Q65904 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) traz em seus parâmetros legais
alguns elementos que se voltam para educação profissional e tecnológica, observando aqui que essa
temática se torna de extrema importância para sociedade, tendo em vista que o assunto se destaca por
mencionar diretamente a relação da educação com o mundo do trabalho. Contudo, este mesmo mundo
do trabalho perpassa por mudanças que influenciam diretamente a perspectiva do conhecimento formal
desenvolvido nas instituições de ensino, as quais tomam como paradigmas as operações produtivas,
observando que a formação profissional está comprometida com a prática de cidadania.
Toda essa
afirmativa depende do seguinte fator:
A)Das diretrizes normativas que sustentam a educação técnica da região sudeste, já que esta região é o
maior polo industrial do país, que não podem estar atreladas à política partidária que enfraquece o
desenvolvimento econômico do Brasil, observado aqui que essas diretrizes normativas ratificam as
políticas sociais voltadas para o trabalho agrícola e para geração de renda por meio de programas
sociais como é o caso do bolsa família.
B)Da homologação de uma legislação específica que possa atende os anseios das comunidades negras
existentes no país, pois quando foi possível, legalmente, a criação dos Institutos Federais, houve a
necessidade de implantação dos Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros (NEAB), como parte integrante
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do organograma funcional, cuja contribuição vem sendo significativa para formação de profissionais
pertencentes a essas comunidades negras, tirando-os do processo de exclusão social.
C)A partir da proposta de educação profissional que as diretrizes normativas flexibilizaram, desde o
início de sua formação, na contingência histórica, sua estrutura orgânica e, em decorrência disso,
nunca perpassou por dificuldades em atender, com agilidade, a crescente demanda por níveis mais
elevados de qualificação profissional.
D)Da própria dialética, pois a dificuldade de diálogo imposta por educadores brasileiros e pelas
instituições acadêmicas geraram uma ruptura danosa entre o mundo empresarial e as escolas
profissionalizantes, pois toda essa dificuldade em questão vem inviabilizando o currículo focado na
competência, ignorando aqui que a própria educação profissional possui também uma natureza social
que é extremamente importante para formação humana.
E)Da necessidade de um modelo tradicional que oferte cursos profissionalizantes para pessoas que
não tiveram oportunidade de estudar na idade certa, percebendo que contribuição desse modelo teria a
intenção de eliminar qualquer possibilidade de ampliar a desigualdade social, mesmo sendo uma
proposta de educação profissional existente dentro de uma estrutura impermeável no aspecto
socioeconômico e cultural de nosso país.
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