Disciplinas Direito Civil Condomínio Questões de concursos sobre "Condomínio" | Direito Civil - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Condomínio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q265025 - FCC Procurador Municipal 2018
A)como regra geral dirige-se somente aos proprietários, excluídos os cessionários de direitos e os promitentes compradores das unidades autônomas.
B)é oponível contra terceiros a partir de sua aprovação, independentemente de quaisquer formalidades.
C)não pode prever a competência e forma de convocação das assembleias, o que é exclusivo da lei civil.
D)deverá ser realizada necessariamente por escritura pública.
E)deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.
Responder
Q265550 - FCC Advogado 2016
João, José, Fabrício e Cláudio são condôminos de determinado bem indivisível. João deseja vender sua parte e sua conhecida, Maria, ao saber dessa informação, demonstra interesse em comprá-la. Ao dar conhecimento desse fato aos outros condôminos, estes manifestam o desejo de adquiri-la, oferecendo o mesmo preço que Maria estava disposta a pagar. Sabendo que nenhum dos condôminos tem benfeitorias e que Cláudio é o condômino que possui quinhão maior, João
A)deverá vender sua parte a Maria, pois foi a primeira que manifestou vontade em adquiri-la.
B)não poderá vender sua parte a Maria e, com relação aos condôminos, preferirá Cláudio.
C)não poderá vender sua parte a Maria e, com relação aos condôminos, haverão a parte vendida os comproprietários conjuntamente, que a quiserem, depositando previamente o preço.
D)não poderá vender sua parte a Maria e, com relação aos condôminos, haverão a parte vendida os comproprietários conjuntamente, que a quiserem, sendo desnecessário depositar previamente o preço.
E)poderá vender sua parte a Maria ou a qualquer um dos condôminos, a seu critério.
Responder
Q267060 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Em relação ao condomínio, assinale a correta:
A)Não pode o condômino eximir-se do pagamento das despesas e dívidas, renunciando à parte ideal.
B)Não podem os condôminos acordar que fique indivisa a coisa comum por prazo determinado, sendo lícito exigir a divisão da coisa comum a qualquer tempo.
C)O condomínio de coisa indivisível não pode vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. Sendo muitos os condôminos, preferirá o que tiver benfeitorias de maior valor e, na falta de benfeitorias, o de quinhão maior.
D)Cada condômino pode usar da coisa conforme sua destinação, sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la., bem como dar posse, uso ou gozo dela a estranhos, independente do consenso dos outros.
Responder
Q267625 - Orhion Consultoria Procurador Jurídico 2018
Sobre condomínio, assinale a alternativa INCORRETA :
A)O proprietário que tiver direito a estremar um imóvel com paredes, cercas, muros, valas ou valados, tê-lo-á igualmente a adquirir meação na parede, muro, valado ou cerca do vizinho, embolsando-lhe metade do gasto havido com a obra.
B)Cada condômino pode usar da coisa conforme sua destinação, sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la.
C)Cada condômino responde aos outros pelos frutos que percebeu da coisa e pelo dano que lhe causou.
D)Deliberando a maioria sobre a administração da coisa comum, escolherá o administrador, que poderá ser estranho ao condomínio; resolvendo alugá-la, preferir-se-á, em condições iguais, o condômino ao que não o é.
Responder
Q268396 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
No condomínio edilício, são direitos dos condôminos, EXCETO :
A)em dar a sua unidade destinação diversa da estipulada.
B)fruir livremente das suas unidades.
C)usar as partes comuns, conforme sua destinação, desde que não exclua a utilização dos demais possuidores.
D)participar das assembleias e votar nas deliberações, desde que estejam quites com as contribuições para as despesas.
Responder
Q269176 - MPE-PR Promotor de Justiça 2017
Sobre condomínio em edifícios, assinale a alternativa incorreta :
A)As partes suscetíveis de utilização independente podem ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários.
B)Os abrigos para veículos não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio.
C)O condomínio edilício pode ser instituído por ato inter vivos , sendo vedada sua instituição por testamento.
D)É sempre obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.
E)As despesas relativas a partes comuns de uso exclusivo de um condômino, ou de alguns deles, incumbem a quem delas se serve.
Responder
Q269377 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
Sobre Direitos Reais, assinale a alternativa correta:
A)Presume-se de boa-fé, o possuidor com justo título, não constituindo obstáculo lei expressa que não admita referida presunção.
B)Não será possível a conversão da detenção em posse, independentemente do rompimento e da ausência de subordinação, na situação que envolva o exercício em nome próprio dos atos possessórios.
C)Em um condomínio, o compossuidor somente poderá exercer atos possessórios sobre a coisa, desde que não retire a posse dos demais possuidores.
D)A posse poderá ser reclamada mediante atos de mera permissão ou tolerância, desde de que, demonstrada a boa-fé.
Responder
Q269482 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
Nos termos do Código Civil, relativamente ao condomínio, NÃO constituem direitos do condômino:
A)Usar, fruir e livremente dispor das suas unidades.
B)Usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores.
C)Votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.
D)Contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção.
Responder
Q269556 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
Nos termos do Código Civil, relativamente a condomínio, NÃO constituem deveres do condômino:
A)Não realizar obras que comprometam a segurança da edificação.
B)Não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.
C)Contribuir para as despesas do condomínio e apenas na proporção das suas frações ideais.
D)Dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.
Responder
Q269730 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2017
Caio, Tício, Mévio e Sinfrônio são condôminos de um apartamento. Caio vende sua parte a Tício, sem consultar os outros comproprietários. Assinale a opção correta:
A)Mévio, titular da maior fração ideal sobre o bem, pode obter a resolução da venda e adjudicar para si a parte vendida, depositando o preço pago por Tício dentro do prazo decadencial indicado em lei.
B) Sinfrônio, titular de benfeitorias mais valiosas incorporadas ao bem, pode obter a resolução do negócio e adjudicar a parte vendida, depositando judicialmente o preço pago dentro do prazo decadencial indicado em lei.
C)Mévio, titular da maior fração ideal sobre o bem, pode obter a resolução da venda e adjudicar para si a parte alienada, depositando o preço pago por Tício no prazo prescricional indicado em lei.
D)Sinfrônio, titular de benfeitorias mais valiosas incorporadas ao bem, pode obter a resolução do negócio e adjudicar a parte vendida, depositando judicialmente o preço pago no prazo prescricional indicado em lei.
E)Nem Mévio e nem Sinfrônio têm direito de preferência sobre a parte alienada.
Responder