Questões de concursos sobre "Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795 de 1999" | Direito Ambiental - página 3
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795 de 1999 que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Diferentes documentos orientam o percurso das ações educativo-ambientais em âmbito mundial e local. Considerando a natureza dos diferentes documentos, é correto afirmar que, no contexto brasileiro, o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) está em sintonia com as orientações expressas no seguinte documento:
Os conceitos relacionados à Educação Ambiental têm sido ampliados e reconstruídos por diversos autores, tendo em vista a complexidade dos temas e as múltiplas abordagens que emergem de diferentes contextos. Em 1994, Paula Brügger lançou o livro intitulado Educação ou Adestramento Ambiental?. Nessa obra, a autora associa a expressão “adestramento" às seguintes características dos processos educativo-ambientais:
De acordo com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, entende-se por Educação Ambiental os processos:
Q267199 - FUNRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2015
A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal."
Isso é um avanço para a educação brasileira na medida em que a educação ambiental passa a ser, EXCETO:
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
I. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo aos meios de comunicação de massa colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação.
II. São princípios básicos da educação ambiental, dentre outros, o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
III. São princípios básicos da educação ambiental, dentre outros, a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
IV. São princípios básicos da educação ambiental, dentre outros, o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.
V. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.