Disciplinas Direito Constitucional Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO Questões de concursos sobre "Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO" | Direito Constitucional - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q274278 - UERR Auditor 2018
A ação direta de inconstitucionalidade por omissão visa a:
A)impugnar lei ou ato normativo federal ou estadua em face da Constituição Federal.
B)impugnar ato dos poderes estaduais ou distritais que infrinja princípio constitucional sensível, de maneira a promover a sua declaração de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal e a requisitar a decretação de intervenção federal ao Presidente da República.
C)adotar medida necessária para tornar efetiva norma constitucional federal.
D)solucionar controvérsia judicial relevante sobre a aplicação de lei ou ato normativo federal em face da Constituição Federal.
E)evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público, bem como solucionar controvérsia constitucional a respeito de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição da República.
Responder
Q274491 - SELECON Direito 2018
A Constituição Federal prevê que omissões quanto a preceitos constitucionais possam ser controladas por ação direta de inconstitucionalidade. Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em:
A)quinze dias
B)trinta dias
C)quarenta e cinco dias
D)sessenta dias
Responder
Q274586 - FCC Defensor Público 2018
A ação que tem como pressuposto fático a existência de decisões de constitucionalidade, em processos concretos, contrárias à posição governamental é conhecida como ação
A)direta interventiva.
B)direta de inconstitucionalidade.
C)declaratória de constitucionalidade.
D)direta de inconstitucionalidade por omissão.
E)difusa de constitucionalidade.
Responder
Q274892 - VUNESP Juiz de Direito 2018
Assinale a alternativa que aponta um tipo de ato ou espécie normativa que, como regra, é passível de controle abstrato de constitucionalidade.
A)Regimentos Internos dos Tribunais.
B)Decreto regulamentar não autônomo do Chefe do Executivo.
C)Súmula vinculante.
D)Normas constitucionais originárias.
E)Resolução que autoriza processo contra o Presidente da República.
Responder
Q274958 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018
Considerado o sistema de controle de constitucionalidade no direito brasileiro, à luz das normas constitucionais e legais pertinentes, bem como da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - STF,
A)é incabível a concessão de medida cautelar em Ação Direita de Inconstitucionalidade por omissão, em razão da natureza da tutela pretendida.
B)a decisão sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo, nas ações de controle concentrado de competência originária do STF, somente será tomada se presentes na sessão pelo menos seis Ministros.
C)proclamada a constitucionalidade, julgar-se-á procedente a ação direta ou improcedente eventual ação declaratória de constitucionalidade; e, proclamada a inconstitucionalidade, julgar-se-á improcedente a ação direta ou procedente eventual ação declaratória de constitucionalidade.
D)viola a cláusula de reserva de plenário a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.
E)ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, o STF, por decisão da maioria absoluta de seus membros, poderá restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.
Responder
Q275885 - FUNRIO Procurador 2018
O controle de constitucionalidade concentrado das leis, regido pela CRFB e regulamentado por leis próprias, possui regras processuais que lhe são únicas. Logo, essa modalidade de controle da constitucionalidade
A)conta com uma única modalidade de intervenção de terceiros, quando da atuação do amicus curiae .
B)conta com a figura interventiva do amicus curiae , sempre que requerido pela parte autora.
C)não conta com nenhuma modalidade de intervenção de terceiros.
D)conta com as modalidades de intervenção de terceiros, desde que o terceiro demonstre o interesse na decisão.
Responder
Q278652 - PGR Procurador da República 2017
ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
A)Lei distrital editada no exercício de competência municipal não é passível de controle abstrato de constitucionalidade no âmbito do STF.
B)É possível, em sede de controle abstrato de constitucionalidade, a invalidade de uma norma que se extrai, a contrario sensu , de um texto legal, mas que não está contida em qualquer fragmento linguístico.
C)Nas chamadas “sentenças aditivas de princípio” ou “sentenças delegação”, a Suprema Corte, em decisões no controle abstrato de constitucionalidade, exorta o legislador a agir, delineando as diretrizes que deve seguir.
D)A coisa julgada, em controle abstrato de constitucionalidade, significa que a decisão permanecerá eficaz sobre hipóteses idênticas, salvo se o STF adotar nova compreensão sobre o tema ou o Legislativo vier a editar lei em sentido contrário ao entendimento adotado naquela decisão.
Responder
Q278737 - VUNESP Procurador 2018
Assinale a alternativa que contempla ação de controle de constitucionalidade que é dotada da característica da subsidiariedade.
A)Ação Direta de Inconstitucionalidade.
B)Ação Declaratória de Constitucionalidade.
C)Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.
D)Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
E)Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva.
Responder
Q278738 - VUNESP Procurador 2018
A respeito das ações de controle de constitucionalidade no direito brasileiro, é correto afirmar que
A)a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental pode ser utilizada para o controle preventivo de constitucionalidade e para normas anteriores à Constituição vigente.
B)não cabe a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental para desafiar veto de Prefeito contra projeto de lei municipal que entendeu ser inconstitucional.
C)não é cabível a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão quando houver lei disciplinando a matéria ainda que de forma insuficiente.
D)da decisão que indeferir a petição inicial da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão não caberá recurso.
E)na Ação Direta de Inconstitucionalidade o STF fica vinculado ao pedido inicial, não podendo proclamar a inconstitucionalidade por fundamento diverso do alegado.
Responder
Q278946 - INAZ do Pará Advogado 2018
Analise a assertiva: “Antes o Poder Judiciário não promovia o regramento provisório do direito previsto na Constituição que era obstado pela omissão legislativa. Conseguintemente, ao conceder a injunção, o Tribunal respectivo apenas conferia ao Poder Legislativo a ciência da mora inconstitucional. Hoje, o Poder Judiciário supre a lacuna legislativa existente e viabiliza o imediato exercício do direito previsto na Constituição; estende os efeitos da decisão, apenas, às partes que figuram no processo, conferindo a seguir a ciência do feito ao Poder Legislativo.” A respeito da assertiva, podemos afirmar que o assunto mencionado relaciona-se com:
A)O mandado de injunção, porém, a segunda parte está errada uma vez que os efeitos adotados, em regra, quando da concessão do referido remédio constitucional, são os individuais intermediários.
B)O mandado de injunção, porém, o efeito que não é mais utilizado é aquele em que o Poder Judiciário, antes de suprir a lacuna existente e viabilizar a fruição do direito previsto na Constituição, defere um prazo para o Poder legislativo apreciar as questões suscitadas na ação.
C)O mandado de injunção, porém, o remédio constitucional mais adequado para combater o tipo de lesão narrada é o mandado de segurança coletivo.
D)A Ação Direita de Inconstitucionalidade por Omissão, porém, os efeitos narrados na primeira parte da assertiva ainda continuam válidos e são previstos expressamente no texto constitucional.
E)A Ação Direita de Inconstitucionalidade por Omissão, que no caso narrado deveria ser proposta contra o Chefe do Poder Executivo da União.
Responder