Sobre o brincar na adolescência, assinale a alternativa INCORRETA.
Nós educadores devemos ser os adultos na relação educativa, de tal forma que possamos dar sustentação aos nossos adolescentes, mas, ao mesmo tempo, podermos confrontá-los em seus atos, tendo em vista estarem aprendendo o seu caminho de trânsito para a vida adulta.
As atividades lúdicas junto aos adolescentes deverão ser atividades lúdicas compatíveis com o seu desenvolvimento, sua compreensão, seu entendimento, seu desenvolvimento mental.
No lugar de educadores, necessitaremos de possibilitar aos nossos adolescentes uma educação que seja significativa e compatível com sua idade e suas características. Só dessa forma ela poderá ser lúdica, incluindo aí atividades de entretenimento assim como atividades de autocompreensão e autoconstrução.
O fazer-se adolescente, tem seu modo de ser próprio e as brincadeiras também serão próprias. Elas exigem bastante movimento seja no corpo, seja na fala, seja nas relações interpessoais.
Em nosso meio sócio-cultural, a adolescência manifesta uma certa perversidade nas condutas, que são consideradas por eles mesmos de “brincadeiras” e devem ser estimuladas.