Questões de concursos sobre "Adimplemento, Modalidades de Pagamento e Extinção das Obrigações" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Adimplemento, Modalidades de Pagamento e Extinção das Obrigações que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265072 - FCC Defensor Público 2018

Lucas e Bruno realizaram um contrato de trato sucessivo em que se estampava uma obrigação portável. Entretanto, reiteradamente, o pagamento era feito de forma diversa da que fora pactuada, sem que os envolvidos apresentassem objeção. Neste caso, os pagamentos realizados são:
Ver Comentários

Q265088 - FCC Defensor Público 2018

No direito das obrigações, a novação
Ver Comentários

Q265416 - CESPE Procurador Municipal 2018

Paulo tem uma dívida de R$ 1.000 com Pedro; este, por sua vez, também tem uma dívida de R$ 1.000 com Paulo, de modo que ambas as dívidas são líquidas e exigíveis. 
Nesse caso, a extinção da obrigação poderá ocorrer por
Ver Comentários

Q265483 - FEPESE Advogado 2017

A consignação em pagamento tem lugar:


1. quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos.

2. se é o credor que paga a dívida do devedor comum.

3. se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento.

4. se pender litígio sobre o objeto do pagamento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Ver Comentários

Q265491 - UEM Advogado 2018

Marque a alternativa incorreta.
Ver Comentários

Q265527 - Gestão Concurso Assessor Jurídico 2018

O artigo 304 do Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, refere-se ao tópico Adimplemento e Extinção das Obrigações e preconiza:

Art. 304 - Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.

Parágrafo único. Igual direito cabe ao terceiro não interessado, se o fizer em nome e à conta do devedor, salvo oposição deste.


Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir.


I. O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar e se sub-roga nos direitos do credor. Se pagar antes de vencida a dívida, só terá direito ao reembolso no vencimento.

II. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposição do devedor, não obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ação.

III. O pagamento que importar transmissão da propriedade só terá eficácia, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu.

IV. Se se der em pagamento coisa fungível, poder-se-á reclamar do credor que, mesmo de boa-fé, a recebeu e consumiu, se o solvente não tivesse o direito de aliená-la.


Está correto apenas o que se afirma em

Ver Comentários

Q265622 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Quitação – no contrato de compra e venda de imóvel, mediante pagamento do preço a prazo – é
Ver Comentários

Q265780 - IADES Analista Jurídico 2018

Relacionado fortemente com os princípios gerais contratuais, em especial à função social do contrato, com o princípio da boa-fé objetiva, e com os princípios que envolvem o adimplemento das obrigações, encontra-se a teoria do adimplemento substancial. A respeito dessa teoria, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q266003 - CS-UFG Procurador Jurídico 2018

O direito brasileiro disciplina a solidariedade obrigacional. Para que ela ocorra, exige-se
Ver Comentários

Q266011 - FEPESE Advogado 2018

Considerando as disposições do Código Civil brasileiro sobre o adimplemento e a extinção das obrigações, assinale a alternativa incorreta.
Ver Comentários