Questões de concursos sobre "Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios" | Direito Constitucional - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q275079 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018

Determinado município apresentou, por cinco anos seguidos, graves problemas na sua prestação de contas, em razão de desvios de recursos públicos por parte de seus gestores. Tendo constatado a recorrência desse problema, o servidor do tribunal de contas local responsável pelo controle dessas contas propôs a criação de um tribunal de contas municipal para garantir melhor controle dos gastos do município.


Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF), a proposta do servidor do tribunal de contas é

Ver Comentários

Q275142 - CESPE Analista - Administrador 2018

Mais de 450 obras executadas com recursos públicos foram interrompidas em um estado. Foi constatado desrespeito às regras licitatórias, o que possibilitou a emissão de notas fiscais falsas e a participação de empresas não atuantes no ramo e de empresas inexistentes. Devido a essa situação preocupante, o Tribunal de Contas da União (TCU) fixou prazo para que se adotassem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei.


A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q275252 - CESPE Analista de Controle Externo 2018

Compete aos tribunais de contas estaduais
Ver Comentários

Q275357 - UEM Advogado 2018

Marque a alternativa incorreta.
Ver Comentários

Q275550 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Em relação aos Tribunais de Contas e ao Conselho Nacional de Justiça, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q276153 - FCC Procurador Legislativo 2018

O controle exercido pelos Tribunais de Contas em relação à atuação do Poder Executivo, nos limites fixados pela Constituição Federal, autoriza
Ver Comentários

Q276565 - FGV Analista Legislativo - Processo Legislativo 2018

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia realizou uma auditoria financeira, orçamentária e patrimonial nas atividades desempenhadas pela Secretaria de Estado Alfa e constatou que alguns procedimentos administrativos estariam sendo conduzidos à margem da lei.


Com isso, o TCE decidiu assinar prazo para que fossem adotadas as providências necessárias ao cumprimento da lei. Como essas providências não foram adotadas, ele sustou a prática de diversos atos potencialmente lesivos ao erário. Por fim, em procedimento próprio, aplicou, aos responsáveis, multa proporcional ao dano causado.


À luz da sistemática constitucional, em especial do princípio da simetria, assinale a afirmativa correta.

Ver Comentários

Q278112 - FGV Advogado 2018

Um deputado estadual de Rondônia, com o objetivo de aumentar a fiscalização das contas da cidade de Porto Velho, apresentou proposta de emenda à Constituição Estadual autorizando o Município da capital a criar um Tribunal de Contas, como órgão municipal, para exercer competências até então do Tribunal de Contas Estadual.


Instado a se manifestar sobre a juridicidade e constitucionalidade da proposta, o advogado da Assembleia deve direcionar seu parecer no sentido da

Ver Comentários

Q278131 - FCC Auditor Público Externo 2018

Ato praticado pelo Prefeito de um município do Estado do Rio Grande do Sul foi examinado pelo TCE/RS e considerado contrário à legislação pertinente. A decisão tomada pelo Tribunal, nesse caso, teve eficácia de título executivo. Conforme está definido de forma expressa na Constituição Federal, essa eficácia ocorre tendo em vista da decisão resultar
Ver Comentários

Q278212 - FUNRIO Procurador 2018

O Tribunal de Contas é o órgão integrante do Congresso Nacional que tem a função constitucional de auxiliá-lo no controle financeiro externo da Administração Pública, como emana do Artigo 71 da atual Constituição.


Analise as seguintes atribuições do Tribunal de Contas no tocante ao controle financeiro da Administração:


I. É o órgão que julga as contas do Presidente da República e elabora parecer prévio a ser analisado pelo Congresso Nacional.

II. É o órgão que aprecia as contas dos Prefeitos, mas a Câmara Municipal é que as julga.

III. Aplica sanções aos responsáveis por conduta ilícita no processo de despesas públicas.

IV. Permite-lhe exercer controle sobre entidades administrativas vinculadas a ente federativo diverso.


Assinale a alternativa plenamente CORRETA.

Ver Comentários