Questões de concursos sobre "Habeas Corpus" | Direito Constitucional - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Habeas Corpus que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q274510 - IBADE Analista - Informática 2018

Com vistas a anular ato lesivo à moralidade administrativa, qualquer cidadão é parte legítima para propor:
Ver Comentários

Q275012 - FEPESE Procurador do Estado 2018

Quanto aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição da República, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q275354 - UEM Advogado 2018

Não se trata de ação constitucional:
Ver Comentários

Q275518 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Em relação aos instrumentos constitucionais para a proteção dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q275896 - FUNRIO Procurador 2018

Intimado a depor em uma CPMI do Congresso Nacional, José, empresário do ramo de publicidade, ingressou com uma demanda junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu uma liminar que lhe garantia permanecer sem responder aos questionamentos dos parlamentares. José compareceu à sessão e entregou o documento que ele chamou de salvo conduto. 
Considerando ser esse o nome popular do instrumento, o CORRETO é que José do conseguiu uma liminar em
Ver Comentários

Q276541 - CONSULPLAN Juiz de Direito 2018

A Constituição prevê ações específicas de controle da Administração Pública, às quais a doutrina se refere com a denominação de remédios constitucionais. Quais seriam os remédios constitucionais passíveis de serem utilizados, individualmente, por qualquer pessoa física?
Ver Comentários

Q278161 - CS-UFG Assistente de Informática 2018

Os remédios constitucionais são meios, ações ou direito de petição colocados à disposição do indivíduo com o intuito de sanar ilegalidades ou abuso de poder. Assim, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, conceder-se-á
Ver Comentários

Q278310 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2018

Maria, pessoa que comprovadamente possui insuficiência de recursos, precisa ter acesso a informações pessoais suas, constantes de banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o tempo de serviço prestado em condições insalubres perante esse órgão. Efetuado o requerimento, o órgão, no entanto, recusa-se a fornecer-lhe as informações. Como ficou sabendo da existência de uma ação constitucional capaz de obrigar o órgão governamental a fazê-lo, Maria procura a Defensoria Pública para ingressar com a ação competente. Nessa situação, à luz da disciplina constitucional da matéria, a Defensoria Pública
Ver Comentários

Q278421 - UFLA Administrador 2018

Joaquim Silva, brasileiro, morador da cidade de Belo Horizonte, procurou aconselhamento jurídico pois tomara conhecimento de um ato lesivo ao patrimônio público e ao meio ambiente e gostaria de saber, como cidadão, se seria parte legítima para propor algum tipo de ação visando anular tal ato. Neste caso, tendo as previsões da Constituição de República Federativa do Brasil de 1988:
Ver Comentários

Q278506 - FGV Administrador de redes 2018

Pedro, servidor público estadual, formulou requerimento de gozo de licença paternidade ao seu superior hierárquico, o qual foi indeferido sem qualquer fundamentação.


A licença estava prevista no regime jurídico da categoria como direito subjetivo do servidor, tendo sido o requerimento formulado no prazo legal, devidamente instruído com a certidão de nascimento do filho do requerente.


Assinale a opção que indica o instrumento constitucional mais adequado para impugnar judicialmente a decisão de indeferimento da licença.

Ver Comentários