Disciplinas Direito do Consumidor Publicidade Abusiva Questões de concursos sobre "Publicidade Abusiva" | Direito do Consumidor - página 8 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Publicidade Abusiva que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q316554 - MPE-MG Promotor de Justiça 2010
Nos termos das normas jurídicas de ordem pública, considere as seguintes proposições I. Nos contratos de planos de saúde, é proibida a cláusula que fixa o reajuste das prestações pecuniárias em razão da faixa etária de pessoas muito idosas. II. A oferta publicitária de crédito deve garantir ao consumidor o direito à informação prévia, ostensiva e adequada sobre a taxa efetiva anual de juros. III. Os dados contábeis que dão base à oferta publicitária de crédito devem ser organizados pelo fornecedor e informados aos legítimos interessados, sob pena de responsabilidade penal. IV. Prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor idoso para impingir-lhe uma operação de crédito consignado é uma prática abusiva. Marque a opção CORRETA .
A)I e II estão corretas.
B)II e III estão corretas.
C)I, II e IV estão corretas.
D)III e IV estão corretas.
E)Todas estão corretas.
Responder
Q316616 - VUNESP Juiz de Direito 2009
Assinale a alínea correta, no que pertine às práticas comerciais regulamentadas pela Lei n.º 8.078/90.
A)Publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
B)Os produtos refrigerados devem possuir informações sobre as características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores, gravadas de forma indelével.
C)Aquele que comercializa deve assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.
D)A publicidade de bens e serviços por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina, é permitida desde que informada ao mesmo.
E)A lei prevê abusividade publicitária por omissão.
Responder
Q316655 - FCC Promotor de Justiça 2009
A publicidade que se aproveita das deficiências de julgamento e experiência da criança é considerada
A)lícita, nos casos em que se possa presumir a permissão dos pais ou responsáveis para que a criança a ela tenha acesso.
B)enganosa e, por isto, proibida.
C)abusiva e, por isto, proibida.
D)abusiva, se for capaz de induzir também o adulto em erro a respeito das características ou qualidades do produto.
E)enganosa, se induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou à sua segurança.
Responder
Q316657 - FCC Procurador do Estado 2009
Considerando o disposto no Código de Defesa do Consumidor, analise as seguintes assertivas: I. A inversão do ônus da prova a favor do consumidor poderá ocorrer, no processo civil, quando ficar caracterizada sua hipossuficiência. II. A publicidade comparativa é uma das modalidades de publicidade proibida, tendo em vista seu potencial de abusividade. III. A solução dos conflitos de consumo por arbitragem é proibida, pois se caracteriza como prática abusiva. IV. Um produto poderá ser considerado defeituoso em razão de informações insuficientes sobre sua utilização. V. O princípio geral é que a nulidade de uma cláusula contratual invalida o contrato como um todo. Está correto SOMENTE o que se afirma em
A)V.
B)I e IV.
C)III e V.
D)II e III.
E)II, III e V.
Responder