Questões de concursos sobre "Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade" | Direito Administrativo - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A imperatividade é atributo do ato administrativo que se impõe a terceiros, independentemente de sua concordância, significando que se submete a um regime jurídico de direito público.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, outras prerrogativas que constituem atributos do ato administrativo.
Entre os atributos inerentes aos atos administrativos vinculados, inserem-se I. Tipicidade. II. Imperatividade. III. Discricionariedade. IV. Presunção de legitimidade. Está correto o que se afirma APENAS em
Um guarda municipal, durante ronda em um mercado popular municipal, identifica inúmeras mercadorias falsificadas, realizando prontamente uma apreensão.
De acordo com o entendimento da doutrina administrativa, assinale a afirmativa correta.
O ato administrativo é o poder que o administrador público recebe por lei para exercer suas atividades, respeitada a sua competência. Quais são os atributos do ato administrativo?
Q250859 - FAURGS Administrador de banco de dados 2018
Considere as afirmações abaixo, sobre os atos administrativos. I - É discricionário o ato quando o agente o pratica com estrita vinculação à lei, sem levar em conta critérios de conveniência e oportunidade. II - Os atos administrativos trazem em si a presunção de legitimidade. III- A autoexecutoriedade é característica do ato administrativo. Quais estão corretas?
O Ministério Público ofereceu representação por prática de infração administrativa em face de sociedade empresária que deixou de observar o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 258, do ECA) no que diz respeito ao acesso de criança ou adolescente aos locais de diversão e a sua participação no espetáculo. A materialidade e autoria do ilícito restaram demonstradas por meio de relatório de fiscalização e depoimento, ambos do Oficial da Infância e da Juventude presente no espetáculo, que comprovam a prática da infração.
O ato administrativo consistente no citado relatório subscrito pelo oficial goza do atributo da: