Disciplinas Direito Administrativo Requisitos do ato administrativo – competência, finalidade, forma, motivo e objeto Questões de concursos sobre "Requisitos do ato administrativo – competência, finalidade, forma, motivo e objeto" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Requisitos do ato administrativo – competência, finalidade, forma, motivo e objeto que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248711 - INAZ do Pará Advogado 2018
Quais os requisitos dos atos administrativos que são percebidos no âmago do Poder discricionário da Administração Pública?
A)Finalidade e forma.
B)Forma e objeto.
C)Objeto e motivo.
D)Objeto e finalidade.
E)Forma e motivo.
Responder
Q248790 - FUNCAB Perito Criminal 2013
São pressupostos necessários para a validade dos atos administrativos:
A)competência e conteúdo econômico.
B)objeto e atuação disciplinar.
C)forma e justificativa do ato.
D)finalidade e meio de autoexecução.
E)imperatividade e exigibilidade.
Responder
Q248877 - VUNESP Juiz de Direito 2018
As competências públicas revelam-se em duas faces, poder e dever, e
A)não exercidas pelo titular no prazo legal, devem ser avocadas por agente de igual ou superior nível hierárquico.
B)seu efetivo exercício pode ser transferido pelo titular a outro órgão ou agente de igual ou superior nível hierárquico, sem possibilidade de retomada e desde que a lei o preveja.
C)seu efetivo exercício pode ser delegado do superior hierárquico ao subordinado, com possibilidade de retomada pelo delegante e desde que a lei o preveja.
D)como são estabelecidas com caráter de instrumentalidade para cumprir o interesse público, podem ser modificadas de acordo com o juízo de conveniência e oportunidade do superior hierárquico.
Responder
Q249566 - FEPESE Advogado 2017
A respeito dos atos administrativos, analise as afirmativas abaixo:
1. É absolutamente vedada a prática de atos administrativos sob sigilo.
2. A anulação de ato administrativo decorre da atuação discricionária da Administração.
3. São requisitos fundamentais dos atos administrativos, somente: competência, finalidade e forma.
4. O ato administrativo não exige provas de sua validade, em decorrência do atributo da presunção de legitimidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
A)É correta apenas a afirmativa 2.
B)É correta apenas a afirmativa 4.
C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
D)São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
E)São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
Responder
Q249679 - IADES Analista 2018
Os agentes públicos, na respectiva atuação institucional, possuem deveres a serem cumpridos, e é em razão desse fato que lhes são conferidos poderes que podem ser delegados. Com relação ao ato de delegação de competências, é correto afirmar que
A)pode ser feito para órgãos ou agentes subordinados.
B)é irrevogável pela autoridade delegante.
C)a delegação prescinde de publicação em meio oficial.
D)toda competência pode ser delegada.
E)deve existir subordinação hierárquica entre os envolvidos.
Responder
Q249774 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Sobre o ato administrativo assinale a afirmativa INCORRETA.
A)A competência é elemento do ato administrativo e advém diretamente da lei, sendo intransferível e improrrogável, salvo a previsão legal de delegação ou avocação.
B)O silêncio continuado da Administração Pública tem um sentido específico interpretativo de indeferimento do pleito do particular, passível de aplicação no que se refere aos atos discricionários do Poder Público.
C)A competência resulta da lei e por ela é delimitada, muito embora a outorga de competência expressa a determinado agente importe deferimento a este último de poderes implícitos a ele dos meios necessários à realização dos fins previstos pela norma, sem que caracterize abuso de poder.
D)No elemento relativo à forma do ato, o silêncio da Administração Pública pode importar uma aceitação tácita, como na hipótese da ausência de aceite ou rejeição expressa de fatura por parte do parceiro público no prazo de 40 (quarenta) dias contado da data de vencimento, nos contratos de parcerias público-privadas.
Responder
Q249837 - VUNESP Analista Jurídico 2018
Os atos administrativos são o meio de atuação da Administração, devendo obedecer a alguns princípios, entre eles o da publicidade e o da motivação. Sobre esse tema, julgue as afirmações a seguir e selecione a correta.
A)A necessidade de motivação dos atos administrativos resulta do princípio democrático e da regra do devido processo legal, permitindo o controle da ação administrativa.
B)É admissível o suprimento da exigência de motivação expressa pelo silêncio, isto é, pela omissão, da Administração, posto que o silêncio deverá ser interpretado conforme os usos e costumes do local de produção do ato.
C)Os atos administrativos não motivados não estão sujeitos ao controle jurisdicional, diante da tendência de prestigiar a participação do usuário na organização e prestação dos serviços públicos.
D)O princípio da publicidade impõe a transparência dos atos administrativos em todos os seus momentos, o que inclui a divulgação de minutas, esboços, estudos internos e documentos em elaboração.
E)Motivo e motivação são sinônimos em matéria de atos administrativos, referindo-se ambos aos elementos fáticos que justificam a existência do ato administrativo, os quais, nos atos discricionários, não estão sujeitos ao controle judicial.
Responder
Q249947 - VUNESP Procurador 2018
A respeito dos elementos do ato administrativo, é correta a correlação entre elemento e definição que se faz na alternativa:
A)sujeito competente - é o cidadão que se sujeita ao ato administrativo e suas consequências práticas.
B)motivo - é o resultado final que se busca atingir por meio da execução do ato administrativo.
C)objeto - é o conteúdo, isto é, a decisão contida no ato administrativo.
D)efeito - é o desdobramento do ato administrativo sobre a realidade manifesta.
E)forma – é o fato que autoriza ou exige a prática do ato.
Responder
Q249992 - COPS-UEL Advogado 2015
Quanto aos requisitos ou elementos do ato administrativo, assinale a alternativa correta.
A)Causa: é uma relação de adequação entre os pressupostos do ato e seu objeto.
B)Finalidade: deve revelar a sua existência e geralmente é descrita em lei: escrita e excepcionalmente oral, sinais (placas de sinalização), eletromecânicos (semáforo), mímicos (policial tráfego).
C)Forma: deve revelar a sua intenção e geralmente é determinada pela forma política de realizar o ato administrativo.
D)Motivo: é aquilo que o ato prescreve, ou dispõe, também chamado de “conteúdo”; geralmente enuncia, certifica, opina ou modifica a ordem jurídica.
E)Objeto: deve ser expedido por uma necessidade do próprio Poder Público ou decorrente da ação ou omissão dos agentes públicos, dos administrados.
Responder
Q250239 - FCC Consultor Legislativo 2018
No que concerne aos elementos do ato administrativo, tem-se que o motivo
A)não se insere entre os elementos essenciais do ato administrativo, que são apenas sujeito, objeto e forma, sendo, assim como a finalidade, um atributo do ato.
B)consiste nos fins colimados pela Administração com a prática do ato, que deve ser, em última instância, o interesse público, sob pena de invalidar o ato por vício de mérito.
C)corresponde às razões de fato e de direito que fundamentam a prática do ato, sendo que a ausência de motivo ou a indicação de motivo falso permitem a invalidação do ato, inclusive judicialmente.
D)está presente apenas nos atos discricionários, correspondendo às razões de conveniência e oportunidade para a sua prática, ou seja, o mérito do ato administrativo.
E)constitui um requisito específico para a prática de atos vinculados, consistente na indicação da subsunção dos requisitos de fato aos condicionantes legais fixados para o ato.
Responder