Questões de concursos sobre "Casamento" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Casamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265167 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018

Quanto à disciplina jurídica do direito matrimonial, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q265420 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Atenção: A questão refere-se a Direito Civil II .

Quanto ao regime de bens entre os cônjuges, conforme estabelece a legislação vigente,
Ver Comentários

Q265459 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Flávio e Fernanda se casaram pelo regime da comunhão parcial de bens. Antes do casamento, Flávio não tinha qualquer bem, enquanto Fernanda tinha um apartamento. Durante a constância do casamento, Fernanda vendeu o apartamento e, com o fruto da venda, adquiriu uma casa, constando a sub-rogação do bem na escritura pública. Além disso, Flávio adquiriu em seu nome e sem a participação econômica de sua esposa, um prédio comercial. Ainda durante o casamento, Flávio recebeu uma chácara de herança de seu genitor. Por fim, Fernanda recebeu a doação de uma motocicleta. Com o fim do casamento, integram a meação do casal apenas
Ver Comentários

Q265752 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

São impedidos de casar
Ver Comentários

Q265891 - IBFC Juiz federal 2018

João da Silva e Vanessa Lizandra, após vinte anos de casamento, se separam consensualmente através de escritura pública, devido à inexistência de filhos incapazes, no ano de 2015, não sendo acordada a fixação de alimentos para qualquer um deles. Após dez meses da separação formal, João vem a óbito devido ao câncer diagnosticado, sendo que Vanessa requer à União Federal (Ministério das Comunicações) sua habilitação como pensionista de senador público civil sob o fundamento de que não houve dissolução válida da sociedade conjugal em razão da Emenda Constitucional n. 66/2010 que, segundo alega, ab-rogou as normas que tratavam da separação formal. Assinale a opção correta:
Ver Comentários

Q266027 - FCC Promotor de Justiça 2018

Sobre o processo de habilitação, a celebração e o registro do casamento, considere as afirmativas a seguir:


I. A habilitação será feita pessoalmente ou por procurador perante o Oficial do Registro Civil, ouvido o Juiz de casamentos e, se houver impugnação, manifestar-se-á o Ministério Público antes de ser submetida ao Juiz de Direito competente, que a decidirá.

II. Quando a solenidade do casamento for realizada em edifício particular, ficará este de portas abertas durante o ato, presentes quatro testemunhas, parentes ou não dos contraentes, bastando, porém, duas testemunhas se a solenidade realizar-se em cartório, salvo se algum dos contraentes não souber ou não puder escrever, hipótese em que também serão necessárias quatro testemunhas.

III. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau, as quais comparecerão, perante a autoridade judiciária mais próxima, em dez dias, sendo irrecorrível a decisão do juiz que considerar válido o casamento.

IV. A invalidade do mandato para o casamento, judicialmente decretada, equipara-se à sua revogação, a qual, porém, não autorizará a anulação do casamento, se sobrevier a coabitação entre os cônjuges.

V. O casamento religioso, celebrado sem a prévia habilitação perante o Oficial do Registro Público, poderá ser registrado desde que apresentados pelo celebrante ou pelos nubentes com o requerimento de registro, a prova de celebração do ato religioso e os documentos exigidos pelo Código Civil, suprindo eles eventual falta de requisitos no termo da celebração.


Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q266035 - FCC Promotor de Justiça 2018

O Ministério Público pode, mediante ação direta, promover a decretação de nulidade de casamento
Ver Comentários

Q266045 - FCC Promotor de Justiça 2018

A respeito dos poderes do Estado, em matéria de direito de família, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q266319 - VUNESP Delegado de Polícia 2018

Maria propôs ação de divórcio em face de João e ambos, já divorciados, estão aguardando a homologação da partilha dos bens do casal. Nesse período, Maria conhece José e decidem se casar. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q266557 - FCC Defensor Público 2018

Considerando-se os princípios atuais aplicáveis à família, inclusive sob o prisma constitucional,
Ver Comentários