Questões de concursos sobre "Federação e competências em matéria ambiental" | Direito Ambiental - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Federação e competências em matéria ambiental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q263545 - VUNESP Juiz de Direito 2018

A Constituição Federal de 1988 promove a repartição de competências ambientais pelos mesmos mecanismos da competência em geral entre os entes federativos. Dessa forma, na seara ambiental, no âmbito da competência legislativa e da competência administrativa, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q263567 - FEPESE Procurador do Estado 2018

A competência constitucional sobre o meio ambiente é:
Ver Comentários

Q263607 - CESPE Procurador Municipal 2018

Foi requerido ao órgão ambiental do estado da Paraíba o licenciamento de um empreendimento de mineração que envolve as cidades de João Pessoa e de Cabedelo. Na fase dos estudos ambientais, percebeu-se que o plano diretor da cidade de João Pessoa não permitia a instalação de empreendimentos desse porte para explorar mineração. Diante da importância econômica do empreendimento para o estado, a Assembleia Legislativa da Paraíba estuda a viabilidade de editar uma lei que autorize a mineração na área, independentemente do porte do empreendimento. 
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que, com a edição da lei estadual, o empreendimento
Ver Comentários

Q263663 - COSEAC Procurador Municipal 2018

Cabe ao município, de acordo com a distribuição de competências previstas na Lei Complementar n o 140, de 2011, e observadas as atribuições dos demais entes federativos, o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos localizados em unidades de conservação instituídos por ele, EXCETO: 
Ver Comentários

Q263923 - FCC Procurador do Estado 2018

Um Município antigo, cujas ruas e casario central possuem relevante valor histórico e cultural, diante do avanço do interesse do mercado imobiliário sobre a região, com o risco de demolições e perda deste patrimônio, edita lei criando Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, para a tomada de providências legais e administrativas visando impedir prejuízos maiores.


Levando em conta o que estabelece a doutrina e as normas jurídicas a esse respeito,

Ver Comentários

Q263942 - CONSULPLAN Juiz de Direito 2018

O município X adotou uma lei definindo como área “non aedificandi” uma distância superior à prevista na Lei Federal em relação a curso de água. A lei local
Ver Comentários

Q264077 - CESPE Juiz de Direito 2018

Considerando a disciplina constitucional sobre proteção e repartição de competências em matéria ambiental, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q264093 - PGR Procurador da República 2017

ASSINALE, AO FINAL, A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE ÀS AFIRMATIVAS ABAIXO QUE ESTÃO CORRETAS: 
I – A destinação dos rejeitos radioativos está sujeita a licenciamento municipal, estadual ou federal, a depender da titularidade dos terrenos selecionados para depósitos finais. II – Embora cada Município tenha responsabilidade pela gestão integrada dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, é recomendável a criação de consórcios entre Municípios. III – O rejeito pode ser um material, substância, objeto ou bem descartado, resultante de atividades humanas em sociedade, cuja destinação final é o tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e viáveis economicamente. IV – Para que um Município consiga prioridade na captação de recursos federais destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, deve oferecer assistência social aos catadores e suas famílias.
Ver Comentários

Q264176 - VUNESP Procurador do Estado 2018

A respeito das competências para autorização de supressão e manejo de vegetação, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q264258 - FCC Analista Legislativo 2018

É atribuição dos Estados
Ver Comentários