Questões de concursos sobre "Educação Sexual: na família, na escola" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Sexual: na família, na escola que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57208 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à
educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas
especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e
educacional deve 
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Q57613 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A pesquisadora Guaciara Lopes Louro pode ser considerada uma das principais articuladoras em pensar as contribuições da Teoria Queer na área da educação no Brasil. Sobre esta teoria, analise as assertivas abaixo:


I. A teoria queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o conhecimento, o poder e a educação;

II. Um currículo queer se aproximaria de programas multiculturais bem-intencionados, onde as diferenças de gênero, sexuais ou étnicas são toleradas ou são apreciadas como curiosidades exóticas;

III. Uma pedagogia e um currículo queer dirige-se apenas aos sujeitos marginalizados que se reconhecem na posição queer.

IV. A mudança epistemológica trazida pela teoria queer limita-se ao terreno da sexualidade.


Assinale a alternativa CORRETA:

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Q58308 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

É correto afirmar que Auad (2016) defende, em sua obra
Educar meninas e meninos - relações de gênero na escola,
que
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Q58858 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

No artigo “Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas”, Guacira Lopes Louro (2008) retoma a frase de Simone de Beauvoir “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” para introduzir as discussões sobre gênero e sexualidade. Ademais, menciona que, atualmente, essa frase poderia ser compreendida também no masculino. Ao fazer isso, ela evidencia seu entendimento em relação ao assunto.


Qual das alternativas a seguir expressa a compreensão da autora?

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Q58860 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

De acordo com estudos relacionados às questões de gênero, há diferença entre sexo, orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero. 


Analise o quadro a seguir e associe as colunas corretamente.



Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo

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Q59500 - Nosso Rumo Diretor de Unidade Escolar 2017

Ao matricular-se no ensino médio de uma escola pública
estadual, um aluno solicitou ao diretor da escola,
através de requerimento, a utilização de seu nome
social não só pelos colegas, funcionários e professores,
como também nos atos e procedimentos escolares (lista
de chamada, histórico escolar, entre outros). O diretor
da escola, ao tomar conhecimento da solicitação e no
uso de suas atribuições, deve se posicionar da seguinte
forma:
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Q62018 - FGV Pedagogo 2013

Leia o fragmento a seguir.

Além das novas demandas e dos entraves do cenário escolar e suas próprias condições de vida e de trabalho, o professor ainda se depara com outras dificuldades que complicam a realização das intenções dos PCNs de ênfase em parâmetros curriculares não tradicionais, como sexualidade e gênero”.

                                                                               (Abramovay et al., 2004)

Assinale a alternativa que apresenta a proposta que tem como objetivo mitigar o apresentado no fragmento.

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Q62821 - FAFIPA Pedagogo 2014

Analise as assertivas e assinale a alternativa que
aponta a(s) correta(s).
O trabalho de Orientação Sexual na escola tem
como objetivo(s):

I. Problematizar. 

II. Assumir um caráter de aconselhamento individual do tipo psicoterapêutico.

III. Ampliar o leque de conhecimentos e de opções para que o aluno, ele próprio, escolha seu caminho. 

IV. Levantar questionamentos.
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Q65296 - CS-UFG Assistente de Alunos 2017

Leia o texto.


A mídia como meio de informações pode oferecer benefícios e prejuízos e em se tratando de crianças e adolescentes a atenção deve ser maior. Muitas vezes o que se aprende com a mídia é inapropriado para uma determinada faixa etária. Estudos nos Estados Unidos demonstram que 10 a 30% das ocorrências de atos de violência, sexo e uso de drogas são atribuíveis à influência da mídia. O tempo utilizado pelos jovens assistindo à televisão tem aumentado significativamente, e esta já é a principal fonte de educação sexual naquele país. Atualmente muitos autores consideram como principais agentes de influência sobre os adolescentes, em ordem crescente, a mídia, os pais e o grupo de iguais. Entretanto, deve-se analisar a influência da mídia em seu conjunto mais amplo, seja através de informações não apenas originadas da televisão e da internet, mas também do cinema, videogames, videocassete e música.

                                                     FEIJÓ; OLIVEIRA. Jornal de Pediatria, 2001. (Texto adaptado).


Os dados apresentados sugerem que nos EUA, em decorrência de significativa exposição diária à mídia, apresentam comportamentos sexuais preocupantes, tais como: 

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Q65300 - CS-UFG Assistente de Alunos 2017

A escola tem sido apontada como espaço de intervenção
sobre a sexualidade do adolescente. Mais que um problema
moral, trata-se de um problema de saúde pública.
(ALTMAN, 2003, p.283). Por suas características, a educação
sexual deve envolver a família e a escola. Temas
como a prevenção da gravidez precoce e de doenças sexualmente
transmissíveis são importantes, mas precisam
estar associados a práticas que promovam: 
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