Q66111 - IF-PB Assistente de Alunos 2013
Paulo Freire, um dos maiores expoentes da educação do Século XX, desenvolveu um
legado teórico de reconhecimento internacional sobre os princípios e processos da
educação e da pedagogia, em particular. Como representante e defensor da Educação
de Jovens e Adultos (EJA), Paulo Freire criou um método de alfabetização fundamentado
nos seguintes aspectos, EXCETO :
A)Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos, interrelacionando
alfabetização e consciência de si e do mundo, a partir do desenvolvimento do senso
crítico e do espírito político.
B)Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos a partir da experiência
pioneira desenvolvida com trabalhadores em uma comunidade do Município de
Angicos, no Rio Grande do Norte, culminando em um método de alfabetizador
inovador.
C)Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos a partir da criação e
experimentação do método de alfabetização desenvolvido no Chile, Estados
Unidos, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, dentre outros países onde Paulo Freire
viveu durante o tempo em que foi exilado do Brasil pela Ditadura Militar no país.
D)Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos a partir das experiências
da vida, de onde emergem palavras geradoras de sentido que podem ser refletidas
em rodas de diálogo, sendo convertidas em didática de ensino para o
entendimento das letras, fonemas, sílabas, palavras, frases, enfim, para a
alfabetização.
E)Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos, fundado no princípio do
diálogo como filosofia prática da/para mediação pedagógica, posicionando
professor-aluno na mesma dimensão de aprendizagem, ou seja, o professor ensina
tanto quanto aprende com o aluno porque todos sabem algo que podem socializar
e fortalecer o debate sobre os conteúdos da aprendizagem.
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