobre o negócio entabulado.
Responder
Q329266 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Acerca do conceito de certidão de ato notarial, assinale a alternativa correta:
A)É o instrumento público mediante o qual é expedida a primeira cópia integral e fiel do teor de escritura pública, com a mesma data.
B)É cópia integral e fiel do teor de escrito existente em livro ou arquivo da serventia.
C)É o relato da realização de atos, conforme quesitos.
D)É o instrumento público expedido em razão do ofício.
Responder
Q329295 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Sobre a lavratura dos atos notarias, assinale a alternativa correta.
A)Se a assinatura da parte for ilegível, deverá ser lançado, pelo próprio subscritor, o seu nome por extenso e de forma legível.
B)Pelo ato notarial incompleto não são devidos os emolumentos, restando proibido o fornecimento de certidão ou traslado, salvo ordem judicial.
C)O Tabelião de Notas, o substituto legal que lavrou escritura pública, as partes e as demais pessoas que compareceram a qualquer ato notarial assinarão somente na última página do instrumento.
D)Na ausência de assinatura de uma das partes, o Tabelião de Notas declarará incompleta a escritura e consignará as assinaturas faltantes.
Responder
Q329296 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto à lavratura dos atos notariais, assinale a alternativa incorreta .
A)Se qualquer dos comparecentes não souber a língua nacional, ainda que o tabelião entenda o idioma em que se expressa, deverá comparecer tradutor público para servir de intérprete ou, não o havendo na localidade, outra pessoa capaz, que tenha idoneidade e conhecimento bastantes.
B)A escrituração far-se-á apenas em cor azul ou preta indelével.
C)Os atos notariais, redigidos obrigatoriamente na língua nacional, serão manuscritos, datilografados ou impressos nos livros de notas.
D)Na escrituração dos livros, os números relativos à data da escritura e ao preço devem ser escritos por extenso.
Responder
Q329352 - FGV Procurador 2008
A escritura pública, lavrada em tabelião, que não contenha sua assinatura no livro de notas será:
A)nula.
B)anulável.
C)inexistente.
D)ineficaz.
E)incompleta.
Responder
Q329440 - EJEF Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008
O tabelião, em seu próprio Tabelionato, poderá promover a lavratura de atos de interesse de seu cônjuge ou de parentes, na linha reta ou na colateral, consangüíneos ou afins, até o terceiro grau, desde que:
A)ele exija representação dessas pessoas, por procuração pública.
B)os atos notariais sejam firmados por seu substituto legal.
C)ela seja precedida de autorização judicial expressa.
D)os atos notariais sejam subscritos por colega tabelião da mesma cidade.
Responder
Q329575 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2015
Em relação à escrituração dos atos notariais, é correto afirmar:
A)Os atos notariais podem ser manuscritos com tinta indelével ou escriturados mediante utilização de meios tecnológicos seguros e de durabilidade garantida, em caracteres de fácil leitura, sem espaços em branco, obedecida a ordem cronológica.
B)Quando escriturados utilizando meios tecnológicos, como impressão em impressora laser , os dados numéricos relevantes podem ser expressos apenas em algarismos, não necessitando de serem repetidos por extenso.
C)Mediante escritura pública de aditamento lavrada e subscrita apenas pelo tabelião de notas, o notário poderá suprir omissões e erros evidentes imputados a ele ou seus prepostos, devendo, neste caso, as partes arcarem com os emolumentos correspondentes ao ato de aditamento, conforme previsão legal.
D)No livro em folhas soltas, os comparecentes devem assinar somente na última lauda, mas o tabelião ou seu preposto deverá rubricar todas as laudas do ato e assinar na última.
Responder