Questões de concursos sobre "Paulo Freire" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Paulo Freire que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57150 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

P. Freire é um dos teóricos que tem contribuído, de forma significativa, para discussões
sobre a educação brasileira. Em relação às ideias desse teórico, é correto afirmar: 
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Q57211 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das
experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de
temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e
comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por
Freire
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Q57272 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Paulo Freire ensina que educação e pedagogia dizem
respeito à formação cultural. O trabalho pedagógico
precisa favorecer a experiência com o conhecimento
científico e com a cultura, entendida tanto na sua dimensão
de produção nas relações sociais cotidianas, como
na produção historicamente acumulada, presente na
literatura, na música, na dança, no teatro, no cinema, na
produção artística, histórica e cultural que se encontra
nos museus. Essa visão do pedagógico ajuda a pensar
sobre a creche e a escola em suas dimensões
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Q57273 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra,
daí que a posterior leitura desta não possa prescindir
da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade
se prendem dinamicamente. A compreensão do texto
a ser alcançada por sua leitura crítica implica a
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Q57357 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria,
pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de
conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do
processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer
é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino
de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também
como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica
indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra, 1996, p. 141).

O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).
O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire
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Q57371 - RBO Professor - Educação Física 2017

Freire (1997) dizia que o trabalho do professor é o trabalho
do ______________com os ____________ e não do
_____________ consigo mesmo. Para o autor, o papel do
educador, em suas intervenções, é o de __________,
__________ e _________.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas acima.
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Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
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Q57508 - FCC Pedagogo 2018

O termo “educação bancária” foi cunhado pelo educador 
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Q57721 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.

Os critérios de avaliação do saber dos meninos e meninas que a escola usa, intelectualistas, formais, livrescos, necessariamente ajudam as crianças das classes sociais chamadas favorecidas, enquanto desajudam os meninos e meninas populares. E na avaliação do saber das crianças, quer quando recém chegam à escola, quer durante o tempo em que nela estão, a escola, de modo geral, não considera o saber de experiência feito que as crianças trazem consigo. Mais uma vez, a desvantagem é das crianças populares. FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Nessa reflexão sobre a avaliação escolar, Freire deixa implícita em sua análise
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Q57753 - CS-UFG Pedagogo 2018

É um célebre educador mundial, conhecido, principalmente,
pelo desenvolvimento de um método de alfabetização
de adultos: 
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