Questões de concursos sobre "Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO" | Direito Constitucional - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q274278 - UERR Auditor 2018

A ação direta de inconstitucionalidade por omissão visa a:
Ver Comentários

Q274491 - SELECON Direito 2018

A Constituição Federal prevê que omissões quanto a preceitos constitucionais possam ser controladas por ação direta de inconstitucionalidade. Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em:
Ver Comentários

Q274586 - FCC Defensor Público 2018

A ação que tem como pressuposto fático a existência de decisões de constitucionalidade, em processos concretos, contrárias à posição governamental é conhecida como ação
Ver Comentários

Q274892 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Assinale a alternativa que aponta um tipo de ato ou espécie normativa que, como regra, é passível de controle abstrato de constitucionalidade.
Ver Comentários

Q274958 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018

Considerado o sistema de controle de constitucionalidade no direito brasileiro, à luz das normas constitucionais e legais pertinentes, bem como da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - STF,
Ver Comentários

Q275885 - FUNRIO Procurador 2018

O controle de constitucionalidade concentrado das leis, regido pela CRFB e regulamentado por leis próprias, possui regras processuais que lhe são únicas. 
Logo, essa modalidade de controle da constitucionalidade
Ver Comentários

Q278652 - PGR Procurador da República 2017

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
Ver Comentários

Q278737 - VUNESP Procurador 2018

Assinale a alternativa que contempla ação de controle de constitucionalidade que é dotada da característica da subsidiariedade.
Ver Comentários

Q278738 - VUNESP Procurador 2018

A respeito das ações de controle de constitucionalidade no direito brasileiro, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q278946 - INAZ do Pará Advogado 2018

Analise a assertiva: “Antes o Poder Judiciário não promovia o regramento provisório do direito previsto na Constituição que era obstado pela omissão legislativa. Conseguintemente, ao conceder a injunção, o Tribunal respectivo apenas conferia ao Poder Legislativo a ciência da mora inconstitucional. Hoje, o Poder Judiciário supre a lacuna legislativa existente e viabiliza o imediato exercício do direito previsto na Constituição; estende os efeitos da decisão, apenas, às partes que figuram no processo, conferindo a seguir a ciência do feito ao Poder Legislativo.” 
A respeito da assertiva, podemos afirmar que o assunto mencionado relaciona-se com:
Ver Comentários