Disciplinas Direito Ambiental Política e Recursos Energéticos Questões de concursos sobre "Política e Recursos Energéticos" | Direito Ambiental - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Política e Recursos Energéticos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q263716 - IBFC Juiz federal 2018
As políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visam alcançar vários objetivos tratados na Lei n. 9.478/97, entre os quais se encontra o seguinte:
A)fomentar a pesquisa e o desenvolvimento relacionados à energia renovável;
B)mitigar as emissões de gases nos setores de energia e de transportes, sem o uso de biocombustíveis;
C)utilizar apenas uma única fonte de energia, com aproveitamento dos insumos disponíveis;
D)incrementar, em bases políticas, a participação dos biocombustíveis na matriz energética regional;
E)garantir o fornecimento de biocombustíveis apenas em regiões de fronteira.
Responder
Q269409 - CESPE Juiz federal 2013
Entre as fontes de energias renováveis, inclui-se a energia solar. Em relação a essa fonte de energia, assinale a opção correta.
A)O direito à captação da energia solar não é um direito integrante da função social da propriedade.
B)A captação e a utilização da energia solar sujeitam-se à realização de licenciamento ambiental, prescindindo da elaboração de estudo prévio de impacto ambiental.
C)A energia solar é classificada como um bem imóvel.
D)Caso, ao redor de determinada propriedade que capte energia solar, seja construído um prédio que dificulte a captação da energia, a possível diminuição da captação da energia solar não poderá ser objeto de indenização.
E)A utilização de energia solar prescinde de autorização prévia do órgão ambiental.
Responder
Q270459 - PGR Procurador da República 2005
OBSERVEM-SE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO· I. nos chamados espaços territoriais especialmente protegidos, a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção. II. no direito brasileiro, o meio ambiente tem conceituação legal própria, elemento que reveste o direito ambiental de objeto próprio, distinto dos demais ramos do direito. III. aquele que explorar recursos mmerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei. IV. as pessoas jurídicas respondem penalmente pelas condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. V. as usinas hidrelétricas e as que operem com reator nuclear deverao ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas. A RESPEITO DA PROTEÇÃO JURÍDICA AO MEIO AMBIENTE, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)( ) todas as afirmativas estão corretas;
B)( ) as alternativas IV e V estao incorretas;
C)( ) as alternativas il e IV estao incorretas;
D)( ) as alternativas il e V estão incorretas.
Responder
Q271016 - CESPE Juiz federal 2011
Com relação às normas que regulam o controle e o transporte de produtos tóxicos e a política energética, assinale a opção correta.
A)Cabe às agências reguladoras do setor energético propor ao presidente da República políticas nacionais e medidas específicas destinadas a promover o aproveitamento racional dos recursos energéticos do país, em conformidade com a legislação vigente.
B)Aos estados e ao DF, no exercício de sua competência legislativa, cabe, em caráter privativo, editar normas sobre registro, comércio, classificação e controle tecnológico e toxicológico dos agrotóxicos.
C)O transporte de agrotóxicos e de suas embalagens vazias está sujeito aos procedimentos estabelecidos em legislação específica, de responsabilidade exclusiva da União.
D)São de propriedade da União todos os depósitos de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos existentes em território nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva.
E)Compete à PETROBRAS implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis, com ênfase na garantia do suprimento de derivados de petróleo, gás natural e seus derivados e biocombustíveis, em todo o território nacional.
Responder
Q271654 - FGV Engenheiro Químico 2010
Em relação à Legislação Ambiental, NÃO é correto afirmar que
A)a Lei 9966/2000 dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas em águas sob jurisdição nacional.
B)de acordo com Lei 9966/2000, o órgão federal de meio ambiente divulgará e manterá atualizada uma lista de substâncias consideradas nocivas ou perigosas para a saúde humana e o ambiente aquático.
C)a Lei 9966/2000 define como óleo qualquer forma de hidrocarboneto (petróleo e seus derivados), incluindo óleo cru, óleo combustível, borra, resíduos de petróleo e produtos refinados.
D)a Lei 9966/2000 define como mistura oleosa a mistura de óleo e água, em qualquer proporção.
E)para os efeitos da Lei 9966/2000, as substâncias nocivas e perigosas classificadas na categoria D apresentam alto risco tanto para a saúde humana quanto para o ambiente aquático.
Responder