Questões de concursos sobre "União Estável" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre União Estável que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q266557 - FCC Defensor Público 2018

Considerando-se os princípios atuais aplicáveis à família, inclusive sob o prisma constitucional,
Ver Comentários

Q266643 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

A propósito da conversão da união estável em casamento, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q266659 - FUMARC Delegado de Polícia 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito de família: 
I. A diversidade de sexos entre os companheiros não é requisito essencial para a configuração da união estável. II. A pessoa casada, mas separada de fato, pode constituir união estável. III. De acordo com jurisprudência pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, na união estável, na ausência de contrato de convivência, a partilha de bens exige prova do esforço comum. IV. A pessoa divorciada, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha de bens do casal, não pode constituir união estável.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Ver Comentários

Q267170 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2018

Assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q267479 - FGV Analista Judiciário - Área Judiciária 2018

Janaína, divorciada e mãe de três filhos maiores, estabelece união homoafetiva com Jurema, sem, contudo, regulamentar a relação por escrito. Ao longo do período de convivência, Janaína adquiriu pequeno apartamento, onde estabeleceu residência com sua companheira. 
Diante do recente falecimento de Janaína, aos 58 anos, que apenas deixou o imóvel em que residia, Jurema fará jus:
Ver Comentários

Q267538 - FCC Defensor Público 2018

Ricardo viveu em união estável com Viviane, com quem teve quatro filhos, Bruno, Cleber, Daiane e Flávia. Durante a união, que perdurou por 35 anos, até a morte de Ricardo, Viviane se dedicava aos cuidados da casa e dos filhos, enquanto Ricardo trabalhava como motorista. Antes da união estável, Ricardo havia adquirido um pequeno terreno em área rural. Na constância do relacionamento, adquiriram a casa em que a família morava e um automóvel. Com a morte de Ricardo, foi aberto inventário e a família procura a Defensoria Pública para obter orientação quanto à forma correta a ser realizada a partilha. Ricardo faleceu ab intestatio e não tinha pacto de convivência com Viviane. Diante desta situação e, em conformidade com o entendimento dos Tribunais Superiores, o Defensor deverá apresentar orientação esclarecendo que, em relação aos bens adquiridos na constância da união estável (casa e veículo), Viviane
Ver Comentários

Q267562 - FGV Advogado 2018

Joana era companheira de Antônio, sem que houvessem, contudo, formalizado por documento escrito a relação. Ao longo da união estável, iniciada quando ambos não tinham bens próprios, o casal teve quatro filhos e amealhou considerável patrimônio comum.


Diante do falecimento de Antônio, a Joana caberá:

Ver Comentários

Q267646 - CESPE Defensor Público 2018

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ acerca da união estável e casamento, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q268096 - CESPE Defensor Público 2017

No que se refere à união estável, ao casamento, à filiação e aos alimentos, julgue os itens a seguir.


I. Será admissível o deferimento de alimentos gravídicos mesmo quando não for verificada hipótese de presunção legal de paternidade.

II. Na união estável, será nulo de pleno direito o contrato firmado entre os companheiros que disponha de regime patrimonial diverso do regime de comunhão parcial de bens.

III. Será vedado ao juiz impor a guarda compartilhada caso um dos genitores declare que não deseja exercer a guarda do menor.

IV. Optando pelo divórcio extrajudicial, os nubentes poderão deliberar, na mesma escritura, sobre partilha de bens, guarda de filhos e alimentos.


Estão certos apenas os itens

Ver Comentários

Q268391 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Nos termos do Código Civil, é correto afirmar:
Ver Comentários