Disciplinas Direito Administrativo Regime jurídico: prerrogativas e garantias Questões de concursos sobre "Regime jurídico: prerrogativas e garantias" | Direito Administrativo - página 14 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Regime jurídico: prerrogativas e garantias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q303856 - FGV Advogado 2008
Analise as seguintes afirmativas: I. Se o bem público está sendo utilizado por entidade privada para a execução de serviço público, por delegação, não pode qualificar-se como bem de uso especial. II. É inconstitucional a lei orgânica que permita a doação de bens dominicais do Município, ainda que fixadas condições para tal fim. III. Os bens móveis, pertencentes a pessoas jurídicas de direito público, também estão alcançados pela prerrogativa da imprescritibilidade. Assinale:
A)se todas as afirmativas estiverem corretas.
B)se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
C)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
D)se apenas a afirmativa I estiver correta.
E)se apenas a afirmativa III estiver correta.
Responder
Q303907 - FCC Analista do Ministério Público - Especialidade Direito 2009
A imprescritibilidade dos bens públicos implica a
A)continuidade de sua sujeição ao regime de direito público, mesmo se cedidos a particulares.
B)necessidade de autorização legislativa para sua alie nação.
C)insuscetibilidade de o proprietário perder o domínio, em razão de usucapião.
D)impossibilidade de recuperação de sua posse por meio de reintegração liminar.
E)perenidade de sua existência no tempo.
Responder
Q304042 - CESPE Juiz federal 2009
Assinale a opção correta acerca dos bens públicos.
A)São bens do domínio público do Estado considerados afetados a uma finalidade pública os de uso comum do povo e os dominicais.
B)Em execução de título executivo judicial na qual a União tenha sido condenada a pagar valor elevado, o exequente pode requerer ao juiz a penhora de bem da executada, desde que não tenha destinação pública.
C)Os bens de uso comum que têm como característica a inalienabilidade absoluta não são imprescritíveis.
D)O bem imóvel dominical da União pode ser alienado, desde que se demonstre interesse público e haja prévia avaliação, autorização legislativa e regular procedimento licitatório.
E)A utilização de uma rua, durante 24 horas, pela comunidade, para a comemoração de festejos regionais, caracteriza uso normal de bem público.
Responder
Q304497 - ESAF Analista Técnico 2010
Sobre o tema "bens públicos", é correto afirmar:
A)bens dominicais precisam ser desafetados antes de serem alienados.
B)o uso comum dos bens públicos pode ser oneroso, caso assim determine lei da pessoa jurídica à qual o bem pertença.
C)prédios públicos abandonados que venham a ser ocupados por membros de movimentos sociais estão sujeitos a usucapião.
D)em casos de reparação de dano causado por dolo de agente público, apenas os bens de uso especial e dominicais podem ser penhorados.
E)bibliotecas são exemplos claros de bens de uso comum do povo.
Responder
Q305005 - INSTITUTO CIDADES Juiz do trabalho 2008
Os bens públicos, no direito brasileiro, são marcados por características de regime. Sobre o tema, assinale a resposta incorreta:
A)os bens públicos de uso do povo e os de uso especial são inalienáveis enquanto conservem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
B)os bens públicos dominicais não podem ser alienados.
C)os bens públicos não estão sujeitos a usucapião, ainda que sejam ocupados por aquele que, não sendo proprietário rural ou urbano, possa ter como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela moradia.
D)a alienação ou a concessão, a qualquer título, de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares a pessoa física ou jurídica, ainda que por interposta pessoa, dependerá de prévia aprovação do Congresso Nacional.
E)são bens dos Estados Federados, dentre outros, as áreas, nas ilhas oceânicas, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios e terceiros.
Responder
Q306090 - FCC Procurador do Estado 2009
Sobre bens públicos é correto afirmar:
A)Apenas bens imóveis podem ser apontados como bens de uso comum do povo.
B)No Estado de São Paulo, o patrimônio físico, cultural e científico dos museus, institutos e centros de pesquisa da Administração direta, indireta e fundacional não podem ser alienados sem prévia audiência da comunidade científica.
C)Como assentado na jurisprudência dos tribunais superiores, bem público dominical pode ser objeto de contrato de locação regido pela lei civil, estando sujeito, portanto, à ação renovatória de aluguel.
D)O regime jurídico do bem da empresa privada que presta serviço público mediante contrato de concessão, mesmo se não afetado à prestação do serviço, é de direito público.
E)A afetação de bem público exige prévia existência de um ato estatal formal.
Responder