Questões de concursos sobre "Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente" | Direito Ambiental - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q263507 - VUNESP Juiz de Direito 2018

A responsabilidade civil do poluidor-pagador
Ver Comentários

Q263518 - FCC Analista Jurídico 2018

A responsabilidade civil pelo dano ambiental, qualquer que seja a qualificação jurídica do degradador, público ou privado, é de natureza objetiva, solidária e ilimitada, sendo regida pelos princípios poluidor-pagador, da reparação in integrum, da prioridade da reparação in natura e do favor debilis (STJ - REsp 1.454.281/MG). Nesse contexto, o favor debilis
Ver Comentários

Q263553 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Sobre a responsabilidade civil ambiental, tem-se que:
Ver Comentários

Q263570 - FGV Agente Fiscal 2014

A empresa Madereira Power Ltda., para atender a um pedido extra de cliente importante e antigo, por decisão de seu administrador, apesar do dever de zelar pelo meio ambiente e observar as normas vigentes, teve que destruir parte de uma floresta de preservação permanente. No que se refere aos crimes ambientais e à proteção do meio ambiente, analise as afirmativas a seguir:


I- A empresa poderá ser responsabilizada administrativa, civil e penalmente pela sua conduta;

II- O administrador da empresa será responsabilizado criminalmente;

III- A empresa não pode ser responsabilizada criminalmente.


Assinale se:

Ver Comentários

Q263606 - IBADE Agente de Controle Externo 2018

Acerca das disposições constitucionais referentes ao meio ambiente, assinale a assertiva correta.
Ver Comentários

Q263737 - IBFC Juiz federal 2018

No que se refere à responsabilidade ambiental decorrente do dano relativo à degradação ambiental, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q263840 - FCC Consultor Legislativo 2018

Quanto a responsabilidade civil em matéria ambiental:
Ver Comentários

Q263935 - FCC Procurador do Estado 2018

Uma companhia de transporte fluvial, que trabalhava na estrita legalidade, com as licenças ambientais em dia, sofreu a colisão de outra embarcação desgovernada, no momento em que realizava o abastecimento dos produtos químicos destinados a uma indústria têxtil. A embarcação que causou o acidente navegava de forma irregular e sem qualquer licença ambiental. Na ocasião, houve vazamento dos produtos carregados e uma explosão de grande dimensão, gerando contaminação dos corpos hídricos da região, além de danos aos pescadores, eis que por um período de 3 meses a associação de pescadores locais, composta por 100 pescadores, ficou impossibilitada de exercer a sua atividade econômica. O vazamento causou ainda a morte de diversas espécies de pássaros e peixes, e foi responsável pela interdição de vários balneários.

Diante da situação hipotética acima e considerando os princípios de direito ambiental e a doutrina da responsabilidade civil por dano ambiental:

Ver Comentários

Q264036 - FGV Analista Jurídico 2018

Diante de grave situação financeira, a Construtora Pedra Branca começa a utilizar como insumo para a construção de um edifício, a areia extraída de floresta inserida em Área de Preservação Permanente. Acerca da responsabilidade ambiental aplicável ao caso, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Há responsabilidade criminal ainda que haja prévia autorização do Poder Público competente. ( ) Há responsabilidade criminal da pessoal jurídica e da pessoa física autora do fato. ( ) Sem prejuízo da multa fixada na ação penal condenatória da pessoa física causadora do dano, poderá haver liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido. Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Ver Comentários

Q264158 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2018

A respeito da responsabilidade por dano ecológico é CORRETO afirmar que:
Ver Comentários