No contexto da relação escola-família, a orientação sexual faz parte de um processo
pedagógico sistemático e coordenado por metas e ações integrativas. Nesse aspecto,
analise as proposições que se seguem:
I – A abordagem sobre a sexualidade deve fundar-se na visão tradicional, a partir da
qual se demarca o “certo” e o “errado” em relação às concepções, valores,
crenças e comportamentos.
II – Compete à escola intervir nas orientações que cada família oferece como base
para a educação sexual dos filhos.
III – O respeito às diferenças é um fundamento pedagógico que deve ser considerado
pela escola em relação às famílias.
IV – A escola somente poderá intervir nas famílias quando deflagradas situações sobre
a sexualidade em que ocorra violação de direitos da criança e do adolescente,
principalmente comunicando ao Conselho Tutelar.
V – A transversalidade da orientação sexual deve considerar, prioritariamente, os
aspectos biológicos e religiosos, seguidos das condições psíquicas relacionadas
aos desvios comportamentais.
Em relação às proposições apresentadas, está INCORRETO o que se afirma apenas em: