Disciplinas Direito Eleitoral Inelegibilidade Questões de concursos sobre "Inelegibilidade" | Direito Eleitoral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Inelegibilidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q319225 - IADES Procurador 2019
Com base na legislação eleitoral e na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de súmula vinculante, no que tange a condições de elegibilidade e inelegibilidade, assinale a alternativa correta.
A)Nos termos da jurisprudência do TSE e de súmula vinculante, a separação judicial ou divórcio, verificados no curso do mandato, afastam a inelegibilidade do ex-cônjuge para o mesmo cargo.
B)Nos termos da jurisprudência do TSE, é inelegível cunhada de governador do Estado em cuja jurisdição pretenda concorrer a cargo eletivo municipal.
C)Nos termos da lei, para todos os cargos eletivos, a idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade será verificada à data da posse.
D)Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de um ano e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.
E)No território de jurisdição do titular, são inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, dos chefes do Poder Executivo, ainda que já titulares de mandato eletivo e candidatos à reeleição.
Responder
Q319248 - CESPE Juiz de Direito 2019
Com base na legislação e na jurisprudência do TSE sobre inelegibilidade e alistamento eleitoral, assinale a opção correta.
A)Ante a impossibilidade de interpretação extensiva das regras de inelegibilidade, as relações estáveis homoafetivas não são situações configuradoras de hipóteses de inelegibilidade reflexa.
B)O procedimento de revisão do eleitorado foi inaugurado no Brasil com o recadastramento biométrico promovido pela justiça eleitoral, o qual tem como objetivo conferir maior segurança à identificação do eleitor.
C)Deferido o pedido de registro de candidatura, haverá preclusão quanto à possibilidade de arguir eventual ausência de domicílio eleitoral do candidato na circunscrição.
D)O prazo de inelegibilidade dos que forem condenados por corrupção eleitoral em decisão transitada em julgado tem como termo final o oitavo ano seguinte ao fato ilícito praticado.
E)O encerramento do prazo de inelegibilidade antes do dia da eleição afasta inelegibilidade que for constatada no momento da formalização do pedido de registro de candidatura.
Responder
Q319415 - FCC Consultor Legislativo 2018
Segundo a Lei n° 9.096/1995, que dispõe sobre filiação partidária e partidos políticos, é correto afirmar que
A)perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito.
B)será inelegível quem possuir dupla filiação partidária.
C)para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo partido pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições, majoritárias ou proporcionais.
D)os filiados de um partido político têm direitos e deveres estabelecidos segundo a hierarquia interna, sendo diferenciados de acordo com sua posição dentro do partido.
E)é vedado ao partido político ministrar instrução militar ou paramilitar aos filiados, não constituindo vedação a adoção de uniforme.
Responder
Q319439 - FCC Procurador Legislativo 2018
A representação movida em face de Augustus foi julgada procedente, tendo este sido condenado por abuso de poder econômico na eleição e declarado inelegível pelo prazo de oito anos. Esse prazo será contado do dia
A)do julgamento do recurso interposto da sentença que julgou procedente a representação.
B)da instauração da representação pela prática de abuso do poder econômico.
C)da sentença que julgou procedente a representação.
D)da eleição em que ocorreu o abuso do poder econômico.
E)do trânsito em julgado da decisão que declarou a inelegibilidade.
Responder
Q319480 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
Imagine que o Vereador X, do Município Z, tenha sido condenado pela prática de crime culposo contra o meio ambiente, e que, após interposição do competente recurso de apelação, teve sua condenação confirmada por órgão judicial colegiado. Nessa situação hipotética, a partir das regras decorrentes de inelegibilidade e da ficha limpa, é correto afirmar que o Vereador X
A)será considerado inelegível, automaticamente, pois a prática de crime doloso ou culposo contra o meio ambiente é causa de inelegibilidade.
B)somente será considerado inelegível após o trânsito em julgado da decisão condenatória, em atenção ao princípio da presunção de inocência.
C)será considerado inelegível a critério de prudência do Tribunal, no momento da prolação da decisão colegiada.
D)não será considerado inelegível pela prática do crime contra o meio ambiente, pois no caso hipotético, esse fora cometido de forma culposa.
E)não será considerado inelegível, desde que a pena aplicada tenha sido inferior a 2 anos de reclusão, em regime aberto.
Responder
Q319597 - FUNRIO Procurador 2018
Amauri é governador no Estado do Espírito Santo, mas devido a sucessivas crises entre ele e o partido, decidiu candidatar-se a prefeito da capital Vitória, por outro partido político.
Nesse sentido, pode-se afirmar que Amauri
A)não poderá concorrer a prefeito de Vitória, até o final do mandato de Governador.
B)terá que renunciar ao respectivo mandato de governador até seis meses antes do pleito — instituto da desincompatibilização.
C)terá esse conduto vedado, porque ele trocou de partido político.
D)terá que renunciar ao respectivo mandato de governador até cinco meses antes do pleito, para se candidatar a prefeito.
Responder
Q319599 - FUNRIO Procurador 2018
Gilberto é candidato a prefeito no município de Buritis/RR. Sua esposa Roberta é candidata à governadora no estado de Roraima. Michele, filha adotiva do casal, é vereadora em Buritis/RR e candidata à reeleição
Tendo em vista o caso exposto, é CORRETO afirmar que
A)Gilberto é inelegível.
B)Roberta poderá se candidatar para o cargo de governadora.
C)Michele não terá problemas em sua candidatura à reeleição.
D)Roberta e Michele estão impedidas de prosseguir com as candidaturas.
Responder
Q319602 - FUNRIO Procurador 2018
No que concerne à literalidade do Código Eleitoral, é CORRETO afirmar que
A)somente cidadão brasileiro nato pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade.
B)são eleitores apenas os brasileiros maiores de 16 anos que se alistarem na forma da lei.
C)não se podem alistar eleitores: os analfabetos; os que não saibam se exprimir na língua portuguesa; os que estejam privados, transitória ou permanentemente, dos direitos políticos.
D)os militares são alistáveis, desde que oficiais, aspirantes a oficiais, guardas-marinha, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas militares de ensino superior para formação de oficiais.
Responder
Q319630 - CESPE Juiz de Direito 2018
É correto afirmar que a inelegibilidade
A)alcança aqueles que não estejam filiados a partido político há, pelo menos, um ano antes da eleição.
B)de candidato a presidente da República se estende ao candidato a vice-presidente da República.
C)pode ser reconhecida de ofício pela justiça eleitoral nos processos de registro de candidatura.
D)obsta temporariamente a capacidade eleitoral ativa dos candidatos.
E)abrange, por força constitucional, os analfabetos, os semianalfabetos, os conscritos e os estrangeiros.
Responder
Q319633 - VUNESP Técnico Legislativo 2016
Aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, tornam-se inelegíveis para as eleições que se realizarem nos
A)8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão.
B)8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data em que o fato ocorreu.
C)4 (quatro) anos seguintes, contatos a partir da data da decisão.
D)4 (quatro) anos seguintes, contados a partir da data em que o fato ocorreu.
E)2 (dois) anos seguintes, contados a partir da data da decisão.
Responder