Disciplinas Direito Eleitoral Introdução ao Direito Eleitoral - Princípios e Fontes Questões de concursos sobre "Introdução ao Direito Eleitoral - Princípios e Fontes" | Direito Eleitoral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Introdução ao Direito Eleitoral - Princípios e Fontes que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q319222 - CESPE Promotor de Justiça 2019
O princípio que sustenta a ideia de que o intérprete da norma deve manter a aplicação da lei estritamente vinculada às limitações por ela impostas a candidatos e eleitores é o da
A)vedação da restrição de direitos políticos.
B)democracia partidária.
C)responsabilidade solidária.
D)periodicidade da investidura.
E)celeridade da justiça eleitoral.
Responder
Q319499 - CONSULPLAN Juiz de Direito 2018
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. “É absoluta, plena ou de eficácia total, e de aplicabilidade imediata, sem quaisquer exceções, o princípio da anualidade ou anterioridade da lei eleitoral.” PORQUE II. “ O princípio foi pensado pelo constituinte com o propósito de impedir mudanças repentinas, de última hora, no processo de escolha dos agentes políticos que emergem das eleições.” A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A)A segunda afirmativa é falsa e a primeira verdadeira.
B)A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
C)As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
D)As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Responder
Q319543 - FGV Consultor Legislativo 2018
Antônio, como advogado, sustentou, em um processo judicial, que as normas da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral) sobre (I) o recurso sobre a expedição de diploma, estatuindo os requisitos a serem observados, (II) o processo eleitoral, (III) a organização e (IV) a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, somente poderiam ser alteradas por lei complementar. À luz da sistemática vigente, é correto afirmar que Antônio está equivocado
A)pois prevalece nessa seara o princípio da paridade das fontes.
B)apenas em relação à temática descrita em III, a qual pode ser alterada por lei ordinária.
C)apenas em relação às temáticas descritas em I e II, as quais podem ser alteradas por lei ordinária.
D)apenas em relação às temáticas descritas em I, II e III, as quais podem ser alteradas por lei ordinária.
E)apenas em relação às temáticas descritas em II, III e IV, as quais podem ser alteradas por lei ordinária.
Responder
Q319626 - VUNESP Assistente Legislativo 2018
Se, hipoteticamente, tivesse sido sancionado, no dia 15 de maio de 2018, um projeto de lei que alterasse a Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece as normas gerais para as eleições no Brasil, modificando, em larga medida, a disciplina da propaganda eleitoral, é correto dizer que a nova lei
A)não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da lisura das eleições.
B)poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da democracia.
C)não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da anualidade eleitoral.
D)poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio do aproveitamento do voto.
E)não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio federativo.
Responder
Q319761 - VUNESP Analista Legislativo 2017
Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre os princípios do direito eleitoral.
A)Os magistrados e os membros do Ministério Público Eleitoral são investidos na função eleitoral pelo prazo improrrogável de 4 (quatro) anos, por força do princípio da periodicidade da investidura das funções eleitorais.
B)O princípio da lisura das eleições ou da isonomia de oportunidades está calcado na ideia de cidadania, de origem popular do poder e no combate à influência do poder econômico ou político nas eleições.
C)Pelo princípio da anterioridade eleitoral, a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, mas não surtirá efeitos na eleição que ocorra até 90 (noventa) dias da data de sua vigência.
D)O princípio da responsabilidade solidária consubstancia-se na responsabilidade solidária entre o candidato, o tesoureiro e o partido político, pela veracidade das informações financeiras e contábeis da campanha constantes das prestações de contas.
E)O princípio da anualidade eleitoral determina que os partidos políticos prestem contas anualmente dos gastos efetuados com os valores recebidos a título de participação no Fundo Partidário.
Responder
Q319812 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2017
Acerca das fontes de Direito Eleitoral,
A)a função normativa da Justiça Eleitoral autoriza que sejam editadas Resoluções Normativas pelo Tribunal Superior Eleitoral com a finalidade de criar direitos e estabelecer sanções, possibilitando a revogação de leis anteriores que disponham sobre o mesmo objeto da Resolução Normativa.
B)as normas eleitorais devem ser interpretadas em conjunto com o restante do sistema normativo brasileiro, admitindo-se a celebração de termos de ajustamento de conduta, previstos na Lei n° 7.346/85, que disciplina a Ação Civil Pública, desde que os partidos políticos transijam, exclusivamente, sobre as prerrogativas que lhes sejam asseguradas.
C)o Código Eleitoral define a organização e a competência da Justiça Eleitoral, podendo ser aplicado apesar de a Constituição Federal prever a necessidade de lei complementar para tanto.
D)as Resoluções Normativas do TSE, as respostas às Consultas e as decisões do Tribunal Superior Eleitoral são fontes de Direito Eleitoral de natureza exclusivamente jurisdicional e aplicáveis apenas ao caso concreto dos quais emanam.
E)o Código Eleitoral, a Lei de Inelegibilidades, a Lei dos Partidos Políticos, a Lei das Eleições, as Resoluções Normativas do TSE e as respostas a Consultas são fontes de Direito Eleitoral de mesma estatura, hierarquia e abrangência, podendo ser revogadas umas pelas outras.
Responder
Q319883 - CESPE Técnico Judiciário - Administrativo 2015
Quando se trata de direito, os primeiros desafios que enfrentam os seus operadores e estudiosos são as questões relacionadas às fontes e aos princípios utilizados para que o juiz tenha condições de decidir sobre quaisquer matérias que lhe forem propostas. Em se tratando de matéria relacionada mais especificamente a direito eleitoral, também não é pequeno o esforço que se faz para deixar claro à sociedade as funções precípuas que exerce a justiça eleitoral.
Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A)As resoluções do TSE, por tratarem de legislação mais específica, devem prevalecer sobre quaisquer das demais fontes do direito eleitoral, em se tratando de matérias relacionadas às eleições.
B)O princípio da anterioridade tem como escopo proteger o processo eleitoral, garantindo que qualquer lei que altere esse processo somente entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição seguinte à data de sua vigência.
C)Os juízes eleitorais são órgãos da justiça eleitoral, juntamente com as juntas eleitorais, os tribunais regionais eleitorais e o TSE.
D)A transferência de domicílio do eleitor, a adoção de medidas para coibir a prática de propaganda eleitoral irregular e a emissão de segunda via do título eleitoral são exemplos de funções judiciárias da justiça eleitoral que devem ser apreciadas por juiz eleitoral e, na ausência deste, por um juiz da respectiva seccional.
E)As fontes do direito eleitoral têm como objetivo principal assegurar que não haja mudanças no ordenamento jurídico, mantendo-o estático, como deveria ser desde o princípio, pois se exige, cada vez mais, um ambiente legislativo seguro e simplificado.
Responder
Q319889 - CESPE Técnico Judiciário - Administrativo 2015
A respeito do sistema eleitoral brasileiro, assinale a opção correta.
A)O princípio da moralidade eleitoral exige dos candidatos a prestação de contas uniforme, sem previsão de prestação simplificada, independentemente do valor movimentado em seu processo eleitoral.
B)O voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios a todo cidadão brasileiro alfabetizado, em pleno gozo de saúde física e mental, que se encontre em seu domicílio eleitoral.
C)As eleições presidenciais fundamentam-se no princípio da isonomia da concorrência, não diferenciando o peso dos votos dos eleitores brasileiros.
D)Adotam-se no Brasil o caráter sigiloso (secreto) do voto, o pluripartidarismo e o sufrágio restrito e diferenciado.
E)O partido político detém autonomia para definir em que município será instalada sua sede, sua estrutura interna, sua organização, seu funcionamento e demais cláusulas.
Responder
Q319927 - CESPE Promotor de Justiça 2017
O princípio constitucional da anualidade ou da anterioridade da lei eleitoral
A)não abrange resoluções do TSE que tenham caráter regulamentar.
B)não repercute sobre decisões do TSE em casos concretos decididos durante o processo eleitoral e que venham a alterar a jurisprudência consolidada.
C)estabelece período de vacatio legis para a entrada em vigor das leis eleitorais.
D)tem aplicabilidade imediata e eficácia contida conforme a data do processo eleitoral.
Responder
Q319947 - CESPE Juiz de Direito 2017
No que diz respeito ao processo eleitoral, assinale a opção correta.
A)Aos eleitores em trânsito que se encontrarem fora de seu domicílio eleitoral, mas na mesma unidade da Federação, será assegurado o direito de votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.
B)O princípio da anualidade eleitoral ou da anterioridade tem sido interpretado de maneira estrita e foi sistematicamente observado nas alterações da legislação havidas desde 1993 e na sua interpretação.
C)Em caso de não comparecimento de um dos membros da mesa, o presidente deverá convocar, em tempo hábil, o suplente designado.
D)O eleitor que se encontrar no exterior durante o processo eleitoral de seu país poderá votar para presidente e vice-presidente, senador e deputado federal.
Responder