Disciplinas Direito Administrativo Limitação administrativa Questões de concursos sobre "Limitação administrativa" | Direito Administrativo - página 9 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Limitação administrativa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q301645 - FCC Procurador 2010
Em relação às restrições do Estado sobre a propriedade privada é correto afirmar:
A)A servidão administrativa impõe um ônus real ao imóvel, que fica em estado de sujeição à utilidade pública.
B)Nas limitações administrativas impõe-se um dever de suportar, enquanto na servidão administrativa impõe-se um dever de não fazer.
C)Nas limitações administrativas grava-se concreta e especificamente um bem determinado, gerando indenização correspondente ao sacrifício.
D)A servidão administrativa impõe ônus de natureza pessoal ao imóvel gravado, de forma que a transferência do domínio exige renovação do gravame.
E)Nas limitações administrativas impõe-se ônus de natureza real a todos os imóveis abrangidos pela descrição do ato normativo correspondente.
Responder
Q301906 - CESPE Defensor Público 2009
No que concerne às formas de intervenção do Estado na propriedade, assinale a opção correta.
A)Ocupação temporária é a modalidade de intervenção estatal na propriedade particular fundada na urgência, que incide sobre bens móveis, imóveis e até mesmo serviços prestados por particulares.
B)Quanto à eficácia, o tombamento dos bens poderá ser provisório ou definitivo, mas nem sempre poderá gerar direito a indenização.
C)A requisição administrativa destina-se ao uso da propriedade do particular, ocorre sempre em caso de urgência - mediante autorização judicial - e não enseja qualquer indenização ao particular.
D)Segundo jurisprudência reiterada do STF, a limitação administrativa non aedificandi imposta aos terrenos marginais nas estradas de rodagem da zona rural afeta o domínio do particular e obriga a administração a promover a indenização devida.
E)O tombamento somente poderá incidir sobre bens particulares, não havendo previsão legal para incidir sobre bens públicos.
Responder
Q302443 - FCC Defensor Público 2009
Considerando que a execução de obras para implantação de uma linha de metrô compreende inúmeras fases, destaca-se a primeira delas como sendo a identificação das áreas que serão afetadas pelo investimento público. Nem todas as áreas utilizadas para a implantação da obra terão seu aproveitamento econômico esvaziado, de forma que muitas prescindirão de aquisição de domínio (p. ex., áreas para canteiro de obras ou margem de segurança para perfuração). Neste sentido, é correto afirmar que, além da desapropriação para alguns trechos da obra, poderão ser utilizados pela Cia. do Metropolitano - METRÔ, os seguintes institutos de i ntervenção na propriedade privada:
A)limitação administrativa, na medida em que impõe obrigações de não fazer decorrentes de necessidade urgente do Poder Público.
B)ocupação temporária, na medida em que viabiliza a utilização transitória remunerada de propriedade particular.
C)requisição administrativa, instituída por acordo entre as partes e que visa à obrigação de fazer pelo proprietário, que deverá colaborar com a obra.
D)tombamento, que grava a propriedade particular com limitações do aproveitamento econômico, restringindo- lhe os usos permitidos.
E)servidão, na medida em que impõe ao proprietário o dever de suportar, gratuita e por meio de lei, o serviço público cuja prestação justificou sua instituição.
Responder
Q302975 - CESPE Advogado 2010
Com relação às modalidades de intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a opção correta.
A)Segundo a jurisprudência pacificada do STJ, o simples fato de a administração pública, por conveniência, atribuir ao imóvel finalidade não prevista no momento da desapropriação configura tredestinação ilícita e, por conseguinte, caracteriza o direito de retrocessão.
B)As limitações administrativas alcançam somente os bens imóveis e, na hipótese de impossibilitarem completamente a utilização econômica da propriedade, podem vir a configurar desapropriação indireta, gerando, inclusive, em favor do particular, direito a indenização.
C)A servidão administrativa é a intervenção na propriedade do particular para a realização de obras ou serviços de interesse da coletividade, razão pela qual não é indenizável e prescinde da autorização do particular ou do Poder Judiciário, bastando que o poder público a justifique em ato administrativo editado para este fim específico.
D)A intervenção do Estado na propriedade do particular mediante a modalidade do tombamento não é possível para bens móveis e pode ensejar indenização, desde que devidamente comprovada a redução do valor econômico do bem.
E)A requisição de bens extingue a propriedade do particular, haja vista que o poder público se apropria de bens para mantê-los para si próprio ou para transferi-los para terceiros, razão pela qual, obrigatoriamente, haverá indenização.
Responder
Q303509 - VUNESP Defensor Público 2008
As restrições administrativas ao direito de propriedade
A)são específicas.
B)não devem ser indenizadas.
C)são inconstitucionais.
D)são distintas do tombamento.
Responder
Q305798 - NCE-UFRJ Delegado de Polícia 2005
O Estado, na defesa do interesse da coletividade, pode promover a intervenção na propriedade privada. Uma das formas de intervenção prevê que o Poder Público pode impor ao proprietário de um bem a obrigação de suportar restrição permanente decorrente da prestação de um serviço público. Essa modalidade de intervenção denomina-se:
A)tombamento;
B)servidão administrativa;
C)requisição;
D)limitação administrativa;
E)ocupação temporária.
Responder
Q305871 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados 2009
Sobre as modalidades de intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que
A)o tombamento é medida sempre compulsória e definitiva.
B)a ocupação provisória caracteriza-se como a utilização temporária que o Estado faz de bem improdutivo ou produtivo exclusivamente para instalação de canteiro de obra de grande porte, sem direito a indenização do proprietário.
C)a requisição insere-se no poder discricionário da Administração e pode ser adotada em quaisquer circunstâncias, a critério do agente público competente.
D)a limitação administrativa é medida concreta, restrita a determinada propriedade e é sempre indenizável.
E)a servidão administrativa tem natureza de direito real e só é indenizável se causar dano ou prejuízo.
Responder
Q306365 - CESPE Procurador do Estado 2008
É lícito ao poder público intervir na propriedade privada para preservar o interesse público. No município de João Pessoa, por exemplo, as edificações na faixa litorânea não podem ultrapassar a altura equivalente a quatro andares. Esse tipo de intervenção caracteriza
A)servidão administrativa.
B)ocupação temporária.
C)tombamento.
D)limitação administrativa.
E)desapropriação.
Responder