Questões de concursos sobre "Gestão da Qualidade" | Administração Geral - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão da Qualidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q3055 - CESGRANRIO Supervisor de Pesquisas - Gestão 2016

Um gestor pretende adquirir um produto pelo menor custo
e também quer levar em consideração a qualidade desse
produto. Para auxiliar sua decisão, construiu uma árvore
de decisão, apresentada a seguir.A qualidade é avaliada a partir da escala de 1 a 5, onde
1 é o valor para melhor qualidade e 5, para pior qualidade.
Nesse caso, operando com os dois objetivos de igual
peso, o decisor deverá escolher a opção
Ver Comentários

Q3384 - Colégio Pedro II Administração 2016

Técnicas organizacionais como reengenharia, departamentalização, downsizing e outsorcing estão
presentes no gerenciamento de uma empresa. O significado de outsorcing neste contexto é
Ver Comentários

Q3385 - Colégio Pedro II Administração 2016

Leia os fragmentos de texto apresentados a seguir.
Texto 1   “A atual reforma está apoiada na proposta de administração pública gerencial, como uma resposta à
grande crise do Estado dos anos 80 e à globalização da economia — dois fenômenos que estão impondo,
em todo o mundo, a redefinição das funções do Estado e da sua burocracia.”
(PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público Ano 47 Volume 121
Número I Jan-Abr 1996 Disponível em http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/702/550. Acesso em 04.jul.2016.)
Texto 2
  “Desde os anos 1980, as administrações públicas em todo o mundo realizaram mudanças
substanciais nas políticas de gestão pública (PGPs) e no desenho de organizações programáticas (DOPs).
Essas reformas administrativas consolidam novos discursos e práticas derivadas do setor privado e os
usam como benchmarks para organizações públicas em todas as esferas de governo.”
(SECCHI Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública — Rio de
Janeiro 43(2):347-69, MAR./ABR. 2009 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n2/v43n2a04. Acesso em 04.jul.2016)
Os textos tratam do mesmo momento histórico, mas com uma linguagem distinta, buscando a
uniformização da construção do pensamento acadêmico em tempos de globalização.
Neste contexto, a expressão benchmarks pode ser entendida como sendo
Ver Comentários

Q3386 - CESGRANRIO Supervisor de Pesquisas - Tecnologia de Informação e Comunicação 2016

Qual abordagem de otimização de processos visa a definir,
entender e evoluir processos e práticas de operação
estudando como outras organizações executam operações iguais ou semelhantes?
Ver Comentários

Q3387 - FCC Técnico de Nível Superior - Analista Ambiental - Biologia 2016

O aperfeiçoamento de processos por meio da reengenharia
Ver Comentários

Q3388 - COSEAC Administrador 2016

Ambiente é tudo aquilo que envolve
externamente a organização, podendo ser próximo
ou afastado. No ambiente próximo, estão os
fornecedores, clientes e concorrentes, estando
estes últimos em condições de ajudar a
organização a se aprimorar, caso sejam encarados
como protagonistas de uma técnica de observação
e adaptação de melhores práticas, hoje bastante
difundida, que é chamada de:
Ver Comentários

Q3389 - FUNRIO Adminstrador 2016

Para caracterizar cultura Chiavenato (2005:135) cita Fitz-Enz, que assinala as práticas utilizadas por organizações
excepcionais. Três delas são:
(1) _______________ como organizações que alcançam simultaneamente vários objetivos balanceados para atender aos seus
vários stakholders;
(2) _______________ como organizações que se assentam em mecanismos de colaboração e cooperação que aumentam sua
sinergia;
(3)_______________ como organizações que apresentam uma cultura corporativa forte e bem delineada.
Assinale a alternativa que melhor completa as afirmações:
Ver Comentários

Q3390 - FCC Administração de Empresas 2016

Com o aumento da competitividade entre as empresas verificou-se, nas últimas décadas, uma intensa busca por inovações
como forma de superação dos concorrentes, incluindo redução de custos e melhoria da qualidade, com foco na satisfação dos
clientes. Uma das abordagens para atingir esses objetivos consiste na adoção de um processo contínuo para avaliar serviços,
produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou com empresas que são reconhecidas
como líderes. Esse processo é conhecido como:
Ver Comentários

Q3392 - CESPE Perito Criminal - Engenharia Mecânica 2016

PDCA (plan, do, check, act), diagrama de Pareto, metodologia
5W2H (why, where, who, when, what, how, how much), Ishikawa
sequencial, diagrama de causa e efeito, diagrama dos porquês
e brainstorming são partes integrantes da manutenção
Ver Comentários

Q3393 - FGV Analista - Análise de Projetos 2016

A organização Y adota uma abordagem disciplinada para
assegurar que um determinado processo melhore de forma
incremental e permaneça atingindo seus objetivos.
Nessa perspectiva, é correto afirmar que se trata de:
Ver Comentários